Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada

Início » Histórias da Bíblia » Quem foi matusalém ? História Resumida

Quem foi matusalém ? História Resumida

No íntimo, a maioria das pessoas gostariam de ter mais tempo, de poder viver mais, mas acredito que ninguém nunca desejou completar mais de 900 anos.

Segundo relatos bíblicos, Matusalém foi o homem que viveu por mais tempo, completando 969 anos. Filho de Enoque e avô de Noé, sua história é marcada pela crença a Deus.

quem-foi-matuzalém

História de Matusalém na bíblia

Grande parte da história de Matusalém, e quase toda, está registrada em Gênesis 5:21-32, como vemos abaixo.

Quando Enoque tinha sessenta e cinco anos, o seu filho Matusalém nasceu. Depois disso Enoque viveu em comunhão com Deus durante trezentos anos e foi pai de outros filhos e filhas. Enoque viveu trezentos e sessenta e cinco anos. Ele viveu sempre em comunhão com Deus e um dia desapareceu, pois Deus o levou. Quando Matusalém tinha cento e oitenta e sete anos, o seu filho Lameque nasceu.

Depois disso Matusalém viveu mais setecentos e oitenta e dois anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com novecentos e sessenta e nove anos de idade. Quando Lameque tinha cento e oitenta e dois anos, foi pai de um filho e disse: — O SENHOR Deus amaldiçoou a terra, e por isso o nosso trabalho é pesado; mas este menino vai trazer descanso para nós. E Lameque pôs no filho o nome de Noé. Depois disso Lameque viveu mais quinhentos e noventa e cinco anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com setecentos e setenta e sete anos de idade. Depois que completou quinhentos anos de idade, Noé foi pai de três filhos: Sem, Cam e Jafé.

O trecho é um dos únicos que contempla a história de Matusalém, de forma bem resumida. Aliás, não há registros no livro de outro homem que tenha vivido por tantos anos.

Dilúvio

Matusalém quase viveu o dilúvio, período ocorrido pelo fato da maldade dos homens estar crescendo descontroladamente, porém a sua morte foi pouco antes da passagem.

Provavelmente Matusalém viu seu neto Noé construir a arca e até mesmo ouvir seus relatos sobre o chamado de Deus e o que iria acontecer com a humanidade.

Não é possível saber se Matusalém acreditou no neto ou o apoio, porque como citamos, a história do homem aparece de forma muito resumida e sucinta, sem detalhes e informações.

Como Matusalém sobreviveu por 900 anos?

O fato mais curioso que cerca a vida de Matusalém é sua idade. Novamente nas passagens bíblicas não é possível encontrar uma explicação para os seus anos de vida.

É comum que as pessoas que tem idade registrada na bíblia antes do dilúvio viverem mais que o normal, sendo assim, Matusalém não foi o único a viver por centenas de anos.

Há três teorias que buscam explicar a vida longa de Matusalém. São elas:

  • Esperança de vida: No início da humanidade, Deus permitiu que as pessoas vivessem mais tempo para que a civilização fosse desenvolvida. Mas em Gênesis é possível notar a primeira referência a idade máxima para o homem. “Então disse o Senhor: “Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contende­rá com ele para sem­pre; ele só viverá cento e vinte a­nos (Gênesis 6:3).”
  • Contagem dos anos: Há também a probabilidade que a contagem dos dias e anos eram diferentes, seguindo um calendário mais curto.
  • Simbólico: Pode ser que a idade descrita não seja necessariamente a que os homens possuíam. Elas podem apenas simbolizar dinastias começadas por eles.

O que matou Matusalém?

Não é possível saber se o homem morreu no dilúvio ou antes. Alguns estudiosos garantem que ele morreu entre o ano do acontecimento ou um ano antes.

Por sua história não ser expressa na bíblia de forma clara esta dúvida paira no ar, mas por ser neto de Noé é difícil acreditar que ele não estaria na arca com o neto.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana