Início » Curiosidades Bíblicas » O que é Escatologia?

O que é Escatologia?

Escatologia é aquele tipo de assunto que a gente ouve falar, mas não sabemos que tem um nome certo para isso. Essa é uma área de estudo da Teologia que interessa muitos cristãos, pois trata dos estudos das últimas coisas, por isso também é conhecida como “doutrina das últimas coisas”, por isso fala sobre o fim dos tempos, a volta de Cristo e outros assuntos.

São estudados tanto as profecias que já se concretizaram como as que ainda não se concretizaram. É uma área de estudo muito bem organizada e dividida em diversos blocos que podem despertar interesse em você de conhecer e se aprofundar.

escatologia-o-que-é

Escatologia Inaugurada e Escatologia Futura

A primeira área está focada nos estudos dos tempos atuais, ou seja, aquilo que já se cumpriu ou que está se cumprindo, por isso se encontram várias referencias do Antigo Testamento sobre a vinda de Cristo. Já a segunda é focada no futuro, naquilo que ainda não aconteceu, mas que já foi profetizado.

Escatologia Geral

Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão. Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios; pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite. Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.

Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele. Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo. (1 Tessalonicenses 5:4-11)

Outra forma de dividir esses estudos é entre geral e individual. Como se pode imaginar, quando pensando de forma geral, estamos pensando em todo mundo e no próprio mundo, agora quando falamos sobre o individual, focamos no próprio individuo.

Dentro da escatologia geral são estudados assuntos como a vinda de Cristo, ressurreição de todas as pessoas, juízo final, condição final dos salvos e não salvos, entre outros. A passagem de 1 Tessalonicenses colocada acima é um grande exemplo dessa área.

Escatologia Individual

Dentro da escatologia individual são estudados o fim da vida do homem, morte física, imortalidade da alma, estado intermediário dos mortos, entre outros. Podemos citar como exemplo o Salmo 90, que fala muito sobre o ser, o individuo e não de algo tão geral como na passagem acima.

→ Veja o Também: O que a bíblia diz sobre Anjo Gabriel

Diferentes correntes

Existem quatro correntes da escatologia que estudos pontos diferentes dessa grande área e são:

Pré-Milenismo Histórico: Defende que a vinda de Cristo acontecerá em um único evento de tribulação e que a igreja estará na terra. É ensinado desde o século I d.C e é uma interpretação literal do Apocalipse 20.

Pré-Milenismo Dispensacionalista: Divide o evento da vinda de Cristo em dois eventos, ao contrário da primeira corrente. O primeiro seria pré-tribulacional para a Igreja e pós-tribulacional para estabelecer o milênio. Também é uma interpretação literal do Apocalipse 20.

Amilenismo: Defende a vinda de Cristo pós-tribulacional e é uma interpretação não literal do Apocalipse 20, ao contrário das duas outras citadas. Define o período milenar a partir da vinda de Cristo.

Pós-Milenismo: Também é pós-tribulacional e uma interpretação do Apocalipse 20. Acredita no milênio como um período de grande paz e prosperidade causado pela propagação do evangelho.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.