Início » Hebraico Bíblico » Gratidão em Hebraico

Gratidão em Hebraico

A gratidão é a principal forma de reconhecimento do feito de alguém para você. Você sabe qual o sentido dessa palavra na Bíblia? Sabe qual a origem de gratidão em hebraico? Se você está interessado em conhecer mais sobre o real significado de gratidão no hebraico, continue lendo este artigo.

Gratidão é o que o ser humano deve a Deus diante de tudo que ele fez por toda humanidade. A ingratidão é um sentimento repudiado por Deus na bíblia. Mas o que significa ser grato? Se você é um leitor da bíblia, é importante conhecer a origem e o significado de gratidão em hebraico.

Nesse artigo você vai aprender a palavra gratidão em hebraico. Irá conhecer o significado e possíveis traduções para gratidão. Verá como a palavra gratidão em hebraico é usada na bíblia. Continue lendo e conheça mais profundamente o significado do sentimento que Deus espera da humanidade.

gratidão-em-hebraico

Palavra Gratidão em Hebraico

  • A palavra hebraica para gratidão é todah – תּוֹדָה

A palavra gratidão em hebraico, todah, é um substantivo. Ela significa de forma literal ação de graças. É o ato ou ação de ser grato, demonstra gratidão. É um termo que se repete poucas vezes na Bíblia hebraica, pouco mais de 30 vezes. Todah é utilizada para expressar a atitude de reconhecimento.

Significado de Gratidão em Hebraico Bíblico

Segundo a Concordância Exaustiva Strong todah, gratidão em hebraico, pode expressa sempre algo relacionada com uma ação de reverência ou reconhecimento. Pode ser traduzida como dar graças, ação de graças, dar louvor a Deus, ou até hino de louvor e confissão. Também pode se referir a algo a ser dado como oferta de gratidão ou sacrifício de ação de graças.

Portanto sempre o termo parte da ideia de reconhecer e retribuir. É relação a Deus essa retribuição é feita através das ações de graças, confissões, louvores e ofertas. Ser grato é retribuir aquilo que você recebeu.

Uso da palavra Gratidão na Bíblia

É essencial, ao fazer uma exegese, identificar o contexto em que o termo está sendo usado. Como gratidão em hebraico expressa mais de um sentido, é necessário entender em que contexto o termo todah está, para saber o que ele quer dizer. Agora você irá ver alguns versículos em que o termo todah é usado os sentidos empregados nos versículos bíblicos.

Louvar

Josué 7:19”Então Josué disse a Acã: “Meu filho, para a glória do Senhor, o Deus de Israel, diga a verdade […]”

Confessar

Esdras 10:11“Agora confessem ao Senhor, o Deus dos seus antepassados, e façam a vontade dele […]”

Ações de graças em forma de canções

Salmos 26:7“cantando hinos de gratidão e falando de todas as tuas maravilhas.”

Agradecimento, oferta

Amós 4:5 “Queimem pão fermentado como oferta de gratidão e fiquem proclamando por aí suas ofertas voluntárias; anunciem-nas, israelitas, pois é isso o que gostam de fazer”, declara o SENHOR Soberano.”

Levítico 7:12 – “ ‘Se alguém a fizer por gratidão, então, junto com sua oferta de gratidão, terá que oferecer bolos sem fermento e amassados com óleo, pães finos sem fermento e untados com óleo, e bolos da melhor farinha bem amassados e misturados com óleo.”

Ser grato a Deus é reconhecer seus feitos e retribuir sua bondade. O termo que todah, que é atribuído a tradução de gratidão em hebraico, mostra que agradecer é mais que uma expressão vazia. É uma ação que é tomada diante do sentimento de reconhecimento dos feitos do Senhor.

Aprender Hebraico Bíblico e Cultura Judaica?

Que tal aprender a Bíblia no idioma que ela foi Escrita? Aprenda tudo sobre a cultura Judaica, conheça o Curso de Hebraico Bíblico Tsade.

Material completo que Levara você a falar hebraico e aumentar seu conhecimento Bíblico.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.