Início » Oração → Orações Poderosas » Oração da manhã: Orações cristãs para Iniciar o dia

Oração da manhã: Orações cristãs para Iniciar o dia

Como você tem começado suas manhãs? Você deseja começar seu dia com uma oração matinal? A melhor coisa é começar o dia agradecendo, falando com Aquele que nos dá o fôlego de Vida. Todos que tem fé sabem que nós devemos estar em sintonia com o sagrado.

Existem vários meios de se fazer uma oração da manhã. Os cristãos buscam fundamentar suas preces matinais baseados nos ensinamentos bíblicos. Seja evangélico ou católico, aqueles que creem na bíblia, buscam nas Escrituras a inspiração para começar o dia em sintonia com o Criador.

Nesse artigos falaremos sobre como é a oração da manhã evangélica. Também veremos como é a oração da manhã católica.  E por fim conheceremos algumas orações da manhã bíblicas.

oração-da-manhã

Oração da Manhã Evangélica

Não existe segredo para se começar o dia com uma oração da manhã ao Deus Pai. Para os evangélicos a oração da manhã não é uma mera repetição de palavras. Também não consiste em entoar mantras. Nada mais é, do que um diálogo inicial com o Pai Celestial. Geralmente é algo espontâneo e pessoal.

Mesmo sendo algo espontâneo, a oração da manhã evangélica pode seguir um estrutura padrão. Esse modelo é inspirado na oração bíblica do Pai Nosso. Então a oração matinal acontece mais ou menos do seguinte modo:

  • Inicia-se com um momento de adoração a Deus. Exaltando suas qualidades e soberania.
  • No segundo momento um reconhecimento de nossa submissão a Deus. Um momento de entrega da sua vida e dia para que a vontade Dele reine.
  • Depois é feito um momento de agradecimento, por tudo que Deus já fez. Pelos livramentos, inclusive enquanto você dorme.
  • Em um outro momento é feito um reconhecimento de suas falhas e pedidos de perdão, caso ache necessário.
  • Em seguida você pode fazer alguns pedidos, por sua vida e pela de outras pessoas.
  • E sempre finaliza agradecendo e exaltando a Deus. Sempre grato por mais uma oportunidade de falar com ele.

Esse roteiro de oração da manhã geralmente é feita pelos evangélicos. Nem sempre segue exatamente essa ordem. Porém todos esses elementos citados como adoração, agradecimento, arrependimento e pedidos aparecem nas orações.

O interessante nessa oração é você ser espontâneo. Falar o que vem ao seu coração. Sempre com sinceridade, honestidade de forma natural. É uma conversa com o Deus que te ama e irá está contigo durante todo o restante do dia.

Oração da Manhã Católica

Não há uma grande diferença entre a oração da manhã católica e a evangélica. Na verdade apesar de algumas diferenças de crenças e liturgias, a base central da fé de ambos é a mesma – cristã.

Assim como os evangélicos os católicos também iniciam seu dia com orações a Deus pelo dia. A única diferença é que alguns católicos iniciam o dia com orações recitadas. Eles já tem uma oração matinal pronta e decorada e iniciam o dia com essa prece.

Mas muitos assim como os evangélicos fazem também orações espontâneas na estrutura que citamos anteriormente.

Os cristãos usam como base e inspiração para suas orações da manhã as Sagradas Escrituras. Por isso também é interessante conhecer algumas orações da manhã presentes na bíblia sagrada.

Oração de proteção
Orações

Oração da Manhã Bíblica

Uma ótima forma de se iniciar suas preces matinais é recitando textos da bíblia. Você pode usar como início da oração da manhã salmos, ou orações presentes nas Escrituras. O modelo de oração mais conhecido é o que foi ensinado por Jesus, o Pai Nosso.

“Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém” (Mateus 6:9-13)

Também encontramos no Salmo 5, uma bem estruturada oração matinal, que foi escrita para ser entoada pelos levitas.

“Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor, atende à minha meditação.
Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei.
Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.
Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal.
Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.
Destruirás aqueles que falam a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.
Porém eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo.
Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; endireita diante de mim o teu caminho.
Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.
Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se rebelaram contra ti.
Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.
Pois tu, Senhor, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo.”
(Salmo 5)

Seja uma oração espontânea, ou preces prontas, ou recitação de orações bíblicas a oração da manhã é de extrema importância para aqueles que tem fé em Deus.

Por isso não deixe de iniciar seu dia agradecendo e entregando ao Deus Pai sua vida, seu dia e suas expectativas. Se fizer crendo, você terá mais força para enfrentar as lutas do dia-a-dia.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.