Início » Histórias da Bíblia » Quem foi Simão Cirineu?

Quem foi Simão Cirineu?

Uma Dica - Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade? então da uma olhadinha nesse material que o presbítero Wallace preparou → Saiba Mais

A figura de Simão Cirineu nos é apresentava no Novo Testamento do cânon bíblico, seja nos evangelhos, bem como na igreja que se iniciava no período da graça, a saber: “depois de Cristo”, na Sua morte e ressurreição.

quem-foi-simão-cirineu

Simão Cirineu segundo os evangelhos

Os evangelhos escritos por Mateus, Marcos e Lucas relatam que Simão Cirineu foi obrigado a carregar a cruz de Jesus no caminho ao Calvário: Mateus 27.32, Marcos 15.21 e Lucas 23.31.

O evangelho segundo escreveu João não relata esse detalhe (João 19.17), mas o fato de afirmar que Jesus carregou a sua própria cruz, João não contradiz os demais evangelhos, pelo contrário, a mensagem que ali estava sendo passada é que Jesus foi o Senhor da situação, em todo o tempo.

História de Simão Cirineu

Quando se lê “Simão cirineu”, imediatamente pode-se pensar que cirineu era o sobrenome de Simão, mas não.

A menção cirineu é porque Simão era da cidade de Cirene, então pode-se dizer com mais claridade assim: “Simão, o cirineu” ou “Simão de Cirene”, por exemplo.

Simão era natural da cidade de Cirene, localizada na Líbia, hoje atual Tunisia, que fica na costa norte da África.

Em Cirene, de onde veio Simão, viviam muitos judeus, então podemos dizer que Simão era um judeu africano.

Os filhos de Simão

Simão foi pai de Alexandre e Rufo. O evangelho de Jesus segundo escreveu Marcos relata esse detalhe expondo um pouco de sua família: “E ocorreu que certo homem de Cirene, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por ali, vindo do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz” (15.21).

O Simão foi pai do mesmo Rufo que Paulo apresenta na sua carta aos Romanos: “Saudai Rufo, eleito no Senhor, e sua mãe, que tem sido mãe pra mim também” (16.13). A mulher de Simão, mãe de seu filho Rufo, era para Paulo como uma mãe sentimental.

Estudiosos afirmam ainda que quando Barnabé procurou Paulo para cooperar no ministério em Antioquia, ele estava hospedado na casa dos pais de Rufo (Atos 11.25-26).

Uma curiosidade sobre Simão, o Cirineu

Segundo alguns estudiosos, quando o Lucas escreveu sobre um tal de Simão Niger – “Na Igreja em Antioquia havia profeta e mestres: Barnabé, Simeão, conhecido por seu segundo nome, Niger, Lúcio de Cirene, Manaém que era irmão de criação de Herodes, o governador, e Saulo” (Atos 13.1) – ele estava se referindo ao mesmo de Marcos 15.21 e, portanto, pai de Rufo.

Simão de Cirene

Não há informações sobre a morte de Simão de Cirene, contudo podemos entender que após a morte de Jesus, ele se tornou um cristão ou no mínimo um simpatizante do evangelho, não sabemos se já o era, já que os relatos sobre a igreja primitiva o apresentam, ao lado de sua família, como alguém que hospedava missionários.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.