Início » Oração → Orações Poderosas » Oração do Pai Nosso

Oração do Pai Nosso

Leia todo esse artigo para aprender o Pai Nosso e se aprofundar na oração mais usada no mundo.

“Pai Nosso que estais nos Céus,

Santificado seja o vosso Nome,

Venha a nós o vosso Reino,

Seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos daí hoje,

Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido,

E não nos deixeis cair em tentação,

Mas livrai-nos do Mal. Amém”

O Pai Nosso é a oração cristã mais conhecida no mundo. Alguns até a chamam de oração universal, pois é recitada por pessoas de diversos credos. Se um dia você participar de algumas oração ecumênica, com integrantes de diferentes religiões, perceberá que ela é feita com a recitação do Pai Nosso.

Para entender melhor sobre essa oração tão especial e conhecida, é preciso entender sua origem.  Para isso é necessário entender o fundamento bíblico dessa oração. Entender que é uma oração que não consiste em um simples texto para ser repetido.

Continue lendo e conheça a importância da oração do Pai Nosso na Bíblia. Também aprenderá a oração do Pai Nosso em hebraico.

oração-do-pai-nosso

Oração do Pai nosso na Bíblia

A oração do Pai nosso na Bíblia se apresenta como um ensinamento de Jesus durante o sermão da montanha. Jesus no capítulo 5 de Mateus inicia uma série de ensinos sobre o reino de Deus e sobre o testemunho humano.

No capítulo 6 ele dá continuidade aos seus ensinos, falando sobre a prática religiosa. Ele faz uma advertência ao modelo de oração dos gentios que utilizavam de vãs repetições, uma referência aos pedidos que os pagãos faziam aos deuses. Por isso ele orienta a seguir modelo que ele deixou, o Pai Nosso.

Essa oração é estruturada com elementos essenciais para uma boa relação com criador. Ao analisarmos podemos perceber que é um modelo que pode ser usado em qualquer momento de oração. Se você observar a oração do pai nosso segue a seguinte ordem:

  • Adoração e reconhecimento do amor e soberania divina – Pai Nosso que estás no céu, santificado seja o vosso nome…
  • Submissão e aceitação da vontade de Deus – Venha nós o teu Reino seja feita a sua vontade, assim na terra como no céu…
  • Reconhecimento da providência divina diária. Entendendo que é Deus quem garante a provisão de alimento, ou os meios para consegui-lo (trabalho) – Pão nosso de cada dia nos daí hoje…
  • Arrependimento, pedido de perdão e liberação de perdão. O perdão é uma das forças mais libertadoras a bíblia apresenta – Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido…
  • Pedidos em geral: livramentos, necessidades… Isso é feito para você e outras pessoas caso queria – E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.

A oração do pai Nosso é recitada em vários idiomas antigos. Os mais usados na tradição cristã são o latim e os idiomas bíblicos hebraico e grego. Conheçamos agora essas oração do Pai Nosso se apresentou na Tradição cristã.

Oração do pai nosso em Hebraico

O Novo testamento foi escrito em grego, porém o Pai Nosso foi originalmente escrito em aramaico. O aramaico era um idioma falado na época de Jesus. Portanto caso você queira recitar esse texto em hebraico bíblico segue o texto de Mateus 6:9-13 traduzido para o hebraico.

Portanto, vós orareis assim: pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.

לָכֵן כֹּה תִתְפַּלָּלוּ אָבִינוּ שֶׁבַּשָׁמַיִם יִתְקַדַּשׁ שְׁמֶךָ

LÅKHEN KOH TITËPALÅLU ÅVYNU SHEBASHÅMAYM YTËQADASH SHËMEKHA

“O pão nosso de cada dia nos dá hoje.”

אֶת- לֶחֶם חֻקֵּנוּ תֵּן- לָנוּ הַיּוֹם

ET-LECHEM CHUQENU TEN-LÅNU HAYOM

“E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.”

וּמְחַל- לָנוּ עַל- חֹבוֹתֵינוּ כַּאֲשֶׁר מָחַלְנוּ גַּם- אֲנַחְנוּ לְחַיָּבֵינוּ

UMËCHAL-LÅNU AL-CHOVOTEYNU KAASHER MÅCHALËNU GAM-ANACHËNU LËCHAYÅVEYNU

“E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; Amém.”

וְאַל- תְּבִיאֵנוּ לִידֵי נִסָּיוֹן כִּי אִם- תְּחַלְּצֵנוּ מִן- הָרָע

VËAL-TËVYENU LYDEY NISÅYON KY IM-TËCHALËTSENU MIN-HÅRÅ ÅMEN

Não importa se em hebraico ou em português a oração do pai nosso é de extrema importância. Está presente em todas as culturas que sofreu influência do cristianismo. Por isso aprender sobre essa oração é sempre bom e útil. Torne essa oração e seus ensinamentos parte de seu de sua vida.

Veja Também 
Oração de Agradecimento

 

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.