Início » Curiosidades Bíblicas » O que Significa Ascensão?

O que Significa Ascensão?

Você com certeza já ouviu a palavra ascensão em algum momento da sua vida, não é? Mas você sabe exatamente o que isso significa? Já pensou sobre a ascensão de Jesus? Então vamos entender um pouco mais sobre isso.

Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus. Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem… (Atos 1:3-4)

o-que-significa-ascensao-de-cristo

O que Significa a Palavra ascensão?

Quando pensamos só na palavra ela tem o sentido mais obvio, pois significa subida, escalada, elevação, mas para os cristãos a palavra tem um sentido que vai muito além disso, para nós significa a subida de Jesus para os céus, depois de sua ressurreição.

Ascensão do senhor

Tendo dito estas coisas, foi Jesus elevado à vista deles, e uma nuvem o recebeu e ocultou aos seus olhos. (Atos 1:9)

Esse evento da vida de Jesus é relatado no Novo Testamento, provavelmente todos nós conhecemos ele, alguns conhecem de cor, mas é interessante relatá-lo aqui para tiramos algumas lições disso. Jesus morreu, mas o túmulo não foi o suficiente para ele, algo incrível aconteceu e ele ressuscitou, depois de três dias, se “apresentou vivo” para as mulheres perto do túmulo, Seus discípulos e mais de outras 500 pessoas.

De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir”. (Atos 1:10-11)

Tempos depois ele foi com os seus discípulos para o Monte das Oliveiras, prometeu aos seus seguidores que o Espírito Santo viria em breve e pediu para que permanecessem em Jerusalém até que ele chegasse. Enquanto os abençoava Ele começou a subir ao céu. Além de Atos também podemos encontrar essa passagem em Lucas 24:50-51.

Seu retorno foi literal, ele de fato, subiu aos céus, de forma gradual e visível e observado por muitos. Dois anjos apareceram, encobrindo a visão deles e prometeram que a volta do Cristo seria da mesma forma como o viram subir.

Existem várias lições que podemos tirar dessas passagens e dessa história tão conhecida. Podemos começar a pensar que o fato de Jesus ascender aos céus demonstrava que ele cumpriu sua missão com excelência no nosso mundo, seu ministério tinha chegado ao fim, assim como a sua limitação humana.

Também marcou o seu retorno para a glória celestial e que pudesse preparar um lugar para nós. Toda a sua grandiosidade poderia ser, a partir desse momento, vislumbrada e sentida de maneira muito distinta de quanto estava na Terra.

→ Veja também: O que é Escatologia?

Falamos tanto que devemos seguir os passos de Jesus e muitas vezes esquecemos de pensar em seguir sua ascensão. Em sermos verdadeiramente bons para que a nossa passagem possa significar também a nossa excelência moral e física, pois devemos sempre cuidar bem do que temos por dentro e por fora, que é apenas um empréstimo, é algo que Deus nos deu para cuida e não maltratarmos.

Não devemos ficar pensando que o que aconteceu com Jesus será exatamente igual para nós, pois não será, mas devemos nos esforçar para chegar lá, chegar nesse nível de excelência, de devoção. Ele nos ensinou muito e continua nos ensinando a seguir os seus passos, todos os dias, precisamos apenas prestar mais atenção e valorizar mais tudo o que Ele fez por nós.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.