Início » Histórias da Bíblia » História de Bartimeu, o Cego de jerico

História de Bartimeu, o Cego de jerico

Perguntas como quem era o cego de jerico, quem foi o cego Bartimeu, quem foi Bartimeu filho de Timeu, perguntas muito frequentes no meio gospel, então vamos lá, conhecer um pouco mais da história de Bartimeu.

historia-o-cego-de-jerico-bartimeu

História de Bartimeu

A história de Bartimeu relata que ele era um homem mendigo que pairava sobre Jerico, pedindo moedas e sofria com uma grande marca, ele era cego. Muitos interpretavam que ele era cego por resultado de pecados etc. Bartimeu tinha como pai, timeu.

O Cego de Jerico

Estava então Jesus passando por Jericó, e com ele havia uma imensa multidão que caminhavam com cristo, ouvindo seus ensinamentos. Chegando ao final da cidade um cego estava sentado sobre o caminho de Jesus (cego de Jerico).

O cego então ouvindo aquela multidão, reconheceu que Jesus estava a passar por ali, sem pensar duas vezes o cego começa a gritar e clamar para que Deus o ouvisse. “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!”.

Mesmo assim Jesus não ouviu rapidamente, então a multidão que o acompanhava começou a repreende-lo para que ficasse quieto, pois a multidão estava ali para ouvir o senhor. Mas o cego não atendeu o pedido e voltou a gritar com mais força Jesus Jesus, então o senhor pede para que o cego se achegue mais perto.

“Jesus parou e disse: “Chamem-no”. E chamaram o cego: “Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando”. (Marcos 10.49)

Sem pestanejar o cego se levanta tira sua capa e vai até Jesus, que logo lhe disfere uma pergunta “ O que queres que eu te faça? “.

O Cego então com toda fé e confiança diz “ Senhor eu quero enxergar “ . “O que você quer que eu lhe faça? “, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: “Mestre, eu quero ver! ” (Marcos 10.51)

Então Jesus vendo toda fé e força de vontade que aquele homem teve o disse “ Vai a tua fé o curou “ imediatamente sua visão retornou e então Bartimeu seguiu Jesus. (Marcos 10.52)

Reflexão Da História

Existem 3 coisas que retiramos dessa passagem a primeira é sua fé, Bartimeu teve fé que o Senhor podia curar ele. Mesmo sem enxergar, apenas de ouvir falar.

A segunda é a perseverança, o cego Bartimeu não desistiu, gritou e foi repreendido pela multidão, mas isso não o abalou, ele estava focado em sua vitória e continuou a gritar até receber seu milagre.

A Terceira e muito importa é a atitude, Bartimeu teve a atitude de se levantar e ir até Jesus, não adianta orarmos e pensar que o milagre vai cair em sua casa, sem nenhuma atitude sua. Deus quer agir na sua atitude, o que você não pode fazer ele faz e o que está no seu alcance aí é apenas contigo.

Abaixo deixei um ótimo material para quem quer aprender mais da bíblia. Recomendo

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana