Início » Histórias da Bíblia » Quem era Nicodemos? Veja Quem foi Nicodemos

Quem era Nicodemos? Veja Quem foi Nicodemos

Fariseu e autoridade entre o povo judeu, Nicodemos interessava-se pelos ensinamentos de Jesus, o acompanhou em sua vida, tanto que ajudou a sepultá-lo, porém não há registro na bíblia de sua conversão.

quem-foi-nicodemos

Jesus e Nicodemos

Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais milagrosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele (João 3:1-2)”.

Podemos perceber que foram os milagres que levaram Nicodemos à Jesus. Em sua visita, o Senhor disse ao fariseu que ele precisaria nascer de novo para entrar no céu.

Nicodemos indagou Jesus sobre como poderia nascer novamente se um homem não poderia entrar na barriga de sua mãe. O Senhor respondeu que seria necessário renascer seu espírito. Vale ressaltar que os judeus não acreditavam em reencarnação, por isso do estranhamento do fariseu.

Na visita ainda, Jesus profetizou sobre a morte de Nicodemos, afirmando que a mesma traria salvação a quem visse.

Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna (João 3:14-15).”

Defesa

A visita relatada acima não foi o único encontro dos dois. Em outra ocasião, quando os chefes dos sacerdotes e fariseus queriam prender Jesus, Nicodemos o defendeu.

O fariseu pedia que ouvissem o que Jesus tinha a dizer antes de condená-lo. Mas os outros homens estavam com inveja do Senhor e acusaram Nicodemos de ser um ignorante da Galileia.

Na morte de Jesus, Nicodemos ajudou José de Arimatéia a sepultar seu corpo. Ele ainda levou uma grande quantidade de perfume para ungir o corpo. Isso mostrou a grande consideração que ele nutria pelo Senhor.

Aprendendo com a Vida de Nicodemos

Com as atitudes de Nicodemos é possível evidenciar três características que servem de exemplo para todos nós.

  • Humildade: Mesmo sendo um grande líder e conhecer muitas coisas, Nicodemos teve dificuldade em compreender os ensinamentos do Senhor, para tanto procuro-o para aprender e admitiu não entender.
  • Compreender: Nicodemos ouviu Jesus e quis conhecer a sua verdade, a verdade de suas palavras.
  • Coragem: Ele enfrentou seus próximos para defender Jesus mesmo não sendo um de seus seguidores.

Nicodemos Foi Convertido?

Não há relatos na bíblia que contem se Nicodemos foi ou não convertido. Há alguns estudiosos e religiosos que afirmam que o fariseu tornou-se um cristão e foi batizado por Pedro e João.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.