Início » Parábolas de Jesus » Parábola do Filho Pródigo

Parábola do Filho Pródigo

Parábolas são pequenas histórias que tem como objetivo nos ensinar algo. A parábola do filho pródigo nos ensina que Deus sempre está pronto para nos perdoar.

parabola-do-filho-prodigo

O Filho Pródigo

A Parábola do filho pródigo é contada no livro de Lucas no capítulo 15:11. E essa parábola nos conta a história de um homem que tinha dois filhos.

Um dia o filho mais novo pediu ao seu pai toda a sua parte da herança para que ele fosse embora viver sua vida. O pai deu a herança e o filho foi embora, gastou todo o seu dinheiro com diversões, amigos, festas, curtiu muito até que seu dinheiro acabou e ele não tinha mais o que comer.

Surgiu a oportunidade para que ele cuidasse dos porcos, animais considerados impuros na época, mas o rapaz aceitou, e de tanta fome que ele sentia, ele desejava poder comer a comida daqueles animais.

Foi nesse momento que ele se lembrou da casa de seu pai, onde até os servos comiam bem, o filho se arrependeu e decidiu voltar para casa pedir perdão para o seu pai e pedir um emprego como servo.

filho-prodigo-historia

O rapaz foi para casa e quando seu pai o viu chegando, ele correu ao seu encontro, o abraçou com muita alegria. Então o filho lhe disse:

Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. (Lucas 15:21). O pai disse aos servos para pegarem um casaco e prepararem uma grande festa pois seu filho estava morto e reviveu, tinha se perdido mas foi achado.

Durante a festa, o irmão mais velho chegou e ficou muito zangado, chamou seu pai e disse que sempre faz todo o trabalho difícil e não recebe nada em troca, e seu irmão que foi um irresponsável, fez tudo de errado recebia uma grande festa. Seu pai o explicou que era como se o irmão mais novo estivesse morto e reviveu, que estavam celebrando sua volta e não seus erros. 

O significado da Parábola do Filho Pródigo

Deus é o nosso pai, e quando nós pecamos somos como o filho pródigo que saímos perto do nosso Pai, nos perdemos e desperdiçamos nossas vidas, assim nos arrependemos e pedimos perdão para Deus, igual o filho pródigo que volta para sua casa

Deus está sempre pronto para nos perdoar, e quando nos arrependemos ele nos recebe com amor, carinho e faz uma grande festa. Ele sempre nos dá uma segunda oportunidade.

Acontece de sermos igual o filho mais velhos, nos sentimos injustiçados quando alguém que para nós não merece, é abençoada por Deus, sentimos que Deus não nos ama e ficamos com inveja. E devemos nos lembrar que Ele nos ama incondicionalmente e que nos ama não pelas coisas que fazemos por Ele e sim porque somos seus filhos.

Essa parábola mostra que Deus nos ama independente dos nossos erros e que está sempre pronto a perdoar quem se arrepende. Deus se alegra quando Seus filhos voltam para Ele.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana