Início » Significados Bíblicos » O que Significa “Seio de Abraão”

O que Significa “Seio de Abraão”

Há muitos anos quando uma pessoa da comunidade cristã passa a “dormir no Senhor”, o pastor responsável envia uma mensagem aos demais membros informando assim: “É com profunda tristeza que venho informa-los o falecimento do(a) querido(a) irmão ‘x’. Seu velório acontecerá ‘tal hora’ seguido do culto de agradecimento por sua vida e sepultamento. Agora, o irmão ‘x’ descansa do Senhor aguardando a ressurreição”.

O termo usado foi “adormecer no Senhor”, uma metáfora a “morte do cristão” e está baseado na colocação do apóstolo Paulo na primeira carta aos Tessalonicenses 4.13:

“Não desejamos, no entanto, irmãos, que sejais ignorantes em relação aos que já dormem no Senhor, para que não vos entristeçais como os outros que não possuem a mesma esperança”.

A morte não é o fim de tudo. A morte, no aspecto de termino e separação de Deus não alcança aqueles que estão salvos em Jesus, que um dia, em vida na terra, receberam e reconheceram a Cristo como Senhor e Salvador, a partir desse momento eles passaram a ser habitados pelo Espírito Santo e numa vida Nele, selados que estão e permanecem, garantem a ressurreição e vida eterna.

A vida do cristão jamais se perde ou escapa do cuidado fraterno e fiel de Deus, e mesmo quando esse experimenta a “morte física”, “sua alma não fica vagando para todos os lados”, pelo contrário, ele é conduzido ao lugar de descanso e profunda segurança diante de Deus aguardando a ressurreição e restauração completa unido ao arrebatamento dos que estiverem vivos para assim receber seu galardão eterno e morar na casa que está preparada, a vida eterna no céu…

“porquanto, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, da mesma maneira devemos crer que Deus, por intermédio de Jesus, trará juntamente com Ele os que nele faleceram, afirmamos a todos vós, pela Palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos quando se der o retorno do Senhor, certamente não precederemos os que dormem nele, pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.

senho-de-abraão

Logo em seguida, nós, os que estivermos vivos sobre a terra, seremos arrebatados como eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E, assim, estaremos com Cristo para sempre” (1ª Tessalonicenses 4.14.17).

O Seio de Abraão

O termo “Seio de Abraão” foi usado por Jesus ao contar uma parábola e podemos vê-la no evangelho segundo Lucas 16.19-31. A parábola nos conta que havia dois homens, um rico que usufruía de todas as regalias que as riquezas terrenas podem oferecer e o outro era um mendigo, doente, e que comia das migalhas que porventura viessem a cair da mesa. Veja a parábola do rico e lazaro.

A salvação ou condenação não estavam nas condições de vida de cada um deles, mas no estado do coração de ambos. Ali os dois homens experimentaram a morte, o rico foi para o “Hades – onde estava em tormenta” e Lázaro foi conduzido ao “Seio de Abraão”.

Nesse momento da história Jesus não estava entrando em questões complexas e muito menos tinha a intensão de confundir aos seus ouvintes, no Reino simples do Rei simples, a mensagem estava sendo a mesma: salvação ou condenação, galardão, esperança e consolo.

Estar no “Seio de Abraão” é a condição de “estar junto a alguém”, “posição junto ao…”, essa frase aparece uma vez no Novo Testamento e não é uma colocação costumeiramente usada no restante da Bíblia.

No tempo de Jesus, assim foi na última ceia junto aos discípulos, quando pessoas sentavam à mesa, eles não se sentavam em cadeiras, eles se colocavam sobre travesseiros (ou espécies de almofadas – algo parecido), e essa posição permita que elas pudessem se inclinar e descansar a sua cabeça sobre o peito da pessoa que estava ao seu lado.

Há a ideia de que sentado à mesa com alguém, quem sentava ao lado, estava no seio da pessoa. O contexto era de pessoas inclinadas podendo descansar sobre o ombro ou sobre o peito.

Estar no “Seio de Abraão” é estar no lugar de repouso (o verdadeiro Shabbãth) descanso e refrigério em Deus e é ali para onde vão todos os justos após a morte na terra e ficam aguardando o tão esperado “Dia do Senhor”. É mais do que um lugar.

É uma condição divina que ninguém consegue dimensionar e nenhum dinheiro no mundo pode pagar. Só Jesus pôde e pagou com seu sangue dando-nos o direito de ir um dia para esse lugar de descanso, refrigério e segurança.

Considerações Finais

Nisto também conhecemos o amor de Deus que sendo dono da história resolveu não escondê-la, mas fez questão de revelar aos seus amados para que entendam e anunciem as coisas que aconteceram ou estão por vir. Essa revelação, “Seio de Abraão”, é mais um cuidado d’Ele que vem carregado de esperança e consolo para os “seus filhos amados”.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.