Início » Significados Bíblicos » Qual o significado do Natal?

Qual o significado do Natal?

A palavra natal se refere ao local de nascimento de uma pessoa ou ao próprio nascimento de alguém, portanto, exemplificando: Uma pessoa que nasceu em Salvador na Bahia, tem como “cidade natal” a capital/cidade de Salvador. Natal está relacionado ao nascimento, vem de “natalício” – referente ao nascimento.

verdadeiro-significado-do-natal

Estudo Bíblico – O Surgimento do Natal

A comemoração do Natal foi estipulada no ano 350, no século IV, por meio da Igreja Católica na pessoa do Papa Júlio I. Estudiosos afirmam que, desde então, o dia 25 de dezembro ficou oficializado como feriado santo e com o tempo entrou para o calendário do mundo ocidental.

Contudo, não existe nenhuma referência que baseie e afirme que Jesus Cristo (pois é esse o sentido) realmente nasceu neste dia do ano.

Registros antigos nunca informaram com precisão a data do nascimento de Jesus. Segundo a PUC-SP, a teoria mais aceita é que essa data foi realmente escolhida pela Igreja Católica para contrapor um importante evento pagão, na época, realizado pelo povo de Roma.

Existem muitas especulações de datas, por exemplo, 25 de março, criada por eruditas do século III, outra especulação é que Jesus nasceu no inicio do ano II baseando-se na contagem regressiva feita a partir de sua morte, outros ainda cogitam que o Messias nasceu nos meses de abril ou setembro.

Muitos ainda afirmam que pelos registros sagrados não pode ser em dezembro, pois é época de frio naquele lugar e os relatos se contrapõem a esse clima.

Natal: O Nascimento de Jesus

Independente da data correta, o fato é que Jesus Cristo, o Salvador, nasceu como anunciado pelo anjo Gabriel, da virgem Maria, pelo Espírito Santo, com a missão de redimir e salvar o seu povo do pecado (como anunciam os evangelhos bíblicos), sendo o sacrifico vivo e eterno, pois “Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1.29).

Vamos nos valer que há uma data para essa celebração, porém isso deve ser motivo de festa todos os dias na vida daqueles que são Dele, pois o receberam como Senhor de suas histórias.

Em dezembro o clima é de festa, as cidades são iluminadas com lindas decorações fruto do investimento de recursos feito pelo Estado, casas são decoradas, as ruas e lojas estão como nunca movimentadas com pessoas atrás de presentes, famílias agitadas para celebrar a mesa comendo das farturas muitas vezes expostas ali, amigos e parentes se reúnem, o comercio cresceu, o Papai Noel (fruto da comercialização) apareceu, mas Jesus é deixado de lado muitas vezes.

Natal é nascimento de Jesus, é Palavra de Deus cumprida, é mudança na história, é o Deus encarnado, é o plano de salvação sendo executado, é a vida em meio ao caos e a morte, é a chance de recomeço numa história destinada à condenação. Natal é nascimento do Salvador, motivo de alegria e esperança. Celebre com amor, pois esse é o sentido e isso que faz a diferença.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.