Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!
Início » Significados » O que Significa Galileu?

O que Significa Galileu?

Um Galileu pode ser definido como uma pessoa nativa ou habitante da região da Galileia, que ficava separada da Judéia em aproximadamente 100 quilômetros.

Estudiosos afirmam ainda que ser chamado de Galileu podia ser referência ao tipo de linha cultural de uma pessoa no que diz respeito aos costumes e pratica, além do mais, um Galileu possuía características de uma pessoa carregada de simplicidade, generosidade e honestidade.

Segundo o historiador Flavio Josefo, os galileus também eram conhecidos como insurgentes (aquele que se rebela contra algo).

significado-galileu

Jesus, o Galileu.

Vemos essa expressão no Novo Testamento Bíblico, Jesus recebeu o nome de Galileu, pois apesar de ter nascido em Belém, cidade de Davi (Lucas 2.4-7), foi criado em Nazaré, na Galileia (Lucas 2.39), por isso também foi chamado de Nazareno (Mateus 2.23).

Os apóstolos de Jesus eram Galileus

Todos os apóstolos de Jesus, exceto Judas, eram galileus:

“Que lhes comunicaram: ‘Homens galileus, por que estais contemplando as alturas? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado ao céu, retornará do mesmo modo como o viste subir”. – Atos 1.11.

O Pedro foi explicitamente reconhecido e titulado como Galileu na cena em que ele nega Jesus: “Porém, uma vez mais, ele o negou. E, pouco tempo mais tarde, os que estavam sentados ali perto identificaram Pedro: ‘Com toda a certeza, tu és um deles, pois é Galileu também” – Marcos 14.70.

Esclarecimento sobre Judas

Em Atos há um Judas declarado Galileu: “Depois dele, na época do recenseamento, apareceu Judas, o Galileu, que liderou um grupo revolucionário. Ele da mesma forma foi morto, e todos os seus companheiros de espalharam” – 5.37. Mas o Judas aqui referido não é o Iscariotes.

O Judas Iscariotes nasceu em Kerioth na região da Judeia. O Judas citado aqui é o filho de Ezequias, oriundo da Galileia.

Veja também → Melhor bíblia de estudos

O preconceito dos Judeus com os Galileus

Na época de Jesus, alguns afirmam que havia em certo preconceito dos judeus com os galileus exatamente por suas características: “Então, muitos dentre a multidão, quando ouviram essas palavras, disseram: ‘Verdadeiramente este é o Profeta’. Outros concluíram: ‘Este é o Messias’. Mas, alguns divergiam: ‘Como pode Cristo vir da Galileia?” – João 7.40-41.

Mais Vistos Nos Últimos Dias

Aprender a Bíblia? Veja Isso

Copyright© 2014-2018 | Projeto Gospel. Todos os direitos reservados

Quer Memorizar centenas de Versículos Bíblicos Com Facilidade?

Clique no Botão Laranja Abaixo e Cadastre Seu Email
para conhecer os detalhes desse Incrível método.