Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!
Início » Significados » Significado de Cenáculo

Significado de Cenáculo

A palavra “cenáculo” vem do latim “cenaculum” que traz como significado uma “sala de refeições”, “sala de jantar” ou “uma sala/quarto no piso superior de uma casa”.

O termo “cenaculum” é derivado da palavra “cena”, também considerando no termo latim, que traz o significado de “jantar ou ceia”.

Quando buscamos no dicionário da língua portuguesa (Brasil), o significado vai exatamente pela mesma linha: “ambiente, cômodo em que era servida a ceia, sala para refeições, refeitório, etc.”.

significado-de-cenaculo

Cenáculo Curiosidades

Curiosamente a palavra cenáculo não aparece nos escritos originais das Sagradas Escrituras, nem no hebraico e nem no grego, contudo em alguns casos é usada para favorecer a tradução e o entendimento dos leitores em poucas passagens bíblicas. Na versão em português tampouco se encontrará o uso dessa palavra nas Escrituras.

Em um dos poucos casos, para nossa referência aqui, no evangelho de Jesus segundo escreveu Marcos está escrito:

“E aquele homem vos mostrará um amplo cenáculo todo mobiliado e pronto, ali fazei os preparativos” (Marcos 14.15).

Nesse momento, Jesus enviou os seus discípulos à cidade e Ele lhes disse que um homem carregando um cântaro de água os conduziria para um local e neste local “está à sala de jantar onde cearei a Páscoa com os meus discípulos”, portanto, segundo consta, num lugar como este e propriamente nessa passagem Jesus participou da Última Ceia com os seus amigos.

Veja Também – 

Significado de Calvário
Significado de Longanimidade

Quer Memorizar a Bíblia?

Veja como você pode Memorizar Milhares de Versículos Bíblicos. Clique Aqui e conheça esse método.

Mais Vistos Nos Últimos Dias

Copyright© 2014-2018 | Projeto Gospel. Todos os direitos reservados