Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Significados Bíblicos » O Significado de Calvário

O Significado de Calvário

A palavra “Calvário” vem do latim “calvaria” que traz como significado a palavra “caveira”, o uso desse termo procede da Vulgata (tradução para o latim da Bíblia).

O Calvário é a tradução latina para a palavra Gólgota mencionada no mesmo versículo por João, no original, a expressão é aramaica “gulgotta”, mas em hebraico é “gulgoleth”.

significado-de-Calvário

Onde está Localizado o Calvário?

O Calvário foi propriamente o local onde Jesus consumou a sua obra morrendo na cruz no lugar de toda a criação, pagando o preço pelos pecados de todos e reconciliando todos com Deus, o Pai (Gálatas 1.4; João 19.30; 2º Coríntios 5.19). Por isso é comum ouvir que Jesus se entregou e morreu na “Cruz do Calvário”.

Calvário é um monte fora dos muros de Jerusalém (Hebreus 13.12), porem ao mesmo tempo próximo da cidade (João 19.20), que, visto de longe, se assemelha a uma caveira humana. A Caveira, como consta no grego, traz o significado de um monte verdadeiramente com o formato de um grande crânio humano.

Os evangelhos… sobre Calvário

O evangelho de Jesus segundo escreveu Mateus registra assim: “Chegaram a um lugar conhecido como Gólgota, que significa Lugar da Caveira” (27.33).

O evangelho de Jesus segundo escreveu Marcos registra assim: “Levaram Jesus para um lugar denominado Gólgota, que significa local da Caveira” (15.22).

O evangelho de Jesus segundo escreveu Lucas registra assim: “Quando chegaram a um lugar conhecido como Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à direita e o outro à sua esquerda” (23.33).

O evangelho de Jesus segundo escreveu João registra assim: “E assim, carregando sua própria cruz, Jesus saiu para um lugar chamado Calvário, Gólgota em aramaico, onde o crucificaram, e com Ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no centro” (19.15).

[Total: 0    Média: 0/5]

Adicionar comentário

Aprender a Bíblia? Veja Isso