Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Histórias da Bíblia » Quem foi Joquebede?

Quem foi Joquebede?

quem-foi-joquebede

Joquebede

Há poucas menções do nome de Joquebede nas Sagradas Escrituras. No Antigo Testamento do cânon bíblico o seu nome é citado literalmente apenas duas vezes: Êxodo 6.20 e Números 26.59.

Pelos registros dos capítulos e versículos mencionados acima podemos afirmar que a Joquebede, nome que carrega o significado de “O Senhor é glória”, foi casada com Anrão, pertencente a sua família (seu sobrinho) – Êxodo 6.20 – ambos eram da tribo de Levi e até o momento esse tipo de envolvimento não era considerado impedido. A Joquebede era nascida no Egito e mãe de três filhos: Arão, Moisés e Miriã – Números 26.59.

História de Joquebede Mãe de moisés

Sem mencionar claramente o seu nome, podemos conhecer essa história de Joquebede: Quando Moisés nasceu, ele era um lindo bebê, e Joquebede o escondeu por três meses. Contudo, quando não pode mais escondê-lo, tomou um cesto tomando os devidos cuidados e precauções, colocou o menino dentro e soltou o cesto entre os juncos, à beira do Rio Nilo.

Sabemos que posteriormente uma filha do Faraó encontrou o cesto, então a irmã do bebê que observava tudo de longe desde a soltura no rio se aproximou e perguntou para a filha de Faraó se ela queria que chamasse uma mulher dos hebreus para criar o bebê, a resposta foi positiva, portanto a menina foi e chamou a própria Joquebede que o criou até que ele fosse entregue já grande a filha de Faraó que o adotou – Êxodo 2.1-10.

Tudo isso aconteceu porque havia uma ordem dominando na época de que todos os meninos hebreus que nascessem deveriam ser jogados no rio para que assim o povo hebreu não crescesse e nem se fortalecesse:

“Certo dia, entretanto, ordenou o Faraó a todo o seu povo: ‘A todos os meninos que nascerem aos hebreus, lançareis no Nilo, mas a todas as meninas deixareis viver” – Êxodo 1.22.

Essa atitude garantiu a Joquebede e seu marido destaque na relação dos heróis da fé registrada pelo autor da carta aos Hebreus no Novo Testamento: “Mediante a Fé, Moisés, ainda recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, porque perceberam que sua formosura não era comum, e não temeram o decreto do rei”Hebreus 11.23.

Conclusão

Muitas vezes os nomes das pessoas não são sequer citados nas Escrituras, porém suas histórias são de grande valor e inspiração.

Joquebede deu a luz a ninguém menos que Moisés, Arão e Miriã. No caso do nascimento de Moisés, ela não temeu as ordens do governo, mas movida de amor e confiante em Deus, inspirada pelo Eterno, na certeza que o amor era maior do que o medo e a confiança maior que a covardia tomou uma atitude de cuidado para poupar a vida do menino e foi honrada pelo cuidado do Eterno.

Acima de tudo, seja movido pelo amor e confie em Deus porque Ele tem propósitos eternos e o controle de todas as coisas, portanto faça o que Ele colocar em seu coração, baseado na Sua Palavra, a principal revelação.

Certamente Ele mesmo inspirou a Joquebede a tomar essa atitude para com Moisés e o futuro dessa história nós conhecemos. Ela obedeceu. Vale a pena considerar a Sua Palavra e segui-la em obediência

[Total: 1    Média: 4/5]

Adicionar comentário

Publicidade