Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!

O que é o Dom de Falar em Línguas?

A primeira vez que nos deparamos na Bíblia com o dom de falar em línguas está em Atos 2:1-4, no Dia do Pentecoste, em que os Apóstolos, por causa da inspiração do Espírito Santo, compartilharam o evangelho com inúmeras pessoas e para cada uma delas falavam em suas próprias línguas:

Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. (Atos 2:1-4)

dom-de-falar-em-linguas

Podemos perceber que esse dom se refere ao momento em que uma pessoa passa a falar em uma língua que não conhece para que seja possível ministrar a outra que fala esta língua em questão.

Nem todos os crentes falam em língua e isso não deve ser motivo para se achar superior ou inferior, todos nós podemos pedir esse dom para o Espirito Santo, mas apenas Ele irá decidir quem irá tê-lo. Também é preciso ter um controle já que nem todas as Igrejas permitem essa manifestação.

Que tipos de línguas podem ser faladas?

É possível que quando a pessoa tem esse dom que ele se manifeste de duas formas diferentes: através de uma língua conhecida ou de uma língua desconhecida.

  • Língua Conhecida – É uma língua que existe falantes que ainda a usam e assim existe a possibilidade de alguém entender e poder servir como interprete. Deus usa essa forma para enviar uma mensagem a alguém por perto que saiba essa língua.
  • Língua Desconhecida – É uma língua que ninguém conhece. Mas não são grunhidos ou sons que não fazem sentido, só são palavras que podem ser entendidas apenas por Deus. Então fica a questão, se ninguém entender, pra que serve? Esse tipo de manifestação do dom serva para edificar a pessoa que está orando, é uma entrega que se faz a Deus, confiando em suas palavras e em sua própria fé. “Pois quem fala em uma língua não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios.” (1 Coríntios 14:2)

Podemos orar em línguas nos dias de hoje?

“O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá” (1 Coríntios 13:8-10)

De acordo com essa passagem percebemos que as profecias e as línguas não têm tempo para acabar, isso só vai acontecer quando Deus tornar tudo perfeito e não encontramos na Bíblia algo que diga que irá esse dom irá ser apenas para apóstolos, por isso podemos pensar que ainda podemos ter esse dom.

Como dito por Paulo em 1 Coríntios 12:13:14 é preciso ter cuidado para não usar o seu dom de falar em línguas como um show, pois deve ser algo intimo entre você e Deus.

O Espirito Santo, guiando sua oração de forma única e que não conseguimos explicar, deve tocar você e as pessoas para quem aquela mensagem é destinada. Caso isso seja feito, dentro das normas da sua Igreja e com o coração aberto é possível afirmar que o dom de falar em línguas está sendo usado de forma correta.

Adicionar comentário

Palavra de Deus para Você

“Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.”
Isaías 40:29

Quer Memorizar a Bíblia?

Veja como você pode Memorizar Milhares de Versículos Bíblicos. Clique Aqui e conheça esse método.

Copyright© 2014-2018 | Projeto Gospel. Todos os direitos reservados

Quer Memorizar centenas de Versículos Bíblicos Com Facilidade?

Clique no Botão Laranja Abaixo e Cadastre Seu Email
para conhecer os detalhes desse Incrível método.