Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!

Historia de Ismael, Quem foi Ismael?

História de Ismael? Ismael foi o primeiro filho de Abraão, pai de 12 tribos e teve sua vida reescrita por Deus.

Deus prometeu para Abraão que ele teria um filho, mas sua esposa Sara era estéril. Para cumprir a promessa de Deus ela decidiu entregar a sua serva Agnar (ou Hagar) para o seu marido, assim ela seria sua segunda esposa e poderia gerar o seu herdeiro.

Aos 86 anos Abraão e Agnar tiveram o seu filho Ismael – que significa Deus vê. Ele não era o herdeiro prometido e mesmo assim Abraão pediu para Deus abençoa-lo.

historia-de-ismael-quem-foi

Depois de alguns anos, Sara engravidou e deu à luz a Isaque. Quando chegou aos sete anos e desmamou, Abraão deu uma grande festa em nome de seu filho, o seu verdadeiro herdeiro.

Ismael costumava zombar com Isaque, o que deixou Sara cada vez mais irritada ao ponto dela pedir para seu marido expulsar Agnar e seu filho. Abraão aconselhou-se com Deus que lhe disse:

Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência. Mas também do filho desta serva farei uma nação, porquanto é tua descendência.” (Gênesis 21:12-13).

Por isso, quando voltou para casa Abraão deu um pouco de comida e água para sua segunda esposa e seu primogênito e mandou eles embora. Os dois passaram por muitas dificuldades no deserto, sem ter para onde ir, mas Deus escutou o seu choro e lhes disse: “Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.” (Gênesis 21:17-18). Os dois encontraram uma fonte e puderam se recuperar.

Assim Ismael cresceu vivendo no deserto, casou-se com uma egípcia e teve 12 filhos que se tornaram patriarcas de 12 tribos. A filha de Ismael se casou com Esaú, filho de Isaque. No fim, ele acabou se entendendo com sua família e atendeu o funeral do seu pai ao lado de Isaque.

Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que viveu cento e setenta e cinco anos. E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo; E Isaque e Ismael, seus filhos, sepultaram-no na cova de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, heteu, que estava em frente de Manre.(Gênesis 25: 7-9)

Ensinamentos dessa história

Com a história de Ismael podemos perceber que seu caminho foi repleto de dificuldade, mas no fim, se cumpriu o que foi prometido para Abraão, seu filho fez uma nação. Ismael conseguiu superar as dificuldades e cumprir o seu destino que, mesmo não sendo aquele que queria – ser o herdeiro de Abraão – era o que deveria ser cumprido.

Também podemos ver que o início de sua história foi uma tentativa de facilitar o caminho que Deus tinha proferido para eles – já que o herdeiro não deveria ser só de Abraão, mas também de Sara – por isso, muitos dizem que Deus reescreveu a história de Ismael atendendo as orações de Abraão que pediu proteção para o seu filho e foi atendido. Assim como a história de Ismael foi reescrita, Deus reescreve as nossas quando o encontramos.

Copyright© 2014-2017 | Projeto Gospel. Todos os direitos reservados