Início » Significados Bíblicos » O Que é Benevolência?

O Que é Benevolência?

O evangelho segundo escreveu Mateus nos conta que certa vez um grupo de fariseus se reuniu em conselho e elaboraram uma pergunta para colocar Jesus à prova, dizendo-lhe: “Mestre, qual é o maior mandamento da lei?”.

O Senhor Jesus, valendo-se da oportunidade lhes respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com toda a tua inteligência.

Este é o primeiro e maior dos mandamentos. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. A estes dois mandamentos estão sujeitos toda a Lei e os Profetas” (22.24-40).

A tradução mais fiel em relação a esse trecho das Sagradas Escrituras nos conta que a pessoa designada para perguntar a Jesus dentre os fariseus foi um “juiz perito da lei”. Todo conhecimento é precioso e necessário, pois o “povo está sendo arruinado porque lhe falta conhecimento da Palavra de Deus” (Oséias 4.6), mas os fariseus não entediam da essência do Amor, eles entendiam muito “da escrita” e não entendiam nada das coisas do coração.

o-que-é-benevolência

O que é Benevolente?

O Senhor Jesus, pelo contrário, era a própria Palavra (João 1.1-3), entendia tudo dela, viva, e entendia também tudo sobre as coisas do coração, sabia tudo sobre O amor, pois eles se misturam.

Quando há o amor a Palavra se torna viva (prática), quando há o bom entendimento da Palavra, ela também se torna viva em atitudes de amor. Não se esqueça disso, lado a lado uma à outra.

O que Jesus estava dizendo aí era o seguinte: “Veja bem, a lei é boa e importante, bem como não pensem que Eu vim para destruir a Lei ou os Profetas, Eu não vim para anular, mas para cumprir (Mateus 5.17), mas se vocês não tiverem amor, de nada adianta (1ª Coríntios 13.1-3)”.

A benevolência é uma atitude de amor. A benevolência está no rol dos grandes pontos das formas de amar. O benevolente exala o aroma de Cristo com a sua vida. O benevolente conta de Jesus com o seu viver. Você também pode ver o Estudo Sobre Amor, uma ótima palavra pra sua vida.

Significado de Benevolência

Alguém benevolente é aquele que deseja o bem, que possuí a tendência ou inclinação para o que é bom, com boas intenções, sincero, compreensivo, propenso a aprender, complacente e cujas intenções são verdadeiras. A benevolência é a expressão de alguém benevolente.

Eu ousaria em seguir dizendo que, além de ser uma atitude de amor porque só no amor é possível agir assim, ser benevolente é ter um coração humilde. Se há toda essa disposição de ser um com o outro na forma de se relacionar com um coração marcado pela pureza só pode partir de um coração humilde, assim como Jesus foi: servo de todos (João 13.1-17), sempre com a boa disposição.

Conclusão sobre Benevolência

Deus tem nos chamado a viver numa dimensão não conhecida pelo mundo, na dimensão celestial e isso passa por ser transformado e se tornar parecido a cada dia a imagem e semelhança do Filho amado de Deus.

O Filho, Jesus, foi alguém e nos ensinou a ser alguém benevolente, marcado pelas boas intenções e humildes desejos de fazer o Pai conhecido e anuncia-lo a todos os povos, tribos, raças e línguas. Nós podemos fazer isso, começando em casa, na fila do banco, na banca de jornal na esquina “daquela rua”, com os mais íntimos ou desconhecidos, até os confins. Que Ele nos ajude. Amém.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.