Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Histórias da Bíblia » O Filho da Viúva de Naim

O Filho da Viúva de Naim

O evangelho de Jesus segundo escreveu Lucas nos conta uma história: “No dia seguinte, partiu Jesus para uma cidade chamada Naim, e com ele caminhavam seus discípulos e uma grande multidão. Ao se aproximar da porta da cidade, estava saindo o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade a acompanhava.

Ao observá-la, o Senhor se compadeceu dela e a encorajou: ‘Não chores’. E aproximando-se, tocou no esquife.

Então, os que o carregavam pararam. E Jesus exclamou: ‘Jovem, eu te ordeno: levanta-te’. No mesmo instante, o jovem que estivera morto se pôs sentado, e começou a conversar, e assim Jesus restituiu o jovem à sua mãe.

Todos foram tomados de grande temor e louvavam a Deus proclamando: ‘Grande profeta foi levantado entre nós’ e ‘Deus veio salvar o seu povo’. Estas noticias à respeito de Jesus circulavam por toda a Judeia e regiões circunvizinhas” (7.11-17).

O Filho da Viúva de Naim

Naim

Quando ouvimos falar pela primeira vez sobre o “filho da viúva de Naim” podemos até pensar que o narrador da história, nesse caso o médico Lucas, está se referindo a uma pessoa chamada Naim, não é verdade? Porém Naim é uma cidade, provavelmente pequena, pois muitos historiadores se referem a ela como uma aldeia.

O fato é que ao se referir ao “filho da viúva de Naim” está sendo afirmado que a mulher, da qual não temos muitas informações, sequer sabemos o seu nome, e seu filho até então falecido, eram daquela cidade. A cidade de Naim exigia em torno de um dia de viagem a pé de Cafarnaum.

O ministério de Jesus estava se desenvolvendo e sua fama estava se espalhando para todos os lados. Nesse dia Ele resolveu ir à cidade de Naim com os seus discípulos, cercado de uma grande multidão, muitos deles curiosos ávidos por saberem mais sobre Jesus, mas certamente muitos outros necessitados de um toque curador e restaurador que só Jesus tinha para oferecer.

Estudo sobre a Viúva de Naim

Chegando à entrada da cidade de Naim, Jesus se depara com o cortejo fúnebre de um jovem que era filho único de uma viúva daquelas terras e Ele se compadeceu daquela mulher. Certamente aquela cena não causou surpresa em Jesus e a Sua reação frente à mulher não foi um momento isolado durante seu ministério.

O Lucas nos conta que Ele se compadeceu dela e compadecer-se é sentir compaixão, condoer-se, sentir pena, tristeza, comover-se. Um pouco mais adiante, perante a morte de Lázaro, seu amigo, o apostolo João registra assim: “Sendo assim, ao ver Maria chorando, bem como os judeus que vieram com ela, Jesus comoveu-se no espírito e compadeceu-se” (11.33).

Isso nos mostra que Ele não é um Deus indiferente à dor humana e aos contextos que afligem as pessoas, pelo contrário, sendo o “Deus conosco” (Mateus 1.23) que É, decidiu se misturar com a gente demonstrando interesse, compartilhando os sentimentos e momentos se colocando ao nosso lado, acalmando, entendendo, estendendo as mãos, acolhendo com um abraço e foi exatamente isso que Ele fez com essa mãe desesperada antes de realizar o milagre tido como o primeiro dessa natureza em seu ministério, Ele foi até ela e lhe disse: “não chores”.

O Lucas é rico em detalhes e nos conta que esse jovem morto era filho único, portanto além da dor de ter perdido seu marido e agora a extrema dor de sepultar o único filho, essa mulher estaria desprovida em sua velhice que seria de escassez e solidão por não obter mais o amparo físico e emocional que só o filho poderia dar.

Nós não sabemos se ela já tinha ouvido falar de Jesus e nem se ela o reconheceu, mas certamente a sua doce voz acalmou o seu coração como o sol põe fim à noite e o mar se acalma quando a tempestade vai embora.

Jesus Ressuscita o Filho da Viúva

Em seguida, Jesus se aproximou daquele caixão tocando-o, pela tradição o caixão estava aberto, e deu ordem para que a vida voltasse sobre aquele jovem e o homem ressuscitou.

Esse milagre nos mostra que somente Ele tem o poder sobre a vida e a morte e que a última palavra vem Dele, portanto não é o homem que decide o seu futuro, não são as circunstâncias que decidem o seu futuro, não é a crise que decide o seu futuro, não é o diagnóstico que decide o seu futuro, não é o inferno que decide o seu futuro, mas é a Palavra que vem do Alto que decide o seu futuro.

Nós não sabemos quanto tempo mais esse jovem viveu nem quanto tempo a sua mãe possuiu de vida, mas nesse momento ambos renasceram. Jesus tem o poder de fazer tudo renascer, creia nisso.

E a partir desse momento, mais notoriedade Jesus ia ganhando e as pessoas reconhecendo que algo diferente tinha Nele, apesar de alguns o reconhecerem apenas como um profeta, mas outros já sabendo que Ele era o Messias prometido, a promessa cumprida, o anuncio de João Batista em pessoa (João 1.23-27), o Filho Amado de Deus, Salvador.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.