Início » Estudo Bíblico » Estudo Sobre os Dez Leprosos

Estudo Sobre os Dez Leprosos

Aqui um Estudo sobre os Dez Leprosos completo … o evangelho de Jesus segundo escreveu Lucas declara: “A caminho de Jerusalém, passou Jesus pela divisa entre a Samaria e Galileia. Ao chegar num povoado, dez leprosos foram em sua direção e ficaram a certa distância. Então, aos gritos, chamaram seu nome: Jesus! Mestre! Tem piedade de nós! Ao vê-los, ordenou-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes! E aconteceu, que enquanto caminhavam, foram purificados.

Um dos dez, observando que fora curado, retornou, louvando a Deus em alta voz. E, prostrando-se, com o rosto em terra aos pés de Jesus, muito lhe agradeceu, e este era samaritano. Então, Jesus questionou: Não foram purificados todos os dez? Onde se encontram os outros nove? Não se achou nenhum outro que voltasse para render glória a Deus, a não ser este estrangeiro? Então, Jesus declarou-lhe: Levante-te e vai! A tua fé te salvou!” (Lucas 17.11-19).

estudo-sobre-os-dez-leprosos

A Fé dos Dez Leprosos

Os dez leprosos tiveram fé em Jesus. Apenas depois de curados, os leprosos deveriam apresentar-se aos sacerdotes para entregarem ofertas de gratidão a Deus, contudo perceba que a ordem veio antes da cura, eles foram curados no caminho obedecendo o comando de Jesus.

O Lucas não relata nenhum questionamento da parte deles, apenas um clamor, uma ordem e uma obediência. No caminho, no centro da vontade de Jesus, o milagre aconteceu.

O autor aos Hebreus declara num outro momento: “Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver” (11.1). A expressão grega usada aqui é de uma “certeza concreta”, confiança sem espaço para a dúvida. Para ver e viver a glória de Deus é necessário crer (João 11.40).

O Coração Grato de um Leproso Curado

Ao perceber que estava curado, apenas um voltou para agradecer, e Lucas destaca que esse era samaritano.

Os judeus e os samaritanos não se suportavam, mas estavam “juntos” nesse momento, pois é bem verdade que a dor une as pessoas, ser um leproso era dolorido e humilhante, porém o que chama a atenção é o fato de um homem samaritano voltar com um coração grato e os demais não, portanto seria uma confirmação daquilo que João ira declarar: “Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam” (João 1.11).

O evangelho também estava chegando a todos os povos e não apenas aos judeus.

A Restauração Completa de um Leproso

O samaritano foi completamente restaurado, conforme concluí Lucas. Ele não teve simplesmente o seu corpo curado, mas sua alma recebeu a salvação e a partir de então a vida eterna estava concedida àquele homem.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Redes Sociais

Recomendação da Semana