Início » Estudo Bíblico » Estudo Sobre os Dez Leprosos

Estudo Sobre os Dez Leprosos

Aqui um Estudo sobre os Dez Leprosos completo … o evangelho de Jesus segundo escreveu Lucas declara: “A caminho de Jerusalém, passou Jesus pela divisa entre a Samaria e Galileia. Ao chegar num povoado, dez leprosos foram em sua direção e ficaram a certa distância. Então, aos gritos, chamaram seu nome: Jesus! Mestre! Tem piedade de nós! Ao vê-los, ordenou-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes! E aconteceu, que enquanto caminhavam, foram purificados.

Um dos dez, observando que fora curado, retornou, louvando a Deus em alta voz. E, prostrando-se, com o rosto em terra aos pés de Jesus, muito lhe agradeceu, e este era samaritano. Então, Jesus questionou: Não foram purificados todos os dez? Onde se encontram os outros nove? Não se achou nenhum outro que voltasse para render glória a Deus, a não ser este estrangeiro? Então, Jesus declarou-lhe: Levante-te e vai! A tua fé te salvou!” (Lucas 17.11-19).

estudo-sobre-os-dez-leprosos

A Fé dos Dez Leprosos

Os dez leprosos tiveram fé em Jesus. Apenas depois de curados, os leprosos deveriam apresentar-se aos sacerdotes para entregarem ofertas de gratidão a Deus, contudo perceba que a ordem veio antes da cura, eles foram curados no caminho obedecendo o comando de Jesus.

O Lucas não relata nenhum questionamento da parte deles, apenas um clamor, uma ordem e uma obediência. No caminho, no centro da vontade de Jesus, o milagre aconteceu.

O autor aos Hebreus declara num outro momento: “Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver” (11.1). A expressão grega usada aqui é de uma “certeza concreta”, confiança sem espaço para a dúvida. Para ver e viver a glória de Deus é necessário crer (João 11.40).

O Coração Grato de um Leproso Curado

Ao perceber que estava curado, apenas um voltou para agradecer, e Lucas destaca que esse era samaritano.

Os judeus e os samaritanos não se suportavam, mas estavam “juntos” nesse momento, pois é bem verdade que a dor une as pessoas, ser um leproso era dolorido e humilhante, porém o que chama a atenção é o fato de um homem samaritano voltar com um coração grato e os demais não, portanto seria uma confirmação daquilo que João ira declarar: “Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam” (João 1.11).

O evangelho também estava chegando a todos os povos e não apenas aos judeus.

A Restauração Completa de um Leproso

O samaritano foi completamente restaurado, conforme concluí Lucas. Ele não teve simplesmente o seu corpo curado, mas sua alma recebeu a salvação e a partir de então a vida eterna estava concedida àquele homem.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.