Início » Significados Bíblicos » Significado de Heresia

Significado de Heresia

O apostolo Paulo recomendou expressamente a Timóteo, seu filho na fé, jovem pastor: “Eu te encorajo solenemente, na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, por ocasião da sua manifestação pessoal e mediante seu Reino:

Prega a Palavra, insiste em tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e encoraja com toda a paciência e sã doutrina. Porquanto, chegará o tempo em que não suportarão o santo ensino, ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, reunirão mestres para si mesmos, de acordo com suas próprias vontades. Tais pessoas se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Tu, no entanto, sê equilibrado em tudo, suporta os sofrimentos, faze a obra de um evangelista e cumpre teu ministério” (2ª Timóteo 4.1-5).

significado-de-heresia

O significado de Heresia

Heresia é a interpretação, doutrina ou sistema teológico rejeitado pela igreja, pois é definido como falso. É uma teoria, ideia, prática que nega ou contraria a doutrina bíblica estabelecida.

Tirar a Palavra do contexto para justificar o nosso pretexto é pecado. Adequar a Palavra dentro das nossas opiniões e perspectivas é pecado. Interpretar a Palavra e torna-la doutrina para justificar os nossos interesses é pecado.

Nos versículos citados acima o apóstolo Paulo está orientando a Timóteo a pregar a Palavra em tempo e fora de tempo, custe o que custar, não se dobrando aos interesses das pessoas, nem a tornando mais flexível para aumentar o número de fiéis, pois o evangelho não é medido segundo a régua humana, pelo contrário, a vida humana deve ter o evangelho como parâmetro para as suas decisões e atitudes.

O apóstolo Paulo diz ainda que chegará o tempo em que as pessoas procurarão mestres que falem apenas o que elas querem ouvir, pois os falsos profetas sempre foram um problema no meio da igreja desde o inicio da história e a pergunta reflexiva que fica para todos nós é “também vivemos nesse tempo?”.

Quanto a nós, a Palavra nunca vai se moldar “ao nosso tamanho”, somos nós que pela ação premissa do Espírito Santo somos moldados a ela e por ela.

Que o nosso interesse pela verdade da Palavra seja intenso e real para que não caíamos em falsas doutrinas achando que estamos fazendo “a vontade de Deus” ou levemos pessoas a caírem em heresias que não as levarão para mais perto de Deus, ao contrário, as distanciarão da Vida.

Significado de Rosa de Saron

As Obras da Carne

O apostolo Paulo escrevendo aos gálatas lista algumas obras da carne que tem como resultado “o não herdar o Reino de Deus” e entre essas obras está a heresia (Gálatas 5.19-21).

Em algumas versões a palavra que apareça é “facções”. No grego a palavra usada para essa obra da carne é “hairesis”, cuja tradução literal é heresia, mas traduzi-la como “facção” também está dentro do contexto, pois indica um espírito faccioso.

Facção é um grupo de indivíduos partidários de uma mesma causa em oposição à outros grupos, tomar partido é assumir uma opinião e posição, escolher um lado.

Estamos conversando sobre esse assunto justamente na semana em que, por exemplo, há noticias que um grupo de sacerdotes e teólogos escreveu uma carta aberta ao Colégio de Bispos da Igreja Católica acusando o Papa Francisco de praticar heresias, prática essa que é considerada uma das mais graves acusações que um líder religioso pode receber.

Segundo esse grupo de pessoas, o Papa Francisco estaria suavizando questões biblicamente com posições firmes, entre elas, relacionados à sexualidade, divorcio e ao aborto.

Todavia há outras questões, dentro da própria Igreja Católica, consideradas como puras heresias, especialmente entre os cristãos de características protestantes. Respeitamos a fé do nosso semelhante, contudo concordar é outra questão.

De toda sorte, por isso que todos devem conhecer o que genuinamente está escrito nas Escrituras Sagradas para não ser levado por opiniões incoerentes vivendo no engano religioso.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Redes Sociais

Recomendação da Semana