Início » Histórias da Bíblia » História de Jairo

História de Jairo

Nós vemos a figura de Jairo aparecer nos evangelhos do Novo Testamento. Dentre os quatro evangelhos que iniciam o Novo Testamento, três deles fazem menção desse homem, são eles: Mateus (9.18-26), Marcos (referencias no decorrer do texto) e Lucas (8.40-56). O Mateus não cita o nome de Jairo, apenas a sua história, ao contrário de Marcos e Lucas.

história-de-jairo

O Marcos nos conta que um dia o Jairo chegou até Jesus para fazer-lhe um pedido muito importante: “Minha filha pequena está à beira da morte, por favor, vem, impõe tuas mãos sobre ela para que ela seja curada” (Marcos 5.22).

Um homem cheio de fé com um pedido urgente. O Senhor Jesus movido de compaixão acolheu o seu pedido e foi com ele até a sua casa.

Eles estavam caminhando em direção à casa de Jairo quando foram surpreendidos por uma mulher que também tinha fé e um pedido urgente. Não sabemos o nome dessa mulher, mas sabemos que há 12 anos sofria de uma terrível hemorragia, mas nesse momento ousadamente ela tocou na orla das vestes de Jesus, saiu virtude Dele, Ele parou para falar com ela e houve cura e salvação naquele local (Marcos 5.25-34).

A Filha de Jairo

Enquanto tudo isso acontecia, Jairo assistia tudo, chegaram algumas pessoas vindas de sua casa com uma triste noticia: “Tua filha já está morta, não adianta mais incomodar o mestre” (Marcos 5.35). Mas Jesus não deu atenção para aquelas recentes noticias, apenas orientou a Jairo que ficasse tranquilo e continuasse crendo.

Jesus foi até a casa de Jairo como havia prometido ao homem. O Marcos conta que apenas Pedro, Tiago e João foram convidados para lhe acompanhar (5.37).

Chegando a casa Jesus observou grande agitação e lamento e questionou todo aquele alvoroço dizendo: “a menina não morreu, mas está dormindo” (5.39). As pessoas ali menosprezaram as palavras de Jesus, parecia que Ele tinha chegado tarde demais, Ele então pediu que todos se retirassem e chamou para perto apenas Jairo e a mãe da menina, bem como os discípulos que o acompanhava e adentrou no recinto onde estava a menina.

A Cura da Filha de Jairo

Então Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitha Koum”, que significa: “Filhinha, Eu te ordeno, levante” e no mesmo instante a menina que tinha doze anos de idade ergueu-se e começou a andar, diante disso todos ficaram assombrados e Jesus ordenou expressamente que ninguém mais viesse ter conhecimento do que apenas eles tinham presenciado, pois Jesus estava cauteloso como todos o estavam recebendo, bem como as noticias de suas obras.

Mas também porque nesse momento era interessante evitar uma divulgação imediata da noticia do milagre, pois para sua missão era vital que Ele não fosse alvo das atenções das autoridades religiosas judaicas.

No final Ele mandou que dessem de comer a menina (Marcos 5.40-43).

Quem era Jairo?

Jairo, cujo nome em hebraico significa “Deus dará luz”, era um homem piedoso, com fé em Jesus, dirigente de uma sinagoga na época.

Como dirigente de uma sinagoga, ele era de modo geral um leigo com habilidades e responsabilidade administrativas, entre elas: zelar pelo patrimônio, atender as necessidades legais e sociais e cooperar com os rabinos para que pudessem desempenhar da melhor forma seus ministérios.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.