Naamã, um dos personagens bíblicos foi um general do exército sírio. Apesar do seu poder diante da tropa de milhares de homens. Porém, apesar do seu poder e autoridade, ele escondia um segredo, no qual envolvia a sua saúde. Naamã era leproso. Veja abaixo toda história de Naamã e quem foi.
Quem foi Naamã?
Indice
Na época, os leprosos eram vistos como incapazes, dignos de pena e deveriam ser mantidos longe da população, isolados em locais com outras pessoas doentes, longe da família e de toda sociedade.
Mas como excluir do convívio, um guerreiro fascinante que defendia a sua nação com garra e coragem? Como forma de garantir o seu posto de líder, Naamã nos tempos de paz entre Síria e Israel, ele cativa uma jovem israelita na prática de um “esporte” no deserto, no qual tinha por objetivo saquear e fugir sem danos. A atividade era comum entre os nômades.
A jovem israelita se torna escrava da esposa de Naamã, porém é ela a responsável por levar a palavra do Senhor em sua casa. E assim como uma semente é lançada ao vento, a escrava responsável pelo os afazeres da casa, faz uma revelação, que encheu o coração de Naamã de esperanças. “E disse esta à sua senhora:
“Antes o meu Senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.” 2 Reis 5:3
A Cura de Naamã
Naamã que já havia tentado diversos tratamentos e rituais com a promessa de cura da lepra, viu ali uma oportunidade que mudaria a sua vida. Para isso, ele se apressa para conseguir uma carta de recomendação do sei rei, ao Rei de Israel. Apesar do pedido ser comum no antigo oriente, o pedido de Naamã foi visto como suspeito, já que poderia ser mais um ataque.
Porém, o profeta Eliseu, graças a sua sabedoria e guiado pelas palavras divinas, pede ao rei que conceda a carta. Depois de percorrer cerca de 138 km de Damasco a Dotã, Naamã já esperava algum tipo de ritual ou alguma oração que lhe concedesse a cura.
No entanto, o pedido foi que ele tivesse obediência à palavra de Deus. Ou seja, era preciso ser humilde para se submeter a sete mergulhos no Rio Jordão. Para um oficial do exército, acostumado a liderar milhares de homens, era preciso deixar o orgulho de lado.
Mas o desespero por se livrar da doença era maior do que tudo que já havia realizado em sua vida. Ele passa a cumprir o mandamento divino e mergulha nas águas da purificação e do Espírito Santo.
Os 7 mergulhos de naamã
- O primeiro mergulho era do amor, pois o amor é humilde e tudo suporta.
- O segundo mergulho era sobre o orgulho no coração em cumprir os mandamentos divinos.
- O terceiro mergulho trouxe a paz e serenidade ao seu coração.
- O quarto mergulho exercitava a longanimidade e a benignidade, produzidos pela provação dos setes batismos.
- O quinto mergulho fala da bondade divina. Já que o bem deve ser feito gratuitamente.
- O sexto mergulho aborda a fé. Sentimento necessário para receber a cura.
- O sétimo mergulho era o da mansidão e da temperança. Ou seja, é neste momento que após a provação, ele recebeu a cura da lepra.
- Assim, após ter adquirido essas virtudes, juntamente com a obediência aos mandamentos de Deus, Naamã foi limpo e restaurado, após reconhecer que não outro Deus, como o Deus de Israel.