Início » Histórias da Bíblia » História de Joana

História de Joana

As Sagradas Escrituras nos dão poucas referências sobre Joana. Na verdade a figura de Joana é mencionada na bíblia apenas pelo médico Lucas no evangelho que leva o seu nome no Novo Testamento.

historia-de-joana

Joana era Discípula de Jesus

Há clara menção sobre a importância dos discípulos de Jesus, contudo as mulheres foram parte fundamental do seu ministério também, bem por isso que Ele as considerava e as tratava com amor e respeito.

Joana foi uma das discípulas de Jesus, mas antes de ser uma das seguidoras do mestre, ela aparece dentro do grupo das quais foram curadas de espíritos malignos e suas doenças (Lucas 8.2) experimentando o milagre em sua vida.

Joana ao lado de outras mulheres era também cooperadora financeira do ministério itinerante de Jesus ao lado dos seus discípulos, cooperando generosamente no sustento deles com seus bens (Lucas 8.3).

Joana na Bíblia e sua Família

Joana era esposa de Cuza, um homem que aparece na posição de administrador da casa de Herodes (Lucas 8.3).

Quem foi joana na Bíblia

Segundo Lucas, mencionado apenas por ele nessa ocasião, Joana estava no grupo de mulheres que se programaram para que no domingo seguinte à morte de Jesus na cruz do calvário, logo ao raiar da aurora, fossem ao sepulcro onde estava o corpo do mestre.

Contudo ao chegarem ali elas foram surpreendidas pela pedra do sepulcro que se encontrava removida. Elas ficaram atemorizadas com tudo aquilo que estavam presenciando, bem como se questionando onde estava o corpo de Jesus, ao que apareceram dois homens (anjos parecidos com a figura humana) para avisá-las que Ele havia ressuscitado, por isso seu corpo não estava ali.

O Lucas conta que Joana ao lado das outras mulheres voltaram do sepulcro e compartilharam tudo o que lhes acontecerá tanto aos onze apóstolos – nesse período Judas Iscariotes já havia morrido – quanto a todos os outros.

Desde então o nome de Joana não foi mais citado na bíblia e a referência dessa passagem encontra-se em Lucas 24.1-12.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.