Início » Estudo Bíblico » Estudo Sobre Obediência

Estudo Sobre Obediência

Veja aqui um Estudo sobre Obediência completo. A obediência parte da ideia de “submeter-se a alguém”. A seguir vamos conversar sobre a ideia, portanto, de se submeter a Deus, se submeter aos pais e se submeter as autoridades constituídas.

estudo-sobre-obediência

Obediência a Deus

É melhor conhecermos a Deus da maneira como Ele deseja ser conhecido e não simplesmente como imaginamos que Ele seja. Muitas vezes temos uma visão errada de Deus e nem sempre é por culpa própria, muitas vezes fomos ensinados errados sobre Ele.

Por vezes imaginamos um Deus distante quando Ele na verdade é presente ou um Deus punitivo diante do nosso erro quando na verdade Ele ofereceu e continua oferecendo abundante graça para todos os que olham para Jesus.

É necessário quebrar paradigmas e abrir mão de preconceitos que só nos afastam Dele quando a Sua intensão é sempre se aproximar de nós. Deus é relacional.

Ele também é amor e no amor não tem obrigação, no amor tem voluntaria generosidade em dar-se e receber. Ele se deu e deu tudo voluntariamente por todos nós e deseja tudo de nós, porém com liberalidade de coração.

A obediência a Deus está baseada no amor e não na obrigação interesseira ou medrosa. Nós não obedecemos a Deus por medo, mas O obedecemos porque confiamos na Sua Palavra e sabemos que Ele só quer o melhor para nós.

A obediência a Deus está baseada na voluntariedade de seguir o Seu caminho e não no medo (como comentado anteriormente) de ser lançado no inferno caso não O siga.

Deus não castiga ninguém, o sofrimento presente ou vindouro da humanidade é resultado do pecado que voluntariamente o ser humano deu espaço e pratica, e não resultado da ira de Deus sobre uma sua criação amada. Deus não quer escravo, Deus quer amigos e filhos.

Certo dia Jesus estava com os seus discípulos e fez, à mesa, a seguinte declaração:

“Aquele que tem os meus mandamentos e obedece a eles, esse é o que me ama, e aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me revelarei a ele” (João 14.21).

Não é possível amar e não obedecer, mas é justamente porque alguém ama a Ele que leva em conta o que Ele pensa e orienta. É porque amamos a Ele que obedecemos e assim vivemos a cada dia mais perto Dele. É porque o amamos que seguimos os seus passos respondendo ao “SE quiseres vir após mim”, apesar do preço da renuncia (Mateus 16.24).

Obedecemos porque é melhor obedecer do que viver na ideia insuportável de estar longe Dele. O amor está associado à obediência e vice-versa porque quem ama agrada e não deseja desapontar.

A obediência a Deus nos dará um futuro de alegria e paz simplesmente porque seus conselhos são bons. A desobediência leva a ruína simplesmente porque tudo o que não vem Dele não deve ser aderido por nós.

Versículos sobre Obediência

Obediência aos Pais

Há recomendação é essa: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, porquanto isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, este é o primeiro mandamento com promessa, para que vivas bem e tenhas vida longa sobre a terra.

E vós, pais, não provoqueis a ira dos vossos filhos, mas educai-os de acordo com a disciplina e o conselho do Senhor” (Efésios 6.1-4). O mandamento é esse: “Honra teu pai e tua mãe, a fim que venhas a ter vida longa na terra que o Eterno, teu Deus, te dá” (Êxodo 20.12).

É bem verdade que há muitos pais que não ajudam e que não carregam princípios bíblicos que abençoam a vida dos filhos. Assim como a obediência às autoridades deve estar submetida primeiramente a obediência a Deus (aos seus caminhos), a obediência aos pais deve ter esses critérios.

No princípio bíblico, os pais devem representar o amor e cuidado de Deus na vida dos seus filhos e com tanto carinho obedecer se torna voluntariamente agradável, mesmo quando brotasse no coração a ideia de independência. Os pais são aconselhados também, pois devem evitar o constrangimento, maus tratos e injustiça com os filhos.

A promessa desse relacionamento respeitoso e sadio está em possuir as promessas que Deus garantiu ao seu povo. 

Obediência às Autoridades

Desde pequenos nós somos ensinados a nos submeter às autoridades de Estado constituídas. No nosso país temos a Constituição Federal estabelecida no final da década de oitenta (salvo suas emendas até os dias atuais) que desde então garantem os direitos e pontuam os deveres de todo o cidadão.

Somos ensinados a cumprir rigorosamente as leis, tendo em vista que o descumprimento delas acarretam punições. A violação da lei traz condenação de alguma espécie. A maioria das leis existentes são dignas de crédito e carregam valores morais respeitáveis.

Hoje, infelizmente, num rumo de aversão à Palavra de Deus, muitas vezes as leis  que estão sendo estabelecidas não correspondem na totalidade com a cristã.

Independente de argumentos contrários se faz necessário deixar registrado que a Bíblia recomenda a obediência das leis de estado, contudo ainda mais que isso, incentiva que o cristão deve viver de maneira digna e honrosa testemunhando bem a fé que professa:

“Todos devem sujeitar-se às autoridades superiores; porquanto, não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Ele. Portanto, quem se recusa a submeter-se à autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos”. (Romanos 13.1-2).

É importante frisar, como comentado acima, que infelizmente muitas vezes as leis não correspondem com as orientações do Eterno e por isso frisamos também que a obediência a qualquer autoridade jamais pode violar a Palavra de Deus:

E, depois de trazê-los, os apresentaram ao Sinédrio. E o sumo sacerdote os interrogou: Não vos ordenamos expressamente que não pregásseis esse Nome? Contudo, enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina e quereis lançar sobre nós a culpa pelo sangue desse homem? Ao que Pedro e os demais apóstolos afirmaram: É necessário que primeiro obedeçamos a Deus, depois às autoridades humanas (Atos 5.27-29).

Por exemplo, num país onde há perseguição religiosa, os cristãos devem tomar os devidos cuidados, mas não devem negar a sua fé simplesmente porque as leis assim determinam.

Os cristãos, no quesito obediência, também devem ser os primeiros a honrarem a Deus com seus recursos, bem como devolver ao estado aquilo que lhes são cobrados: “Responderam-lhe: De César! Então, lhes afirmou: Portanto, dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mateus 22.21).

A benção do Obedecer

Só pode mandar quem primeiramente sabe obedecer, pois para isso tem de ter moral e integridade primeiramente diante do Pai que tudo vê.

Por sua vez, obedecer aos princípios que vem do Alto resultará em bênçãos para a sua vida e família, pois assim como o pecado traz suas duras consequências, submeter-se a Deus traz consigo as suas promessas.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Redes Sociais