Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Perguntas » Os Atributos de Deus

Os Atributos de Deus

Segundo o dicionário da língua portuguesa, atributo significa, entre outros: “o que é próprio, característicos de algo ou alguém, particularidade, característica positiva”.

Nesse artigo nós temos o desafio de escrever sobre os atributos de Deus, ou seja, aquilo que é próprio Dele, suas características e particularidades.

Contudo, uma pergunta deve ser levantada logo no inicio: Como defini-lo completamente e expressar o tamanho de Sua grandeza? Certamente passaríamos toda a eternidade tentando defini-lo e ainda assim não conseguiríamos, pois Ele é maior do que a própria definição.

Atributos-de-Deus

Atributos de Deus

Aqui nós iremos relacionar numericamente quinze de seus atributos revelados pela Sua Santa Palavra:

1 – O Deus Trino

Eternamente existente. Ele é o Eterno revelado como Pai, Filho e Espírito. No batismo do Deus Filho, o Senhor Jesus, nas águas do rio realizado por João Batista, podemos contemplar a manifestação da trindade em um único momento: o Filho está na água, o Pai fala do céu e o Espírito Santo na forma de pomba vem sobre Ele (João 4.32-34). Desde a criação em Gênesis, os três já existiam e sempre serão.

2 – Deus é Eterno

“Antes que se originassem os montes e formasses o universo e a terra, de eternidade a eternidade, tu és Deus” – Salmo 90.2.

Não há inicio e não há fim, para sempre Ele É.

3 – Deus é O Criador

“No principio criou Deus o céu e a terra” (Gênesis 1.1).

Todas as coisas foram criadas por ordem Dele e conforme a sua vontade, qualquer outra teoria não passa de inverdades.

4 – Deus é Amor

“Porquanto Deus é amor” (1ª João 4.8).

Deus não somente possuí o amor, mas como João afirma: Deus é o Amor. O Amor mais forte do que a morte, o Amor que ofertou o seu único filho para reconciliar o mundo perdido em seus próprios pecados com Ele e oferecer gratuitamente pela fé a oportunidade de vida eterna (João 3.16).

5 – Deus é Perdoador

“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de toda a injustiça” (1ª João 1.9).

Todos nós pecamos e destituídos estávamos da presença de Deus, mas como Ele é Amor, Ele é o Amor que perdoa e nos faz viver novos começos. Só Ele pode perdoar os nossos pecados e nos da nova vida.

6 – Deus é Santo

“Cada um desses seres tinha seis asas e eram repletos de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite proclamavam sem cessar: ‘Santo, santo, santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, Aquele que era, que é e que há de vir” (Apocalipse 4.8).

Deus é Santo e nada pode mudar essa realidade e verdade. O seu trono é de santidade incomparável.

7 – Deus é Fiel

“Mas se somos infiéis, Ele, entretanto, permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo” (2º Timóteo 2.13).

Costumo dizer: “Na aliança que temos com Deus, Ele é a parte fiel e nós somos a parte que sempre carrega a tendência da infidelidade”. Deus é fiel, Ele é assim e nada pode mudar a sua essência, nem mesmo quando nós o decepcionamos e infelizmente não são poucas as vezes que causamos tristezas em Seu coração.

8 – Deus é Bom

“Porquanto o Senhor é bom e seu amor leal dura para sempre, sua fidelidade acompanha todas as gerações” (Salmos 100.5).

Jesus disse: O Pai é bom (Marcos 10.18) e por ser bom Ele sabe o que é melhor para cada um de nós.

A nossa história está escrita por sua bondade, confie e descanse nessa verdade.

9 – Deus é Misericordioso

“Ao único que realiza grandes maravilhas. A sua misericórdia dura para sempre” (Salmos 136.4).

O reino de Deus é firmado em Sua misericórdia, pois elas são as causas de não sermos consumidos, bem como renovam-se em todas as manhãs (Lamentações 3.22-23).

10 – Deus é Paciente

“Entretanto, o Eterno demora demais para se irar, é paciente e longânime, mas seu poder é incalculável” (Naum 1.3a).

Imagina se Deus desistisse de nós como muitas vezes nós pensamos em desistir da caminhada com Ele ou como muitas vezes desistimos das pessoas? Ele é paciente e aguarda nossas atitudes de entrega dia após dia.

11 – Deus é Onipresente

“Para onde poderia eu fugir do teu Espírito? Para onde poderia correr e escapar da tua presença? Se eu escalar o céu, ai estás, se me lançar sobre o leito da mais profunda sepultura, igualmente ai estas. Se eu me apossar das asas da alvorada e for morar nos confins do mar, também ai a tua mão me conduz, tua destra me ampara” (Salmo 139.7-10).

Ele está em todos os lugares, observa tudo e todos, bem como nada pode passar sem ser notado por seu olhar.

12- Deus é Onisciente

“Ele fixa o número das estrelas, a cada um dá um nome” (Salmo 147.4).

Seu conhecimento é infinito sobre todas as coisas, absoluto e pleno em sua capacidade e inteligência, conhece o que ninguém mais conhece.

13 – Deus é Onipotente

“Eu Sou o Alfa e o Ômega, declara o Eterno, Aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 1.8).

O “sim e o não” está em Suas mãos. É Ele quem dá a ordem para a vida e para a morte. A cura e a ressurreição pertencem a Ele. Ninguém pode resisti-lo.

14 – Deus é Imutável

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há oscilação como se vê nas nuvens inconstantes” (Tiago 1.17).

Ele não muda, é o mesmo ontem, hoje e será para sempre.

15 – Deus é Unidade

“Para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em mim e Eu em Ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste” (João 17.21).

Desde o inicio Ele é comunidade habitando em família, a saber, o Pai, o Filho e o Espírito. Ele criou o homem para relacionar-se com Ele e uns com os outros e seu projeto original não mudou: Ele deseja se relacionar conosco, só precisamos entregar as nossas vidas em suas mãos e viver Nele, em seu eterno amor.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Veja como esses jovens conseguiram Memorizar toda a Bíblia


Você Também pode