Início » Perguntas » 5 Benefícios que o Estudo da Bíblia nos Traz

5 Benefícios que o Estudo da Bíblia nos Traz

A Palavra de Deus, a Bíblia, é viva e ela se torna vida em todos aqueles que sem medo decidem lê-la, entendê-la e praticá-la.

A Palavra de Deus, a Bíblia, é o manual certo para vida humana. É pela Palavra de Deus que nos tornamos livres das prisões do pecado – “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8.32). Trata-se de uma liberdade santa.

benefícios-do-estudo-da-bíblia

Em determinado momento, em suas poéticas orações escritas, o salmista declarou: “Em tua misericórdia acolhe teu servo, para que eu viva e obedeça à tua Palavra” – 119.17. Os melhores conselhos estão fundamentados na Palavra e pela Palavra são conquistados através de uma vida de oração e leitura atenta das Sagradas Escrituras.

O termo “leitura atenta” é imprescindível para que haja a correta interpretação porque como diz o ditado popular: “Texto fora do contexto vira pretexto” e a Palavra de Deus não é manipulável, mas carrega vivos ensinamentos para os que de coração aberto a recebe.

Em seguida cinco benefícios que o estudo da Bíblia traz para os seus leitores.

  1. Intimidade e Comunhão

Um dia o John Piper, conhecido nome no mundo cristão, declarou: “Uma das maiores utilidades do Twitter e Facebook será provar no Último Dia que a falta de oração não era por falta de tempo”. Se me fosse possível eu acrescentaria “falta de oração e falta de leitura da Bíblia não era por falta de tempo”.

Você já percebeu quanto tempo nós gastamos nas redes sociais e quanto tempo investimos lendo a Palavra? Na maioria dos casos, infelizmente, as redes sociais recebem horas do nosso dia enquanto a leitura da Bíblia às vezes sequer faz parte da agenda.

Deus fala com a gente e a sua principal e maior ferramenta é a Bíblia, sua santa e concreta revelação.

Ler a Bíblia é conhecer o coração do Autor. A Trindade Santa é responsável por essa autoria. E o conhecimento do seu coração gera intimidade e comunhão.

Geralmente quando somos íntimos de alguém queremos saber o que “vai no seu coração dela”, não é verdade? Ocupamo-nos e nos preocupamos por amor, assim é também com o Pai, precisamos saber o que “vai no seu coração”.

Pela leitura da Bíblia, contudo os únicos beneficiados dessa intimidade e comunhão somos nós mesmos porque o que muda em quem Ele É sem nós? Ele é Deus e ponto, isso é indiscutível.

Quem muda somos nós. Os beneficiários somos nós. Nós não podemos viver sem Ele, pois “Tua Palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” – Salmos 119.105.

  1. Cura

A leitura da Palavra tem o poder de gerar fé. O justo vive pela fé (Hebreus 10.38). E a fé é o segredo para a cura do ser humano. Só em acredita é capaz de alcançar.

Quando estamos alicerçados na Palavra e a entendemos, isso só é possível pela leitura da Bíblia, o nosso coração se enche de fé na certeza de que Ele está no controle de todas as coisas.

Ter a certeza de que Ele está no controle de todas as coisas não significa que alcançaremos uma cura de uma enfermidade, por exemplo, isso pode acontecer porque para Ele nada é impossível (Lucas 1.37), contudo mesmo que a cura concreta não aconteça, pela leitura da Palavra nós ouvimos a Sua voz e ouvi-lo cura o coração, acalma a alma e nos faz caminhar “ainda que a figueira não floresça, nem haja uvas nas videiras, mesmo falhando toda a safra das olivas, e as lavouras não produzam mantimento, as ovelhas sejam sequestradas do aprisco, e o gado morra nos curras, eu todavia, me alegrarei no Senhor e exultarei no Deus da minha salvação.

O Eterno é a Soberano, é minha força! Ele faz os meus pés como os do cervo, faz-me caminhar por lugares altos” – Habacuque 3.17-19.

  1. Conhecimento Bíblico

“Eis que o meu povo está sendo arruinado porque lhe falta conhecimento da Palavra” (Oséias 4.6a). Muitos são levados por ventos de qualquer doutrina e enganados por falsos profetas que tentam de alguma forma moldar a Palavra de Deus para o que o ouvido das pessoas anseiam em ouvir ou para saciar os seus próprios interesses, contudo Deus rejeita isso:

Eu te encorajo solenemente, na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, por ocasião da sua manifestação pessoal e mediante seu Reino: Prega a Palavra, insiste a tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e encoraja com toda a paciência e sã doutrina.

Porquanto, chegará o tempo em que não suportarão o santo ensino, ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, reunirão mestres para si mesmos, de acordo com suas próprias vontades.

Tais pessoas se recusarão a dar ouvidos a verdade, voltando-se para os mitos. Tu, no entanto, sê equilibrado em tudo, suporta os sofrimentos, faze a obra de um evangelista e cumpre teu ministério 2ª Timóteo 4.1-5.

Toda a Palavra tida como “Palavra de Deus” que não estiver bem fundamentada na Bíblia não é digna de créditos, pelo contrário são desprezíveis e devem ser rechaçadas.

O estudo da Bíblia nos traz conhecimento e o conhecimento não nos deixa ser enganados quando vier o mal tentando seduzir-nos conduzindo-nos ao erro. O estudo da Bíblia nos faz ficar firmes em Jesus.

  1. Obediência

“Então, disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: ‘Se permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos” – João 8.31.

Só se torna réu no tribunal quem cometeu um crime que era de conhecimento, um inocente não pode ser culpado pelo desconhecido, contudo uma vez conhecido as leis devem ser seguidas e todos tem o direito de acesso a ela.

O estudo da Bíblia gera em nós obediência, pois só é possível obedecer se conhecermos, entendermos e acreditarmos Nela. Por isso ler a Bíblia é tão importante porque se torna ainda régua moral para nossas condutas.

  1. Respostas para as Questões Humanas

Muitas pessoas buscam ouvir de Deus respostas para as questões humanas, mas não buscam a fonte. Muitas pessoas querem ouvir Deus falando, mas não vão à Bíblia que é a “boca de Deus”.

A Palavra de Deus, a Bíblia, tem todas as respostas para as questões humanas, nenhuma sequer passa despercebida pela Sua Palavra, e mesmo que a resposta não seja objetiva (aos nossos olhos), certamente é carregada de paz e a paz também é uma resposta.

Portanto, dedicar um tempo em ler a Bíblia é encontrar as respostas para as questões que permeiam no seu coração, no nosso coração.

→ Observação

Uma vez ouvi: “A Bíblia é o único livro que se lê todos os dias na companhia do autor” e essa verdade é imutável.

O Espírito Santo habita em todos os que aceitam e confessam Jesus como seu Único Senhor e Salvador, bem como os que vivem na condição de discípulos.

Dica Bônus

Agora você pode estudar a bíblia com qualidade e com acompanhamento teológico, com esse incrível material você vai aprender a bíblia …

Esse método foi criado pela Universidade da Bíblia e tem sido utilizado por milhares de pessoas, comprovando na prática os melhores resultados na hora de estudar a bíblia e vai te ajudar a atingir tudo isso.

Clique no link para conferir todos os detalhes de como ter acesso ao melhor método para você estudar a bíblia com mais facilidade e aprender muito.

 

→ Clique aqui ! Quero Estudar a Bíblia com Autoridade ←

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.