Início » Hebraico Bíblico » Gratidão em Hebraico

Gratidão em Hebraico

A gratidão é a principal forma de reconhecimento do feito de alguém para você. Você sabe qual o sentido dessa palavra na Bíblia? Sabe qual a origem de gratidão em hebraico? Se você está interessado em conhecer mais sobre o real significado de gratidão no hebraico, continue lendo este artigo.

Gratidão é o que o ser humano deve a Deus diante de tudo que ele fez por toda humanidade. A ingratidão é um sentimento repudiado por Deus na bíblia. Mas o que significa ser grato? Se você é um leitor da bíblia, é importante conhecer a origem e o significado de gratidão em hebraico.

Nesse artigo você vai aprender a palavra gratidão em hebraico. Irá conhecer o significado e possíveis traduções para gratidão. Verá como a palavra gratidão em hebraico é usada na bíblia. Continue lendo e conheça mais profundamente o significado do sentimento que Deus espera da humanidade.

gratidão-em-hebraico

Palavra Gratidão em Hebraico

  • A palavra hebraica para gratidão é todah – תּוֹדָה

A palavra gratidão em hebraico, todah, é um substantivo. Ela significa de forma literal ação de graças. É o ato ou ação de ser grato, demonstra gratidão. É um termo que se repete poucas vezes na Bíblia hebraica, pouco mais de 30 vezes. Todah é utilizada para expressar a atitude de reconhecimento.

Significado de Gratidão em Hebraico Bíblico

Segundo a Concordância Exaustiva Strong todah, gratidão em hebraico, pode expressa sempre algo relacionada com uma ação de reverência ou reconhecimento. Pode ser traduzida como dar graças, ação de graças, dar louvor a Deus, ou até hino de louvor e confissão. Também pode se referir a algo a ser dado como oferta de gratidão ou sacrifício de ação de graças.

Portanto sempre o termo parte da ideia de reconhecer e retribuir. É relação a Deus essa retribuição é feita através das ações de graças, confissões, louvores e ofertas. Ser grato é retribuir aquilo que você recebeu.

Uso da palavra Gratidão na Bíblia

É essencial, ao fazer uma exegese, identificar o contexto em que o termo está sendo usado. Como gratidão em hebraico expressa mais de um sentido, é necessário entender em que contexto o termo todah está, para saber o que ele quer dizer. Agora você irá ver alguns versículos em que o termo todah é usado os sentidos empregados nos versículos bíblicos.

Louvar

Josué 7:19”Então Josué disse a Acã: “Meu filho, para a glória do Senhor, o Deus de Israel, diga a verdade […]”

Confessar

Esdras 10:11“Agora confessem ao Senhor, o Deus dos seus antepassados, e façam a vontade dele […]”

Ações de graças em forma de canções

Salmos 26:7“cantando hinos de gratidão e falando de todas as tuas maravilhas.”

Agradecimento, oferta

Amós 4:5 “Queimem pão fermentado como oferta de gratidão e fiquem proclamando por aí suas ofertas voluntárias; anunciem-nas, israelitas, pois é isso o que gostam de fazer”, declara o SENHOR Soberano.”

Levítico 7:12 – “ ‘Se alguém a fizer por gratidão, então, junto com sua oferta de gratidão, terá que oferecer bolos sem fermento e amassados com óleo, pães finos sem fermento e untados com óleo, e bolos da melhor farinha bem amassados e misturados com óleo.”

Ser grato a Deus é reconhecer seus feitos e retribuir sua bondade. O termo que todah, que é atribuído a tradução de gratidão em hebraico, mostra que agradecer é mais que uma expressão vazia. É uma ação que é tomada diante do sentimento de reconhecimento dos feitos do Senhor.

Aprender Hebraico Bíblico e Cultura Judaica?

Que tal aprender a Bíblia no idioma que ela foi Escrita? Aprenda tudo sobre a cultura Judaica, conheça o Curso de Hebraico Bíblico Tsade.

Material completo que Levara você a falar hebraico e aumentar seu conhecimento Bíblico.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.