Início » Significados Bíblicos » Significado de Reteté

Significado de Reteté

Palavra muito conhecida no meio evangélico pentecostal reteté tem um significado simples, neste post iremos entender um pouco mais sobre o significado de reteté.

significado-de-reteté

O que Significa Reteté?

O termo reteté é usado para explicar os movimentos físicos feitos por pessoas especialmente em cultos evangélicos nas igrejas de características pentecostais que tendem a expressar como “evidentes manifestações do Espírito Santo”.

Expressões de danças aleatórias, pulos, gritarias ou quedas ao chão são denominadas como marcas do reteté.

Aqui não há condenação para aqueles que praticam tais atos, pois só o Senhor conhece o coração (Jeremias 17.10 / 1 Samuel 16.7), mas é inevitável mencionar que há claros exageros nessas expressões que acabam gerando discussões desencontradas sobre o assunto, bem como expondo os cristãos evangélicos ao falatório geral.

Muitas pessoas dentro das próprias igrejas usam dessas manifestações para definir se uma pessoa é quente ou fria, cheia do Espírito Santo ou não, dotada de dons espirituais ou não, mas isso absolutamente e com toda a certeza não define se uma pessoa é convertida a Jesus ou se é cheia do Espírito Santo.

O que define se uma pessoa é convertida a Jesus e se está em Jesus vivendo cheia do Espírito Santo é a expressão da sua vida enquanto vive diariamente, ou seja, se o seu viver é santo buscando ser parecido com Jesus.

Viver assim não significa perfeição, mas é aquele modo de viver que encontra em Jesus a inspiração, não se conforma com o pecado e conta com a ajuda do Espírito Santo nessa obra de transformação vivendo a eternidade a começar da terra sabendo que o rumo de quem está salvo em Jesus é o céu.

De nada adianta dentro das igrejas se permitirem viver como se “cheio do Espírito” e não ter o caráter transformado dando um testemunho de bom marido (ou mulher), bom pai (ou mãe), bom filho(a), bom patrão(a) ou empregado(a), bom pagador(a), etc.

Sobre os dons espirituais, Deus os dá conforme deseja (1 Coríntios 12.1-11) para a edificação de todos.

Uma vida que manifesta o Espírito é uma vida que demonstra o seu Fruto (Gálatas 5.22-23).

Concluindo o Significado

Busque de Deus aquilo que Ele valoriza: filhos amados que buscam viver uma vida de santidade (parecidos com Jesus) permitindo-se experimentar a obra da graça.

Se você cair ou caiu na caminhada com Ele, busque Dele perdão e ajuda, Ele está sempre de braços abertos aguardando o filho voltar para a casa (Lucas 15.11-32).

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.