Início » Significados Bíblicos » O que Significa Hosana?

O que Significa Hosana?

Hosana é uma expressão grega que significa “Salva-nos” e vem do hebraico transliterado que quer dizer “Salva, Senhor, por misericórdia”.

Dos quatro evangelhos que iniciam o Novo Testamento nas Sagradas Escrituras, três deles fazem uso da expressão “Hosana” ao contar a “recepção da multidão” que acompanhava Jesus na narrativa de quando Ele entrou em Jerusalém montado em um jumentinho, são eles: evangelho segundo Mateus, evangelho segundo Marcos e evangelho segundo João.

O evangelho segundo Lucas também registra este momento da história, porém sem valer-se especificamente da expressão “Hosana” em sua narrativa.

significado-hosana-completo

Significado de Hosana

Referências Bíblicas → A história de Jesus entrando em Jerusalém montado em um jumentinho e aclamado pela multidão, como mencionado acima, estão localizados da seguinte forma: Mateus 21.1-11, Marcos 11.1-11, Lucas 19.28-40 e João 12.12-19.

Jesus é aclamado pelas multidões

As Sagradas Escrituras contam que ao se aproximarem de Jerusalém, chegaram a Betfagé, no monte das Oliveiras e Jesus enviou dois de seus discípulos a um povoado que estava nas proximidades com uma missão bem definida que era de localizar uma jumenta e um jumentinho (segundo Mateus, contudo Marcos, Lucas e João faz apenas menção do jumentinho) que estavam amarrados ali, desamarrá-los e trazê-los até Ele.

Jesus disse que se alguém os questionasse, era para que eles dissessem que o Senhor necessitava desses animais e que logo os devolveria. Sendo assim os discípulos fizeram como Jesus os havia orientado.

E a história continua dizendo que os selaram com mantas para que Jesus pudesse montar e montando sob o jumentinho seguiu rumo a Jerusalém.

Nesse momento a grande multidão que o seguia estendiam suas capas pelo caminho. Muitos outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelas estradas e todos proclamavam:

“Hosana ao Filho de Davi! Bendito seja Ele que vem em o Nome do Senhor! Hosana nas alturas!”.

O cumprimento da profecia

Isso ocorreu para que se cumprisse o que fora dito por meio do profeta. A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém é nitidamente registrada nessa passagem bíblica:

“Alegra-te demasiado, ó cidade, filha, de Tsión, Sião; exulta ó filha de Jerusalém; eis que o teu Rei vem a ti; ele é Justo e traz a Salvação; ele é Humilde e vem montado sobre um burrico, um potro sagrado, cria de jumenta” – Zacarias 9.9.

Geografia da História

Chegaram em Betfagé, em hebraico significa “Casa dos Figos”. Era uma aldeia situada a cerca de um quilometro a leste de Jerusalém, na encosta sul do Monte das Oliveiras.

O Monte das Oliveiras era uma crista montanhosa com quase dois quilômetros de extensão, separada de Jerusalém pelo vale de Cedrom (Zacarias 14.4).

Hosana!

Essa história inicia a “Semana Santa”, a última de vida na terra do Senhor Jesus. Ali, finalmente o povo reconheceu em Jesus a pessoa do Messias, bem como sua divindade, majestade e a salvação que vinha Dele, conforme registra os evangelhos.

Porém, segundo os detalhes de Lucas, quando ia chegando em Jerusalém, assim que viu a cidade, o próprio Jesus começou a chorar sobre ela (Lucas 19.41), Ele sabia que sua entrada triunfal era o caminho do holocausto e que, apesar de ser aclamado como rei, a coroa que lhe esperava era de espinho e que todos o abandonaria em breve, porém a sua emoção não era pelo seu próprio destino, mas sim porque a cidade que tanto amou ainda sofria por causa de seu duro coração (Lucas 19.42-44).

A aclamação do povo é baseada nesses salmos:

“Rogamos a ti, ó Senhor, salva-nos e faze-nos prosperar. Bendito seja o que vem em Nome do Senhor. Da Casa do Eterno nós vos abençoamos! O Senhor é Deus, e Ele fez resplandecer sobre nós a sua luz. Trançai as guirlandas da festa as pontas do altar!” (Salmos 118.25-27)

“Aleluia! Louvai ao Senhor, os do céu, louvai-o nas alturas! Louvai-o vós todos, seus anjos, louvai-o vós todos, seus exércitos celestiais!” (Salmos 118.1-2)

Expressões cantadas na ocasião da celebração da Páscoa e expressão proferida pelos sacerdotes aos peregrinos de todas as partes que chegavam a Jerusalém. Expressão tão oportuna naquela ocasião.

Com o passar do tempo a expressão “hosana” tornou-se uma exclamação de louvor e alegria espiritual.

Apenas em Jesus está a salvação, portanto: Hosana! Salva-nos! Que essa expressão se perpetue no nosso coração e de geração em geração.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.