Início » Estudo Bíblico » Estudo sobre Sal da terra e Luz do Mundo

Estudo sobre Sal da terra e Luz do Mundo

Certo dia eu li algumas perguntas que diziam assim: “Quem aproxima-se de nós chega mais perto de Deus? Qual caminho a nossa intimidade revela? E se a nossa vida não aponta para Jesus, de quem é a nossa vida?”. Esses são os tipos de questões que ecoam na alma e nos fazem refletir bastante, pelo menos deveria ser assim em todos os discípulos de Jesus.

Estudo-sobre-Sal-da-terra-e-Luz-do-Mundo

Sal da terra e Luz do Mundo

O cristão deve fazer a diferença nesse mundo corrompido, vivendo uma vida de santidade alicerçada em Jesus sendo o reflexo do próprio Messias por onde quer que vá.

O evangelho segundo escreveu Mateus nos conta que certa vez Jesus avistou as multidões e assentando-se sobre um monte seus discípulos se aproximaram e Ele começou a ensiná-los, como fazia de costume e dentre tantas declarações disse:

“Vós sois o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, com o que se há de temperar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Uma cidade edificada sobre um monte não pode ser escondida. Igualmente não se acende uma candeia para coloca-la debaixo de um cesto.

Ao contrário, coloca-se no velador e, assim, ilumina a todos os que estão na casa. Assim deixai a voz luz resplandecer diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5.13.16).

Vós sois o Sal da Terra

Você já se alimentou de alguma comida sem sal? A minha avó dizia que comida sem sal é parecida a comida de hospital: sem graça, sem gosto. O fato é que o sal faz toda a diferença num alimento.

O sal serve para temperar e dar sabor, sua utilidade é tão eficaz que a falta ou o excesso dele também causam grande efeito. Contudo, se não for para fazer a diferença de alguma forma, para que ele serve?

Jesus estava dizendo para os seus discípulos e aqui abrimos um parêntese – (perceba que a Palavra não era para o coração das pessoas que estavam no meio daquela multidão, mas a Palavra era para os seus discípulos, ou seja, para aqueles que já haviam entregado suas vidas a Ele e estavam decididos a caminhar com Ele) – Sendo assim, Ele disse que os discípulos que o escutavam naquele momento, bem como todos os que viriam a serem seus discípulos devem ser “o sal da terra”, ou seja, estão plantados onde estão e ali devem fazer toda a diferença na medida exata dos propósitos santos de Deus.

Como a falta e o excesso também danificam, a medida exata da vontade de Deus será sempre a melhor, busque por ela, pois como o apóstolo Paulo declarou: “a vontade d’Ele é sempre boa, agradável e perfeita” (Romanos 12.2).

Vós Sois a Luz do Mundo

Imagine um breu completo! Imaginou? Se houver um foco de luz a atenção não será toda voltada para ela, e assim quem estiver nesse contexto poderá novamente encontrar uma direção, saber onde está o caminho, se localizar? Um discípulo de Jesus foi chamado para ser a luz desse mundo que vive em trevas.

Como o foco de luz faz a diferença, o cristão (os que refletem a Jesus) deve brilhar e fazer a diferença levando pessoas a enxergar Jesus, o único caminho, e assim conhece-lo para que vivam na luz e repliquem suas novas realidades.

O Propósito de Deus

No reino de Deus não existe pequenos ou grandes, medir é coisas de homens. No reino de Deus existe estratégia. Não há obra pequena demais, tão pouco há obra grande demais. A obra é de Deus e por isso é importante.

Sendo assim, você foi chamado para ser sal e luz onde Deus te plantou. Talvez você ache que na sua igreja vocês são tão poucos numa visão, mas não se esqueça, Ele escolhe os que não são para confundir os que são e de um pequeno grupo pode causar um grande avivamento numa nação, bem como Ele, só Ele, pode abater os que se acham grandes demais aos olhos humanos.

Faça a diferença onde Deus te plantou hoje e assim você será feliz. Deixe Ele te conduzir, pois Ele sabe para onde te levar e lá será o melhor d’Ele para sua vida.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.