Início » Histórias da Bíblia » História de Bartimeu, o Cego de jerico

História de Bartimeu, o Cego de jerico

Perguntas como quem era o cego de jerico, quem foi o cego Bartimeu, quem foi Bartimeu filho de Timeu, perguntas muito frequentes no meio gospel, então vamos lá, conhecer um pouco mais da história de Bartimeu.

historia-o-cego-de-jerico-bartimeu

História de Bartimeu

A história de Bartimeu relata que ele era um homem mendigo que pairava sobre Jerico, pedindo moedas e sofria com uma grande marca, ele era cego. Muitos interpretavam que ele era cego por resultado de pecados etc. Bartimeu tinha como pai, timeu.

O Cego de Jerico

Estava então Jesus passando por Jericó, e com ele havia uma imensa multidão que caminhavam com cristo, ouvindo seus ensinamentos. Chegando ao final da cidade um cego estava sentado sobre o caminho de Jesus (cego de Jerico).

O cego então ouvindo aquela multidão, reconheceu que Jesus estava a passar por ali, sem pensar duas vezes o cego começa a gritar e clamar para que Deus o ouvisse. “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!”.

Mesmo assim Jesus não ouviu rapidamente, então a multidão que o acompanhava começou a repreende-lo para que ficasse quieto, pois a multidão estava ali para ouvir o senhor. Mas o cego não atendeu o pedido e voltou a gritar com mais força Jesus Jesus, então o senhor pede para que o cego se achegue mais perto.

“Jesus parou e disse: “Chamem-no”. E chamaram o cego: “Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando”. (Marcos 10.49)

Sem pestanejar o cego se levanta tira sua capa e vai até Jesus, que logo lhe disfere uma pergunta “ O que queres que eu te faça? “.

O Cego então com toda fé e confiança diz “ Senhor eu quero enxergar “ . “O que você quer que eu lhe faça? “, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: “Mestre, eu quero ver! ” (Marcos 10.51)

Então Jesus vendo toda fé e força de vontade que aquele homem teve o disse “ Vai a tua fé o curou “ imediatamente sua visão retornou e então Bartimeu seguiu Jesus. (Marcos 10.52)

Reflexão Da História

Existem 3 coisas que retiramos dessa passagem a primeira é sua fé, Bartimeu teve fé que o Senhor podia curar ele. Mesmo sem enxergar, apenas de ouvir falar.

A segunda é a perseverança, o cego Bartimeu não desistiu, gritou e foi repreendido pela multidão, mas isso não o abalou, ele estava focado em sua vitória e continuou a gritar até receber seu milagre.

A Terceira e muito importa é a atitude, Bartimeu teve a atitude de se levantar e ir até Jesus, não adianta orarmos e pensar que o milagre vai cair em sua casa, sem nenhuma atitude sua. Deus quer agir na sua atitude, o que você não pode fazer ele faz e o que está no seu alcance aí é apenas contigo.

Abaixo deixei um ótimo material para quem quer aprender mais da bíblia. Recomendo

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.