Início » Estudo Bíblico » A Mulher Sábia Edifica a sua Casa

A Mulher Sábia Edifica a sua Casa

 O livro de Provérbios, Antigo Testamento bíblico, capítulo quatorze versículo um, declara: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata destrói o seu lar”. Aqui nós focaremos nas qualidades da sábia, pois para entender a insensata é só transformar todas essas virtudes “ao oposto”. Veja abaixo o Estudo Bíblico Completo

a mulher sabia Edifica sua casa

Sobre a mulher sábia

Sobre a mulher sábia, o Reverendo Hernandes Dias Lopes, valendo-se de um tópico de sua mensagem intitulada “O Papel da Esposa no Casamento”, faz a seguinte afirmação:

“A mulher sábia edifica a sua casa; Transforma o seu lar num ninho cálido de amor, no ambiente mais aconchegante para se viver. Emprega sua inteligência, criatividade e sensibilidade para enriquecer o relacionamento conjugal. Ela é alavanca na vida do marido. Empurra-o sempre para frente. Honra-o, encoraja-o, promove-o. Ademais, ela é aliviadora de tensões, é bálsamo que refrigera, é orvalho fresco que renova a vigor, é sábia conselheira. Sua língua é remédio. Seu amor cheio de ternura. Suas atitudes são nobres. Seu caráter é impoluto. Sua beleza mais excelente é sua piedade”.

Pode-se dizer ainda que uma mulher sábia é: “preciosa, confiável, abençoadora, trabalhadora, previdente, generosa, elegante, educadora, piedosa e sempre elogiada”.

Significado de Sabedoria

Segundo o dicionário a palavra sabedoria significa, entre outros: aquele que sabe muito, que tem extensos e profundos conhecimentos; aquele que age ou fala em conformidade com a razão e a moral, com prudência e experiência de vida, sensato, equilibrado; que se distingue pelo grande saber, pela experiência do mundo e por uma vida exemplar.

A mulher sábia edifica a sua casa?

Alguns estudiosos da Palavra afirmam que Salomão em Provérbios 14.1, quando diz que “a mulher sábia edifica a sua casa”, não estava apenas se referindo a uma “casa momentânea ou literal”, ou seja, por exemplo: marido e filhos.

Mas numa linha de pensamento, acredita-se que ele estava ou “também estava” se referindo a descendência de uma mulher, portanto que a mulher sábia abençoa não apenas os seus filhos, mas pela sua postura com eles, abençoa direta ou indiretamente seus netos, bisnetos, etc. e suas futuras gerações sempre terão uma boa palavra a respeito dela, como destacado acima pelas palavras transcritas do Reverendo Hernandes.

Como ser uma mulher sábia?

Ao ler as palavras até aqui descritas, parece difícil ter uma vida com essas qualidades, não é mesmo? Todas essas virtudes, em medidas incomparáveis e absurdamente maiores, estavam em Jesus, portanto, seja mulher o homem, para viver em sabedoria precisa-se aprender com Ele e viver Nele, pois por méritos humanos realmente beira o impossível.

A mulher sábia edifica seu lar

Olhe para as mulheres da bíblia e aprenda com as suas histórias, mas acima de tudo, olhe para Jesus e aprenda Dele.

Mulher que está lendo essas palavras, não importa o que já tenha acontecido, onde há vida, há esperança! Sempre é tempo de se refazer em Jesus e buscar restauração Nele e através Dele para sua vida e família. Quer ser sábia para edificar a sua casa? Aprenda com Jesus e use de suas experiências para ser exemplo para os seus e a sua casa para as nações. As nações que são os seus vizinhos primeiramente.

Versículo a Mulher sabia Edifica sua Casa

“Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.” (Provérbios 14:1)

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.