Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada

Início » Significados Bíblicos » O que é Pomba Gira?

O que é Pomba Gira?

Pomba gira é uma entidade espiritual bastante conhecida na umbanda, religião brasileira existente desde o inicio do século XIX.

A pomba gira é tida como uma figura forte do sexo feminino, suas roupas são extravagantes como saias rodadas e rendas com cores predominantes no preto e vermelho, além de assessórios.

o-que-é-pomba-gira

Sua invocação acontece por meio de médiuns em terreiros de umbanda, as oferendas oferecidas a essa entidade, além de bebidas alcoólicas, estão associadas a elementos usados por mulheres, por exemplo: maquiagens, batons, etc.

A invocação da pomba gira geralmente acontece para a busca de conselhos ligados a questões do coração – amor e relacionamentos. Apesar de pessoas a buscarem para outras questões da vida cotidiana também.

Entende-se que seus conselhos alcançam o coração do seu público, mas que essa entidade se revela conhecedora de intimidades profundas de seus adeptos permitindo-se tocar em todos eles (obviamente porque os adeptos se permitem a tal ação).

Dizem que essa entidade adora dançar, carrega consigo a vaidade, a sensualidade, o amor e a liberação feminina oposicionista a todo machismo. Um espírito de luxuria que está “assentado no trono do prazer” ligado aos estímulos e desejos carnais.

Explica-se ainda que, nessa religião, as entidades são pessoas que já viveram no passado e agora se encarnam para ajudar os humanos nessa geração.

A pomba gira manifesta-se com diversos outros nomes de entidades, entre eles: Maria Padilha, Sete Encruzilhadas, Menina e Maria Mulambo.

Significado de Pomba Gira

O significado de seu nome carrega controvérsias e nos sites ligados a umbanda pouca ênfase é dada ao nome ao contrário de suas características que são bastante abordadas.

Uma tradução aceitável do simples português traz o significado de “mulher bonita” associando que, por se tratar de uma reencarnação, como dizem, a mulher que viveu no passado e hoje voltou na forma de entidade carregava formosura, além de ser ligada a prostituição, por isso toda essa bagagem (explicada acima).
Veja Também →  A Mulher do Fluxo de Sangue

Conclusão sobre Pomba Gira

Até aqui temos falado da pomba gira como “entidade espiritual” em respeito aos adeptos da umbanda, pois vivemos num país de diversidade e laico por direito constituído, contudo o cristianismo, em especial, o “evangélico” entende que a pomba gira não passa de demônios que buscam enganar pessoas e mantê-las sobre o jugo das trevas com a falsa promessa de ajuda, pois a missão do inferno é roubar, matar e destruir (João 10.10).

O cristianismo se opõe inclusive a ideia de reencarnação por entender que uma vez só haverá a morte para todos os seres humanos, bem como nenhum pode encarnar-se e voltar a viver: “e assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois disso o Juízo” (Hebreus 9.27).

O apostolo Paulo ainda se colocará contra todos os desejos carnais pecaminosos, como a bebedice e imoralidade sexual, características da pomba gira, dizendo que os seus praticantes não terão parte no reino dos céus (Gálatas 5.19.21).

Com respeito, afirmamos: prefira ficar com as orientações da Palavra de Deus (Bíblia).

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana