Início » Significados Bíblicos » Significado de Shekinah

Significado de Shekinah

Quem de nós nunca ouviu uma música que usava a expressão “Shekinah” ou leu um texto cristão que se valia dessa mesma palavra? O fato é que o termo “Shekinah” é defendido por uns e questionado por outros e abaixo veremos pontos de convergência e divergências para que cada leitor tire suas conclusões.

significado-de-shekinah

Shekinah no Antigo Testamento

A palavra Shekinah não aparece na bíblia nem no Antigo Testamento e nem no Novo Testamento apesar de ser um termo costumeiramente “bíblico”. Muitos defendem a ideia que essa expressão foi usada por judeus rabínicos quando os textos bíblicos já haviam sido escritos, mas que eram validos para seus ensinos.

Significado de Shekinah

O termo “Shekinah”, no hebraico, traz consigo o significado de “habitação”, para tanto, eles recorrem à raiz do verbo “shakhan” que significa “habitar”,

O termo “Shekinah” vem para falar sobre da manifestação da presença de Deus e de Sua glória no meio do seu povo, especificamente da manifestação visível de Sua presença, como aconteceu algumas vezes no Antigo Testamento como, por exemplo, na nuvem de gloria no santuário (Êxodo 40.34-38) ou na própria primeira vinda de Jesus (manifestação em carne de Deus).

As controvérsias da palavra Shekinah

Alguns afirmam que a palavra Shekinah é uma heresia, pois se refere a um aspecto feminino de Deus e outros defendem que seria o nome de uma antiga deusa pagã ou ainda que esteja relacionada a outras figuras malignas que aparecem nas antigas lendas judaicas, porém não há uma comprovação especifica para tais afirmações.

Shekinah

Para exegetas o termo foi usado para se referir à manifestação da glória de Deus. O conselho é: se depois de ler isso você se sente confortável para continuar clamando assim, siga. Na dúvida, deixe de lado e busque outros termos para adorar e orar ao Senhor Deus buscando a Sua presença.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.