Início » Significados Bíblicos » O que é Ética Cristã?

O que é Ética Cristã?

Uma coisa que todos deveríamos ter mas nem todos tem a consciência de pensar, Ética Cristã.

o-que-é-ética-cristã

A Definição da Palavra Ética…

Uma das melhores fontes para construirmos um caminho de definição de uma palavra e tudo o que ela vem a representar é buscar o seu significado nos dicionários. A definição da palavra “ética”, segundo o dicionário da língua portuguesa, é:

parte da filosofia responsável pela investigação que motivam, distorcem, disciplinam e orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

É um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um individuo, de um grupo social ou de uma sociedade.

Portanto, basicamente quando tratamos sobre ética estamos cuidando de assuntos relacionados ao “comportamento, caráter, conduta” de um individuo na vida que são expressões dos seus “valores morais e fundamentos internos, princípios, essência”. A ética, portanto, direciona a conduta das pessoas.

A palavra ética vem do grego “ethos” que resumidamente significa “modo de ser” ou mesmo “caráter”.

Para exemplificarmos a definição vejamos um exemplo – No campo profissional há vários tipos de códigos de ética para as mais diversas profissões. No Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros há vários artigos anexados, um deles diz assim: “O compromisso fundamental do jornalista é com as verdades dos fatos e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação” (7º artigo), ou seja, há um “valor, fundamento, principio e essência” que orienta como o profissional dessa área deve se “comportar, conduzir, proceder”.

No caso do artigo mencionado aqui fala que todas as informações divulgadas devem ser apuradas e minunciosamente investigadas para que a realidade dos fatos sejam “precisas e objetivas” não permitindo valer-se de boatos ou do famoso e perigoso “me disseram”. Fontes sim. Boatos não. Desse valor parte também a campanha de combate ao “Fake News”.

Ética Cristã

Depois de entendermos o que significa “ética” entramos ao tema para falarmos sobre “ética cristã”. Ouvi por diversas vezes pessoas dizerem que não existe “ética cristã”, pois “ética é ética”, mas eu discordo dessa afirmação, pois assim como nas mais diversas áreas há “valores morais, fundamentos internos, princípios e essência” que definem o “comportamento, caráter e conduta”, o cristianismo tem os seus “valores, fundamentos, princípios e essência” imutáveis e inegociáveis que são base para a “expressão de vida” no “comportamento, caráter e conduta” de todos aqueles que entregam sua vida a Jesus e decidem percorrer o caminho cristão rumo ao céu.

Resumidamente “ética cristã” está relacionada aquele que é “seguidor da doutrina de Cristo” e dos “princípios fundamentados na Palavra de Deus”, ou seja, os “valores morais, fundamentos internos, princípios e essência” estão unicamente baseados na Palavra de Deus e a Santa Palavra define o “comportamento, caráter e conduta”.

E a pergunta é: “Como seguir a Palavra de Deus. Portanto, como traduzir essa ética cristã”? Comece olhando para os quatro evangelhos que iniciam o Novo Testamento do cânon bíblico, a saber – Mateus, Marcos, Lucas e João, e extraia os ensinamentos que Jesus não apenas ensinou na teoria, mas exemplificou na prática: Os rabinos antigos tinham um ditado para os meninos que eram seus discípulos: ‘Cubram-se com a poeira dos pés de seu rabino’.

Um discípulo deveria seguir seu mestre tão de perto, andando bem atrás dele, a ponto de, ao final do dia, estar coberto com a poeira dos pés do rabino. O que os rabinos queriam dizer é o seguinte:

‘Observem atentamente, ouça com atenção tudo o que seu mestre diz, não perca nenhum detalhe da vida de seu mestre, porque ele, o seu rabino, é o modelo de homem que você está se tornado’.

