Início » Significados Bíblicos » Significado de Heresia

Significado de Heresia

O apostolo Paulo recomendou expressamente a Timóteo, seu filho na fé, jovem pastor: “Eu te encorajo solenemente, na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, por ocasião da sua manifestação pessoal e mediante seu Reino:

Prega a Palavra, insiste em tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e encoraja com toda a paciência e sã doutrina. Porquanto, chegará o tempo em que não suportarão o santo ensino, ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, reunirão mestres para si mesmos, de acordo com suas próprias vontades. Tais pessoas se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Tu, no entanto, sê equilibrado em tudo, suporta os sofrimentos, faze a obra de um evangelista e cumpre teu ministério” (2ª Timóteo 4.1-5).

significado-de-heresia

O significado de Heresia

Heresia é a interpretação, doutrina ou sistema teológico rejeitado pela igreja, pois é definido como falso. É uma teoria, ideia, prática que nega ou contraria a doutrina bíblica estabelecida.

Tirar a Palavra do contexto para justificar o nosso pretexto é pecado. Adequar a Palavra dentro das nossas opiniões e perspectivas é pecado. Interpretar a Palavra e torna-la doutrina para justificar os nossos interesses é pecado.

Nos versículos citados acima o apóstolo Paulo está orientando a Timóteo a pregar a Palavra em tempo e fora de tempo, custe o que custar, não se dobrando aos interesses das pessoas, nem a tornando mais flexível para aumentar o número de fiéis, pois o evangelho não é medido segundo a régua humana, pelo contrário, a vida humana deve ter o evangelho como parâmetro para as suas decisões e atitudes.

O apóstolo Paulo diz ainda que chegará o tempo em que as pessoas procurarão mestres que falem apenas o que elas querem ouvir, pois os falsos profetas sempre foram um problema no meio da igreja desde o inicio da história e a pergunta reflexiva que fica para todos nós é “também vivemos nesse tempo?”.

Quanto a nós, a Palavra nunca vai se moldar “ao nosso tamanho”, somos nós que pela ação premissa do Espírito Santo somos moldados a ela e por ela.

Que o nosso interesse pela verdade da Palavra seja intenso e real para que não caíamos em falsas doutrinas achando que estamos fazendo “a vontade de Deus” ou levemos pessoas a caírem em heresias que não as levarão para mais perto de Deus, ao contrário, as distanciarão da Vida.

Significado de Rosa de Saron

As Obras da Carne

O apostolo Paulo escrevendo aos gálatas lista algumas obras da carne que tem como resultado “o não herdar o Reino de Deus” e entre essas obras está a heresia (Gálatas 5.19-21).

Em algumas versões a palavra que apareça é “facções”. No grego a palavra usada para essa obra da carne é “hairesis”, cuja tradução literal é heresia, mas traduzi-la como “facção” também está dentro do contexto, pois indica um espírito faccioso.

Facção é um grupo de indivíduos partidários de uma mesma causa em oposição à outros grupos, tomar partido é assumir uma opinião e posição, escolher um lado.

Estamos conversando sobre esse assunto justamente na semana em que, por exemplo, há noticias que um grupo de sacerdotes e teólogos escreveu uma carta aberta ao Colégio de Bispos da Igreja Católica acusando o Papa Francisco de praticar heresias, prática essa que é considerada uma das mais graves acusações que um líder religioso pode receber.

Segundo esse grupo de pessoas, o Papa Francisco estaria suavizando questões biblicamente com posições firmes, entre elas, relacionados à sexualidade, divorcio e ao aborto.

Todavia há outras questões, dentro da própria Igreja Católica, consideradas como puras heresias, especialmente entre os cristãos de características protestantes. Respeitamos a fé do nosso semelhante, contudo concordar é outra questão.

De toda sorte, por isso que todos devem conhecer o que genuinamente está escrito nas Escrituras Sagradas para não ser levado por opiniões incoerentes vivendo no engano religioso.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.