Início » Curiosidades Bíblicas » O tanque de Betesda e a Cura do Paralítico

O tanque de Betesda e a Cura do Paralítico

O Tanque de Betesda é um dos locais que recebeu um milagre de Jesus. Como narra João em seu livro, foi nele que o Senhor curou um paralítico.

tanque-de-betesda

O que era o Tanque de Betesda?

Era um local que se aglomerava vários enfermos e paralíticos que buscavam uma chance de ficarem curados. Era lá que as pessoas expunham a dor, e fragilidade em busca da misericórdia divina.

Betesda é um nome derivado do grego, que significa casa de misericórdia. Alguns estudiosos descobriram que o tanque está localizado a nordeste de Jerusalém. São dois tanques iguais, com uma divisão em pedra de seis metros de espessura.

O milagre de Jesus com o Paralitico de Betesda

Jesus estava a caminho de Jerusalém quando chegou ao tanque de Betesda. Havia uma multidão de enfermos e paralíticos aglomerada.  Todos esperavam o movimento das águas do tanque feito por um anjo, sendo que apenas o primeiro a entrar no local receberia a cura.

Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse (João 5:4)”.

Como estavam doentes, muitos nem conseguiam mover-se, contavam com a ajuda de amigos e familiares, o que aumentava ainda mais a quantia de pessoas no local.

O paralítico do milagre de Jesus estava no local há décadas, mas nada acontecia ao seu favor, porque as curas eram demoradas para acontecer e era preciso esperar muito tempo.

Apesar da demora o homem sabia que sua hora chegaria e acreditava em Jesus. O Senhor, ao saber de toda essa persistência falou com o homem. “E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? (João 5:6)”.

O enfermo conta a Jesus seus sofrimentos: “Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim (João 5:7)”.

Pela sua persistência e humildade, Jesus operou um milagre em sua vida. “Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava (João 5:8-9)”.

O que aprendemos?

A história da cura do paralítico reforça que devemos sempre persistir e nunca desistir. O enfermo esperou décadas para a cura de sua doença e nunca desistiu de acreditar e lutar por ela.

Assim devemos ser nossa vida. Cada dificuldade e desafio deve nos motivar mais ainda para lutarmos e acreditarmos em nossos sonhos, sempre mantendo a fé e amor por Deus, nosso Senhor.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana