Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Significados Bíblicos » O Significado de Maná

O Significado de Maná

O termo maná aparece pela primeira vez no Antigo Testamento. No cânon das Sagradas Escrituras, vemos o termo maná no livro do Êxodo como resposta de Deus diante de uma necessidade argumentada pelos israelitas aos líderes Moisés e Arão na peregrinação do povo no deserto rumo à terra prometida.

significado-de-mana

Maná do Céu

Na peregrinação no deserto, neste momento, os israelitas haviam chegado ao deserto de Sim, que estava situado entre Elim e o Sinai.

Os israelitas começaram a murmurar contra Moisés e Arão em pleno deserto, suas alegações eram: “Antes fossemos mortos pela mão de Yahweh na terra do Egito, quando estávamos sentados próximos às panelas de carne e podíamos comer pão com fartura! Evidentemente nos trouxeste neste deserto para fazer toda essa multidão morrer de fome” (Êxodo 16.3), porém nesse momento o próprio Deus que estava cuidando atentamente de tudo e que nada escapa de seu atento olhar, disse a Moisés:

“Eis que farei descer pão do céu! Sairá o povo e colherá a porção de cada dia, a fim de que Eu ponha à prova para ver se anda ou não na minha lei; Porém, no sexto dia, trarão para serem preparados dois tantos do que recolheram nos outros dias.” (Êxodo 16.4-5).

Diante da resposta do Eterno, o Moisés e o Arão viraram-se para o povo presente naquele deserto e os aquietaram dizendo: “À tarde sabereis que foi o Senhor quem vos fez sair da terra do Eito e pela manhã, vereis a glória do Senhor, porquanto Yahweh ouviu as vossas murmurações contra Ele. Nós, contudo, o que somos para que reclameis contra nós? O Senhor vos dará, esta tarde, carne para comer e, pela manhã, pão com fartura, pois ouviu a vossa queixa contra Ele. Porquanto nós, o que somos? Não são contra nós as vossas murmurações e, sim, contra a pessoa de Yahweh” (Êxodo 16.6-8), e, de fato, momentos depois a palavra do Eterno, fiel e verdadeira, se cumpriu. Conta-nos o texto bíblico que mais uma vez os israelitas viram a glória do Senhor.

No final da tarde daquele mesmo dia, Deus vez com que grande número de codornas aparecesse sobre o acampamento deles, cumprindo sua palavra e na manhã seguinte, ao amanhecer, havia uma camada de orvalho ao redor de onde eles estavam e quando se evaporou a camada de orvalho, flocos semelhantes à geada estavam depositados sobre a areia do deserto, contudo os israelitas avistavam aquilo, mas não entenderam, então Moisés explicou a eles que aquela era a resposta de Deus para suas questões e necessidades, era o “pão do céu”, que aquilo, assado ou cozido, serviria de alimentos para todos, pois o Eterno não deixa um sequer para traz, aquilo era o maná do céu, era o pão que Deus havia dado para alimentar a todos.

A orientação era a seguinte: a partir daquele momento cada chefe de família deveria colher diariamente o que era necessário para alimentar os seus, o colhimento deveria ser diário porque no dia seguinte aquele produto se tornava inadequado para consumo, pois estragava. Os israelitas precisavam depender do Senhor dia após dias, o Pai estava os ensinando.

Essa orientação só tinha uma exceção as sextas, pois nesse dia eles deveriam colher o suficiente para a sexta e o sábado, pois o sábado deveria ser guardado segundo a lei, e como era o Eterno quem coordenava tudo, ao contrário dos outros dias, o que era colhido as sextas, sendo cozido ou assado preparado para o sábado, não se estregava, contudo no domingo o colhimento deveria retornar, segundo a sua ordem.

Os israelitas deram o nome daquele alimento de mán, no hebraico, ou seja, maná. Aquele pão era branco como semente de coentro e tinha gosto de bolo de mel (Êxodo 16.31). Um detalhe mencionado no próprio contexto é que um jarro foi cheio com maná e depositado na Arca do Testamento para que as futuras gerações pudessem ver a provisão através do pão que Deus havia dado no deserto.

Os israelitas comeram o maná durante quarenta anos até chegarem a uma terra habitável, comeram até chegarem às fronteiras de Canaã.

Jesus, o Maná…

No Novo Testamento, Jesus, o Deus Conosco, disse:

“Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu, se alguém comer deste pão, viverá eternamente, e o pão que deverei dar pela vida do mundo é a minha carne” (João 6.51).

O maná para os israelitas foi à exata provisão do céu para suas necessidades. Jesus é a exata provisão do céu para as necessidades humanas, bem como para tirar-nos do reino das trevas e conduzir-nos para o reino do seu grande amor.

O maná para os israelitas não caiu do céu como chuva, mas veio do céu como resposta. Jesus veio do céu para se misturar com a gente, resposta do amor reconciliatório de Deus com a humanidade, o próprio Deus conduzindo o mundo para si novamente. Jesus é o pão que desceu do céu para matar a fome em todas as esferas da vida humana, bem como vencer a morte e dar direito a todos “que come d’Ele”, experimentarem a vida eterna, ao invés da morte eterna.

Conclusão…

Sobre a resposta do Eterno aos israelitas e seu desejo de ensiná-los sobre dependência diária, é impossível esquecer-se do ensino de Jesus: “Não andeis ansiosos por coisa alguma… não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. É suficiente o mal que cada dia traz em si mesmo” (Mateus 6.25-34).

É vontade do Pai que seus filhos não se esqueçam d’Ele em nenhum momento e por isso dependam d’Ele diariamente. Essa iniciativa não é para torturar, mas para gerar comunhão, entrega e mostrar o quanto Ele é fiel, sempre cuidou e sempre cuidará de detalhes daqueles da vida dos que são d’Ele.

Acréscimos: O maná como recompensa à Pérgamo.

Jesus disse através de João à igreja em Pérgamo nas escrituras do Apocalipse: “Ao vencedor proporcionarei do maná escondido…” (2.17). O maná escondido aqui se refere ao privilegio que todos os cristãos sinceros têm de participar da grande “bodas do Cordeiro” (Apocalipse 19.9).

Sim, é “o alimento divido” que só os cristãos experimentarão um dia. Quem está Nele jamais terá “fome na vida”, pois desde que se entregou a Ele, essa necessidade estará para sempre suprida de uma forma ou de outra, contudo na medida certa da necessidade.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.