Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Histórias da Bíblia » A história de Dorcas, Quem foi Dorcas?

A história de Dorcas, Quem foi Dorcas?

Havia em Jope, uma cidade da costa do mediterrâneo, uma discípula chamada Tabita, que traduzido, se diz Dorcas, mulher esta que estava cheia de boas obras. Confira Abaixo a História completo da Dorcas, veja quem foi e as viúvas.

quem-foi-dorcas-historia-completa

História de Dorcas

A história de dorcas está situada em (Atos 9:36-43 …). Dorcas era muito querida por todos que habitavam em sua cidade, pelas obras que Dorcas fazia, Dorcas procurava fazer túnicas e vestidos para as viúvas e necessitados, e para isso não media esforço algum, pois ela tinha um coração piedoso e era uma mulher de boas obras.

Certo dia Dorcas fica muito doente e acaba falecendo, e as pessoas que sabiam das boas obras de Dorcas levaram o seu corpo ao quarto alto.

Os Discípulos sabiam que Pedro estava perto da região de sua cidade e mandaram dois varões em busca de Pedro.

E quando acharam Pedro, levaram-no até o quarto onde estava o corpo de Dorcas. Quando Pedro chegou, havia várias Viúvas em volta de corpo chorando e com os vestidos que Dorcas fazia para elas, todas estavam muito tristes, pois Dorcas era uma mulher de boas obras.

Então Pedro, pediu que todas as viúvas saíssem do quarto, quando todas saíram Pedro se pôs de joelhos e orou e Disse: Tabita, levanta-se, e ela abriu os olhos e Pedro deu a mão para ela e ela se levantou.

E logo depois Pedro chamou os Santos e as viúvas da cidade e mostrou para todos que Dorcas estava viva, e todos da cidade de Jope souberam que uma mulher de boas obras havia ressuscitado no nome de Jesus.

O que aprendemos com Dorcas?

  • Dorcas era uma mulher de Boas obras e fazia tudo que era bom para ajudar o seu próximo: Devemos ajudar ao nosso próximo, mas principalmente amar o nosso próximo, pois foi isso que Jesus o nosso Senhor diz para nós fazermos.
  • Dorcas fazia vestidos para as Viúvas como uma forma de consolo e por isso as viúvas amavam tanto Dorcas : A Bíblia diz em Romanos 12 que devemos chorar com os que choram e se alegram com os que se alegram, devemos sim consolar o nosso próximo, pois somos um só corpo.
  • Havia em volta do corpo de Dorcas muitas viúvas chorando: Dorcas era um exemplo de amor ao próximo, por isso muitas viúvas que foram ajudadas por Dorcas ficaram em volta de seu corpo em luto, devemos ser um exemplo de amor ao próximo, ama sem querer receber algo em troca, pois já ganhamos o maior presente de todos, que foi Jesus e se Jesus nós disse para amar e consolar o nosso próximo , é isso que devemos fazer.

Esse e mais histórias você encontra aqui. Veja A história de Bartimeu

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.