Início » Perguntas » Por que Devemos ir a Igreja?

Por que Devemos ir a Igreja?

A palavra igreja vem do termo “ekklesia” que significa reuniões comunitárias, assembleias, congregação, ajuntamento público… os gregos, nos tempos apostólicos, tinham o costume de se reunir como uma “igreja” para resolver assuntos relativos a cidade, nesses encontros, democraticamente todos eram ouvidos e falavam, depois de tudo considerado, numa votação a melhor escolha na visão da maioria vencia a questão.

Desde aquele tempo, os cristãos, novos convertidos, semelhantemente eram chamados a se reunir como igreja, mas de uma forma diferente, a igreja tem um cabeça que é Cristo (Colossenses 1.18) e a sua vontade deve sempre prevalecer. Nos reunimos como igreja para celebrar o nosso amor Àquele que nos amou primeiro (1 João 4.19). O culto, encontros na igreja, é para Ele e toda centralidade que não esteja Nele deve ser rejeitada.

porque-devemos-ir-a-igreja

Por que se Reunir ao Lado dos Irmãos em Jesus?

Por que simplesmente assistir cultos online não resolvem? Ou melhor, por que um movimento não deve substituir o outro? Por que há coisas que só acontecem quando a igreja está reunida, por exemplo: Durante a pregação o Espírito Santo move sobrenaturalmente pela vida do pregador para que os irmãos se abracem e através dessa ação uma unção de cura e unidade acontecerá. Só será possível estando presente.

Há também, na comunidade, a oportunidade da comunhão que vai além do evento litúrgico. A comunhão é a chave para uma caminhada bem sucedida, pois “é melhor serem dois do que um” (Eclesiastes 4,9) e “onde se reunirem dois ou três no nome d’Ele, lá Ele estará no meio deles” (Mateus 18.20).

A igreja não somos nós?

Contudo, alguém pode perguntar: a igreja não é cada um de nós, os convertidos a Jesus? Eu respondo que sim! Mas ser igreja diariamente em todos os lugares não anula a necessidade de se reunir como igreja, pois a Palavra sempre vai se referir a nós no plural, vivendo em comunidade, sendo família: “Ou ainda não entendeis que o VOSSO corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em VÓS, o qual tendes da parte de Deus, e que não pertenceis a VÓS mesmos? Pois fostes comprados por alto preço, portanto, glorificai a Deus no vosso próprio corpo” (1 Coríntios 6.19-20).

A igreja é a resposta de Jesus para todo o mundo, pois é na igreja que todas as necessidades são e devem ser supridas. Todos estão conectados ao Único Deus, funcionando cada um, sendo igreja, de uma forma: “Existem diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Existem várias formas de ministérios, mas o Senhor é o mesmo” (1 Coríntios 12.4-5) e “Ora, vós sois o Corpo de Cristo, e cada pessoa entre vós, individualmente, é membro desse Corpo” (1 Coríntios 12.27), bem como a igreja carrega a figura de corpo, entendendo como o Pai valoriza a comunhão: “Assim também nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e cada membro está ligado a todos os outros” (Romanos 12.5).

Vá à igreja

Pode ser que um dia você já tenha se decepcionado com a igreja, mas deixa eu te dizer: que família não tem problema? A igreja é a comunhão de um povo que encontrou em Jesus a graça que todos necessitam e a partir daí buscam viver uma vida como filhos e discípulos amados. Dê uma oportunidade para ser igreja ao lado dos seus semelhantes. Faça um favor para você mesmo: vá à igreja.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.