Início » Significados Bíblicos » O que Significa Hosana?

O que Significa Hosana?

Hosana é uma expressão grega que significa “Salva-nos” e vem do hebraico transliterado que quer dizer “Salva, Senhor, por misericórdia”.

Dos quatro evangelhos que iniciam o Novo Testamento nas Sagradas Escrituras, três deles fazem uso da expressão “Hosana” ao contar a “recepção da multidão” que acompanhava Jesus na narrativa de quando Ele entrou em Jerusalém montado em um jumentinho, são eles: evangelho segundo Mateus, evangelho segundo Marcos e evangelho segundo João.

O evangelho segundo Lucas também registra este momento da história, porém sem valer-se especificamente da expressão “Hosana” em sua narrativa.

significado-hosana-completo

Significado de Hosana

Referências Bíblicas → A história de Jesus entrando em Jerusalém montado em um jumentinho e aclamado pela multidão, como mencionado acima, estão localizados da seguinte forma: Mateus 21.1-11, Marcos 11.1-11, Lucas 19.28-40 e João 12.12-19.

Jesus é aclamado pelas multidões

As Sagradas Escrituras contam que ao se aproximarem de Jerusalém, chegaram a Betfagé, no monte das Oliveiras e Jesus enviou dois de seus discípulos a um povoado que estava nas proximidades com uma missão bem definida que era de localizar uma jumenta e um jumentinho (segundo Mateus, contudo Marcos, Lucas e João faz apenas menção do jumentinho) que estavam amarrados ali, desamarrá-los e trazê-los até Ele.

Jesus disse que se alguém os questionasse, era para que eles dissessem que o Senhor necessitava desses animais e que logo os devolveria. Sendo assim os discípulos fizeram como Jesus os havia orientado.

E a história continua dizendo que os selaram com mantas para que Jesus pudesse montar e montando sob o jumentinho seguiu rumo a Jerusalém.

Nesse momento a grande multidão que o seguia estendiam suas capas pelo caminho. Muitos outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelas estradas e todos proclamavam:

“Hosana ao Filho de Davi! Bendito seja Ele que vem em o Nome do Senhor! Hosana nas alturas!”.

O cumprimento da profecia

Isso ocorreu para que se cumprisse o que fora dito por meio do profeta. A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém é nitidamente registrada nessa passagem bíblica:

“Alegra-te demasiado, ó cidade, filha, de Tsión, Sião; exulta ó filha de Jerusalém; eis que o teu Rei vem a ti; ele é Justo e traz a Salvação; ele é Humilde e vem montado sobre um burrico, um potro sagrado, cria de jumenta” – Zacarias 9.9.

Geografia da História

Chegaram em Betfagé, em hebraico significa “Casa dos Figos”. Era uma aldeia situada a cerca de um quilometro a leste de Jerusalém, na encosta sul do Monte das Oliveiras.

O Monte das Oliveiras era uma crista montanhosa com quase dois quilômetros de extensão, separada de Jerusalém pelo vale de Cedrom (Zacarias 14.4).

Hosana!

Essa história inicia a “Semana Santa”, a última de vida na terra do Senhor Jesus. Ali, finalmente o povo reconheceu em Jesus a pessoa do Messias, bem como sua divindade, majestade e a salvação que vinha Dele, conforme registra os evangelhos.

Porém, segundo os detalhes de Lucas, quando ia chegando em Jerusalém, assim que viu a cidade, o próprio Jesus começou a chorar sobre ela (Lucas 19.41), Ele sabia que sua entrada triunfal era o caminho do holocausto e que, apesar de ser aclamado como rei, a coroa que lhe esperava era de espinho e que todos o abandonaria em breve, porém a sua emoção não era pelo seu próprio destino, mas sim porque a cidade que tanto amou ainda sofria por causa de seu duro coração (Lucas 19.42-44).

A aclamação do povo é baseada nesses salmos:

“Rogamos a ti, ó Senhor, salva-nos e faze-nos prosperar. Bendito seja o que vem em Nome do Senhor. Da Casa do Eterno nós vos abençoamos! O Senhor é Deus, e Ele fez resplandecer sobre nós a sua luz. Trançai as guirlandas da festa as pontas do altar!” (Salmos 118.25-27)

“Aleluia! Louvai ao Senhor, os do céu, louvai-o nas alturas! Louvai-o vós todos, seus anjos, louvai-o vós todos, seus exércitos celestiais!” (Salmos 118.1-2)

Expressões cantadas na ocasião da celebração da Páscoa e expressão proferida pelos sacerdotes aos peregrinos de todas as partes que chegavam a Jerusalém. Expressão tão oportuna naquela ocasião.

Com o passar do tempo a expressão “hosana” tornou-se uma exclamação de louvor e alegria espiritual.

Apenas em Jesus está a salvação, portanto: Hosana! Salva-nos! Que essa expressão se perpetue no nosso coração e de geração em geração.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Redes Sociais

Recomendação da Semana