Início » Estudo Bíblico » Estudo Sobre Batismo nas Águas

Estudo Sobre Batismo nas Águas

A salvação é um presente de Deus para toda a humanidade. As Sagradas Escrituras garantem: “Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2.8). Não há nada que o ser humano possa fazer por esforço pessoal que garanta a sua salvação. A salvação está garantida pela obra consumada por Jesus na cruz do calvário e ela vem da fé sincera n’Ele.

Sendo assim é possível afirmar categoricamente que não precisamos ser batizados nas águas para sermos salvos, porém por sermos salvos e termos fé n’Ele é que somos batizados nas águas.

estudo-sobre-batismo-nas-águas

Batismo nas águas Bíblia

Vejamos, o evangelho segundo escreveu Lucas nos conta:

“Um dos criminosos que ali estavam crucificados com Jesus esbravejava insultos contra Ele: ‘Não és tu o Messias? Salva-te a ti mesmo e a nós também! Mas o outro criminoso o repreendeu, afirmando: ‘Nem ao menos temes a Deus, estando sob a mesma sentença? Nós, na verdade, estamos sendo executados com justiça, pois que recebemos a pena que nossos atos merecem. Porém, este homem não cometeu mal algum!’ Então, dirigiu-se a Jesus, rogou-lhe: ‘Jesus, lembra-te de mim quando entrardes em teu Reino’. E Jesus lhe assegurou: ‘Com toda a certeza te garanto: Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” (Lucas 23.39-43).

O que esse homem fez para ser salvo? Apenas clamou por misericórdia e confiou no Filho de Deus. Isso prova que a salvação é graça e não mérito. Ele estava à beira da morte e não podia ser batizado, mesmo assim alcançou a salvação mediante a fé.

É exatamente o que acontece com alguém que confessa os seus pecados, se arrepende e recebe Jesus como Senhor e Salvador da sua vida já no leito de morte. Ela não tem tempo de ser batizada muitas vezes, mas mesmo assim alcança de Deus a salvação.

O Batismo nas Águas

Porém, é o batismo nas águas é uma ordem de Jesus e todo aquele que O recebe por fé e não está nas condições acima expostas, pode e deve batizar-se:

“Enquanto estiverdes indo pelo mundo inteiro proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo. Todavia, quem não crer será condenado!” (Marcos 16.15-16).

A condenação, como diz o versículo, virá para aquele que não crê. E para aquele que crê, a orientação é para que seja batizado.

Além de ser uma orientação clara de Jesus, o batismo é um sacramento da igreja cristã que, por exemplo, ao lado da celebração da Santa Ceia do Senhor, é um dos mais importantes. → Veja também Vaso de Alabastro

O Batismo

O batismo é uma confissão publica de fé e de aceitação dos benefícios da expiação de Jesus Cristo, é uma declaração plena de fé em Jesus como salvador e do seu pleno propósito de andar obedientemente em santidade e retidão, obedecendo a sua Palavra a custo de qualquer sacrifício pessoal.

O batismo é simbolicamente tido como um novo nascimento:

“Em verdade, em verdade te asseguro que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus; Em verdade, em verdade te asseguro: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3.3,5).

É como se a velha vida fosse deixada na água e a pessoa crente em Jesus vivesse uma nova vida guiada e moldada pelo Espírito Santo. O batismo de uma pessoa pode acontecer por aspersão, afusão ou imersão.

A maioria das igrejas cristãs evangélica não carrega o caminho de batizar crianças, exatamente porque entendem que elas não possuem o poder de decisão para declarar propriamente sua fé em um redentor e que chegará o tempo, e esse tempo chega, que cada um deve decidir por si. É a fé que leva ao batismo.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.