Início » Significados Bíblicos » O que é Jugo? O que Significa Jugo Desigual?

O que é Jugo? O que Significa Jugo Desigual?

Tradução literal disponível nos dicionários: “Peça de madeira usada para atrelar bois a carroça ou arado, canga, parelha de bois”. 

significado-jugo-desigual

Jesus Fala sobre o Jugo

Jesus disse:

“Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso; Tomai vosso lugar em minha canga e aprendei de mim, porque sou amável e humilde de coração, e assim acharei descanso para as vossas almas; Pois meu jugo é bom e minha carga é leve” – Mateus 11.28-30.

Nesse momento Jesus aponta para a canga dos bois, exemplificando melhor, uma trave de madeira robusta, quase sempre ocupada por dois animais, colocados lado a lado, presos pelo pescoço e ligados ao arado ou carro que deveriam puxar.

Jesus considerou sua canga (a sua cruz que quem quiser segui-lo deve levar e que Ele próprio levou), boa e seu fardo leve, não sendo pesado de carregar e chegar com ele até o destino final (completando a carreira proposta para cada um de nós).

As pessoas estavam cansadas das rigorosas regras impostas para o sofrimento e tortura, regras essas que ninguém em sã consciência era capaz de cumprir, sendo assim Ele gentilmente fez essa proposta: Vinde a mim!

Jesus é o seu amor! Para alcançar o verdadeiro descanso temos que tomar o nosso lugar ao lado de Jesus e partilhar da sua canga que não é um instrumento de tormento, mas um meio, no mínimo, cômodo de levar mais carga com menos esforço, evitando o sofrimento das antigas cordas amarradas no pescoço e aprendendo d’Ele.

Jesus estava dizendo: “Então, faz assim: ‘Eu vou segurar de um lado e você segura de outro, então tome o seu lugar na minha canga, Eu quero te ajudar e repartir as minhas forças com vocês”. Ai sim é possível. N’Ele é possível.

Tudo o que há em Deus nos termos das suas características estava sendo apresentado por Jesus e oferecido para quem quisesse experimentar, partilhando com ele da alegria e da dor, da sua canga, algo é certo: encontraria descanso para o coração. 

O Jugo Desigual

Em 2ª Coríntios 6.11-18, o apóstolo Paulo faz uma exortação a uma vida santa, dizendo assim: “Ó, irmãos em Corinto, temos falado francamente convosco, com nosso coração aberto! Nosso amor fraternal por vós não está restrito, contudo, vós tendes limitado vosso afeto para conosco.

Em termos de justa retribuição, vos falo como aos filhos, abri, pois, também os vossos corações; Jamais vos coloqueis em jugo desigual com os descrentes. Pois o que há de comum entre a justiça e a injustiça? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que parceria pode se estabelecer entre o crente e o incrédulo? E que acordo pode existir entre o templo de Deus e os ídolos? Porquanto somos santuário do Deus vivo.

Como declarou o próprio Senhor: ‘Habitarei neles e entre eles caminharei, serei o seu Deus, e eles serão meu povo’; Portanto, ‘sai do meio deles e separai-vos, diz o Senhor, e não toqueis em nada que seja impuro, e Eu vos receberei. Serei para vós Pai e sereis para mim filhos e filhas’, diz o Senhor Todo-Poderoso!”.

Pessoas no tempo têm usado dessa frase dita pelo apóstolo Paulo: “jamais vos coloqueis em jugo desigual” para justificar aos jovens cristãos que esses não devem namorar, noivas e casar com pessoas que não professam da mesma fé e consequentemente não trilham o caminho cristão, contudo o sentido da frase é muito mais amplo do que apenas “isso”.

Os inimigos de Paulo estavam tentando jogar os corintos contra ele com a justificativa que o apóstolo era desprovido de real fraternidade para com eles, por isso podemos observar que logo no inicio Paulo faz questão de enfatizar palavras que negam essa “inverdade”, por exemplo, dizendo que “vos falo como aos filhos”.

Paulo está nesse momento preocupado e exortando aos de Corinto para que não sejam seduzidos e enganados por falsos mestres e uma vez enganados sejam levados a pratica do pecado, por isso uma exortação à uma vida santa e um relacionamento intimo com Deus: “Serei para vós Pai e sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor”.

Deus sempre buscou no passado, continua buscando no presente e continuará buscando no futuro ter e manter um relacionamento pessoal com a sua principal criação. Esse relacionamento começa aqui e se concretizará no dia da glorificação pela “comunhão completa”, pois assim O conheceremos como somos conhecidos (1ª Coríntios 13.12).

Proibição da mistura da Fé

Por este motivo o apóstolo faz a proibição das “misturas da fé”, como por exemplo, perguntando: Que harmonia há entre Cristo e Satanás (Belial)? Se eles se submetessem aos ensinos dos tais pregadores, se apegariam a um jugo desigual, pois eles não pregavam o que vem de Cristo, portanto a comunhão que havia nesse santo relacionamento seria prejudicada e desfeita.

Paulo adverte, além de afirmar que não há comunhão “luz e trevas”, “justiça e injustiça”, “crente e incrédulo”, que eles não devem voltar a prática de adoração à ídolos, pois agora são Santuário do Deus Vivo (templos do Espírito Santo).

Temos uma aliança com Deus e por isso não é concebível que seja estabelecido qualquer tipo de aliança com pessoas que vivem sem o Espírito de Deus e por isso na escuridão, pois quem não está n’Ele está em trevas. É impossível carregar “o jugo” ao lado de alguém que não está no mesmo propósito, que não está caminhando para o mesmo destino e que professam outras “verdades” que não são as verdades do evangelho. 

O Convite Final

Não estar sob o jugo desigual não significa que o “outro boi” deve ser ignorado por você, mas significa que o mesmo convite feito por Jesus que você também ouviu, deve ser feito para ele: “Vinde e vamos experimentar de Deus, compartilhar d’Ele e com Ele, pois só n’Ele é possível viver bem e chegar vitorioso no destino final, a saber: alcançar a vida eterna no céu”.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.