Seguir a Jesus implica prestar atenção nele, olhar atentamente para tudo o que ele faz, ouvir o que ele diz, perceber os milagres que ele realiza, imaginar e dar atenção à maneira como Jesus se relaciona com o Pai, como fala com ele, porque a grande ambição de um discípulo é ser igual ao seu mestre. Essa é a nossa grande ambição: tornar-nos pessoas iguais a Jesus”, escreveu Ed René Kivitz em seu livro “Talmidim, o passo a passo de Jesus.

Essa é a essência da ética cristã, ser como Jesus, fazer o que Ele fez seguindo o que Ele ensinou.

10 Pontos Importantes da Ética Cristã…

Se a ética cristã está pautada em seguir “a doutrina de Cristo” e dar valor aos “princípios fundamentos a Palavra de Deus”, vejamos alguns pontos que sustentam e baseiam os “valores, fundamentos, princípios e essência” dessa ética:

1 Ponto – Ser pobre de espírito e humilde amando a Deus sobre todas as coisas, conhecendo suas limitações e fraquezas, e reconhecendo que sem a graça do Senhor é impossível viver essa ética (Mateus 5.3; 5.5; 22.37-38).

2 Ponto – O segundo dos maiores mandamentos: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22.39).

3 Ponto – Não dê lugar às obras da carne que são: “imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatrias, feitiçarias, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, divisões, heresias, inveja, embriaguez, orgias e tudo quanto se pareça com essas perversidades”. Aqueles que as pratica não herdarão o Reino de Deus (Gálatas 5.19-21).

4 Ponto – Dê espaço ao Espírito Santo para que Ele opere e transforme gerando o seu Santo Fruto na vida que traz a existência o que há Nele: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas virtudes não há Lei (Gálatas 5.22-23).

5 Ponto – Sejam misericordiosos uns para com os outros, essa uma expressão genuína do amor, bem como sejam pacificadores não incentivando e reproduzindo as discórdias, contendas e brigas, pelo contrário, busquem a paz com todos (Mateus 5.7; 5.9; Romanos 12.18).

6 Ponto – Sejam os que choram uns com os outros e uns pelos outros, bem como os que tem fome e sede de justiça porque esses certamente serão consolados e fartos (Mateus 5.4; 5.6; Romanos 12.15).

7 Ponto – Sejam limpos de coração e caminhem numa vida de santidade, pois sem a santificação ninguém verá a Deus, Sua Voz se torna inaudível e a comunhão é totalmente prejudicada. Sede santo porque Ele é Santo e fomos chamados a santidade e para ser a diferença no mundo que está em caos e sem valores definidos (Mateus 5.8; Hebreus 12.14; 1ª Pedro 1.16; Mateus 5.13-16).

8 Ponto – Se alegrem quando sofrerem perseguição por causa da justiça, bem como vos insultarem e mentindo disserem todo mal contra vós, exultai e alegrai pois é esplêndida a recompensa nos céus (Mateus 5.10-12).

09 Ponto – O amor e a prudência ao julgar, pois com o critério com que julgar também será julgado, com a medida que é usada no julgamento, igualmente medirão a cada um de nós. Ele não disse simplesmente para não julgar, só impôs “a mesma régua de justiça para todos”, pois quem não tiver pecado que atire a primeira pedra, ou seja, julguem sim, mas antes de tudo avaliem-se, ai todos os argumentos condenatórios deixam de existir (Mateus 7.1-6; João 8.1-11).

10 Ponto– O descanso na certeza da providencia divina. Não andar ansiosos por coisa alguma, pois Deus cuida das aves do céu que não semeiam, nem colhem e nem armazenam em celeiros, bem como cuida dos lírios dos campos, muito mais cuidará de todos nós, seus filhos, pois Ele sabe exatamente daquilo que nós precisamos diariamente (Mateus 6.25-34).

Conclusão…

A ética cristã é algo possível de se viver porque nós temos um ajudador, o Espírito Santo, que habita em todos que entregam a sua vida a Jesus e é Ele, o Santo Espírito, que nos transforma, na força dele, a cada dia a semelhança de Jesus até que seja Dia Perfeito.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.