Início » Hebraico Bíblico » Abençoado em Hebraico

Abençoado em Hebraico

Nesse artigo você aprenderá como é a palavra abençoado em hebraico bíblico. Conhecerá as possíveis traduções para abençoado em hebraico. Verá o uso e aplicação de abençoado na bíblia hebraica. Continue lendo e conheça esse termo tão popular no meio cristão.

Qual Cristão nunca usou a expressão abençoado para se direcionar a palavra a alguém? Quem nunca pediu em uma oração para ser abençoado por Deus? Quem nunca se sentiu abençoado quando algo de muito bom aconteceu? Já se perguntou porque essa palavra é tão presente no vocabulário cristão?

Essa é uma das expressões mais usada no linguajar cristão do Brasil. Ela é usada com muita frequência. Quantas vezes você já usou essa palavra hoje? A palavra abençoado está presente em toda bíblia. Principalmente na bíblia hebraica. Portanto sua inserção na cultura cristã tem sua origem no hebraico bíblico.

abencoado-em-hebraico

Palavra Abençoado em hebraico

  • A palavra abençoado em hebraico é barak ou barach (בָרַךְ)

Provavelmente a raiz da palavra abençoado em hebraico seja berek que significa joelho. Na cultura do Antigo Testamento as pessoas se ajoelhavam para proferir ou receber palavras de benção. Essa ação podia ser diante do Deus dos Céus, ou diante do rei em seu trono. Quando se prostrava diante de Deus geralmente era entendendo que ele é o Abençoador. O Único que pode derramar bênçãos sem medidas.

Significado de Abençoado em Hebraico Bíblico

Na Concordância Exaustiva Strong o termo abençoado em hebraico (barak) tem diversas possibilidades de tradução. Essa palavra pode ser traduzida como abençoar, ajoelhar isso tanto no sentido do ato de abençoar ou ajoelhar, mas também no sentido de ser abençoado. Outras possíveis traduções são: louvar, saudar, congratular, agradecer ou amaldiçoar.

O termo barak ou barach (abençoado) dá origem também a outras palavras. Uma delas é Baruch ou baruk que significa bendito. Outra expressão que também é derivado da palavra abençoado em hebraico é o termo barachah que significa benção. Todas elas direta ou indiretamente ligadas a ação de ajoelhar-se.

Uso da palavra Abençoado na bíblia hebraica

A palavra abençoado em hebraico aparece aproximadamente 330 vezes na bíblia hebraica. A derivação do termo barak (abençoado), baruk (bendito), é o nome de 3 personagens bíblicos. Agora você irá conhecer alguns versículos que o termo abençoado em hebraico aparece em suas possíveis traduções.

Nome de personagens

Neemias 3:20“Depois dele Baruque, filho de Zabai, reparou com zelo outro trecho, desde a esquina do muro até à entrada da casa do sumo sacerdote Eliasibe.”

Neemias 11:5“Maaséias, filho de Baruque, neto de Col-Hozé, bisneto de Hazaías; Hazaías era filho de Adaías, neto de Joiaribe e bisneto de Zacarias, descendente de Selá.”

Jeremias 32:12“e entreguei essa escritura de compra a Baruque, filho de Nerias, filho de Maaséias, na presença de meu primo Hanameel, das testemunhas que tinham assinado a escritura e de todos os judeus que estavam sentados no pátio da guarda.”

Ajoelhar-se

Salmos 95:6 “Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador”

Bendizer a Deus

Gênesis 24:48 – “e curvei-me em adoração ao Senhor. Bendisse ao Senhor, o Deus do meu senhor Abraão, que me guiou pelo caminho certo para buscar para o filho dele a neta do irmão do meu senhor.”

Deus, abençoa

Salmos 109:28“Eles podem amaldiçoar, tu, porém, me abençoas. Quando atacarem, serão humilhados, mas o teu servo se alegrará.”

Amaldiçoar

Salmos 10:3 – “Ele se gaba de sua própria cobiça e, em sua ganância, amaldiçoa e insulta o Senhor.”

A palavra abençoado em hebraico é um termo que tem é muito usado na bíblia. Além disso possui uma diversidade de aplicações e uso no hebraico bíblico. Daí entende-se sua versatilidade e grande aplicação no vocabulário cristão brasileiro. Assim entende-se que o termo abençoado é um verbo, que expressa uma ação. De prostrasse para proferir ou receber benção.

Aprender Hebraico Bíblico e Cultura Judaica?

Que tal aprender a Bíblia no idioma que ela foi Escrita? Aprenda tudo sobre a cultura Judaica, conheça o Curso de Hebraico Bíblico Tsade.

Material completo que Levara você a falar hebraico e aumentar seu conhecimento Bíblico.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Redes Sociais