Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Histórias da Bíblia » Quem foi Joquebede?

Quem foi Joquebede?

quem-foi-joquebede

Joquebede

Há poucas menções do nome de Joquebede nas Sagradas Escrituras. No Antigo Testamento do cânon bíblico o seu nome é citado literalmente apenas duas vezes: Êxodo 6.20 e Números 26.59.

Pelos registros dos capítulos e versículos mencionados acima podemos afirmar que a Joquebede, nome que carrega o significado de “O Senhor é glória”, foi casada com Anrão, pertencente a sua família (seu sobrinho) – Êxodo 6.20 – ambos eram da tribo de Levi e até o momento esse tipo de envolvimento não era considerado impedido. A Joquebede era nascida no Egito e mãe de três filhos: Arão, Moisés e Miriã – Números 26.59.

História de Joquebede Mãe de moisés

Sem mencionar claramente o seu nome, podemos conhecer essa história de Joquebede: Quando Moisés nasceu, ele era um lindo bebê, e Joquebede o escondeu por três meses. Contudo, quando não pode mais escondê-lo, tomou um cesto tomando os devidos cuidados e precauções, colocou o menino dentro e soltou o cesto entre os juncos, à beira do Rio Nilo.

Sabemos que posteriormente uma filha do Faraó encontrou o cesto, então a irmã do bebê que observava tudo de longe desde a soltura no rio se aproximou e perguntou para a filha de Faraó se ela queria que chamasse uma mulher dos hebreus para criar o bebê, a resposta foi positiva, portanto a menina foi e chamou a própria Joquebede que o criou até que ele fosse entregue já grande a filha de Faraó que o adotou – Êxodo 2.1-10.

Tudo isso aconteceu porque havia uma ordem dominando na época de que todos os meninos hebreus que nascessem deveriam ser jogados no rio para que assim o povo hebreu não crescesse e nem se fortalecesse:

“Certo dia, entretanto, ordenou o Faraó a todo o seu povo: ‘A todos os meninos que nascerem aos hebreus, lançareis no Nilo, mas a todas as meninas deixareis viver” – Êxodo 1.22.

Essa atitude garantiu a Joquebede e seu marido destaque na relação dos heróis da fé registrada pelo autor da carta aos Hebreus no Novo Testamento: “Mediante a Fé, Moisés, ainda recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, porque perceberam que sua formosura não era comum, e não temeram o decreto do rei”Hebreus 11.23.

Conclusão

Muitas vezes os nomes das pessoas não são sequer citados nas Escrituras, porém suas histórias são de grande valor e inspiração.

Joquebede deu a luz a ninguém menos que Moisés, Arão e Miriã. No caso do nascimento de Moisés, ela não temeu as ordens do governo, mas movida de amor e confiante em Deus, inspirada pelo Eterno, na certeza que o amor era maior do que o medo e a confiança maior que a covardia tomou uma atitude de cuidado para poupar a vida do menino e foi honrada pelo cuidado do Eterno.

Acima de tudo, seja movido pelo amor e confie em Deus porque Ele tem propósitos eternos e o controle de todas as coisas, portanto faça o que Ele colocar em seu coração, baseado na Sua Palavra, a principal revelação.

Certamente Ele mesmo inspirou a Joquebede a tomar essa atitude para com Moisés e o futuro dessa história nós conhecemos. Ela obedeceu. Vale a pena considerar a Sua Palavra e segui-la em obediência

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Veja como esses jovens conseguiram Memorizar toda a Bíblia


Você Também pode