Início » Parábolas de Jesus » Parábola do Fariseu e do Publicano

Parábola do Fariseu e do Publicano

Segue abaixo tudo sobre a história do fariseu e publicano, uma parábola Incrível cheia de aprendizagem. Espero que goste e comente abaixo o que achou.

parabola-do-fariseu-e-do-publicano

Fariseu e Publicano

O evangelho de Jesus segundo escreveu Lucas registra dessa forma a “parábola do fariseu e do publicano”: “Para algumas pessoas que confiavam em sua própria justiça e menosprezavam os outros, Jesus contou ainda esta parábola: ‘Dois homens subiram ao templo para orar, um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava em seu intimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: roubadores, corruptos, adúlteros, nem mesmo como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’.

Entretanto, o publicano ficou à distância. Ele sequer ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, confessava: ‘Ó Deus, sê benevolente para comigo, pois sou pecador’. Eu vos asseguro que este homem, e não o outro foi para a sua casa justificado diante de Deus. Porquanto todo aquele que se vangloriar será desprezado, mas o que se humilhar será exaltado” (18.9-14).

Entendendo a Parábola do Fariseu e do Publicano

Confiar na própria justiça! Mas quem é verdadeiramente justo? Confiar nos próprios méritos! Mas quem fez por merecer para alcançar o céu? Jesus contou que há pessoas que confiam em si mesmas e em tudo o que de “bom podem fazer” e menosprezam os outros, para esses propôs essa parábola.

O fariseu apresentou-se diante de Deus, contudo com a motivação errada. O fariseu invocou o seu bom coração e suas ações “dignas de inveja por serem tão santas” com a certeza de que atrairia a atenção de Deus para sua oração, bem como suas bênçãos. Ele orou de pé, como eles costumavam fazer (Mateus 6.5), para chamar a atenção dos outros.

O publicano, segundo Jesus, sequer tinha a coragem de olhar para o céu e assim não invocou suas boas obras, pelo contrário, suplicou por misericórdia e graça para perdão dos seus pecados e salvação de sua vida.

As diferentes atitudes dos dois remetem a tantos outros exemplos bíblicos, mas destacamos o registro de Samuel que diz: “Não te impressione diante da aparência nem da estatura desse homem, pois Eu o rejeitei (referindo-se a Eliabe). Eis que Deus enxerga não como o ser humano vê, porquanto o homem julga e toma em elevada consideração à aparência, mas o Senhor sonda o coração” (16.7).

Deus não se impressiona com belas atitudes provenientes de um coração arrogante e soberbo como do fariseu, mas se agrada de um coração humilde que gera frutos de arrependimento e dependência do amor Dele. A justificação só é possível em Jesus, o fariseu tenta se auto justificar, o publicano reconhece que precisa Dele.

O que se vangloriar será desprezado porque o fariseu “saiu” da presença de Deus da mesma forma que entrou. O publicano se despediu e voltou para casa acolhido e justificado, pois um quebrantado coração toca o coração de Deus.

Veja Também
O que é uma Parábola
Parábola da Ovelha Perdida 

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Redes Sociais