Início » Estudo Bíblico » A Vinha de Nabote

A Vinha de Nabote

A história da vinha de uvas da Nabote é contada no Antigo Testamento do cânon bíblico. A referência é 1º Reis 21. Em volta dessa história há personagens conhecidos como Nabote, o rei Acabe, Jezabel e o profeta Elias.

a-vinha-de-nabote

Estudo sobre a Vinha de Nabote

O Nabote tinha uma boa vinha de uvas localizada ao lado do palácio do rei Acabe. A vinha era admirável e acabou chamando a atenção do rei que solicitou:

“Cede-me a tua vinha, para que eu a transforme em horta, já que ela está situada junto ao meu palácio, em troca te darei uma vinha ainda melhor, ou, se preferir, pagarei em dinheiro o seu valor” (1º Reis 21.2).

Todavia o Nabote se recusou por ser uma herança dos seus pais. O Acabe ficou depressivo por tal recusa ao ponto de sua esposa Jezabel notar que ele sequer queria alimentar-se e questionar o que havia acontecido. Acabe repartiu os fatos com ela.

Sendo assim, Jezabel tramou um plano para tomar a força a vinha de Nabote, ela escreveu cartas em nome do rei, selou com os selos reais e enviou aos anciãos e aos nobres que habitavam com Nabote na sua cidade.

As cartas escritas por Jezabel diziam: “Proclamai um jejum geral e fazei Nabote sentar-se entre os primeiros do povo. Fazei comparecer diante dele dois homens inescrupulosos que o acusem deste modo: ‘Tu amaldiçoaste a Deus e ao rei’. Em seguida, levai-o para fora e apedrejai-o até a morte!” (1º Reis 21.9-10). E tudo quanto Jezabel tramou, aconteceu.

1 reis 21 Estudo

Após esses acontecimentos, Jezabel informou o seu marido sobre o falecimento de Nabote, exortando-o: “Levanta-se homem e toma possa da vinha de Nabote, o jezreelita, a qual ele recusou te entregar, porque Nabote já não vive, mas está morto!” (1º Reis 21.15). Em seguida Acabe dirigiu-se e tomou posse da vinha de Nabote.

Em seguida a Palavra do Senhor veio ao profeta Elias, pedindo que ele fosse até onde estava o Acabe e lhe entregasse uma dura palavra, pois “ele assassinaste o seu semelhante e ainda teve a impiedade de se apossar de sua propriedade, eis então que o Eterno trará desgraça sobre ele”. O Elias foi e o Acabe, ao ouvir as palavras do profeta, rasgou as suas vestes e se humilhou perante o Senhor. Diante da reação, o Senhor disse: “Considerando, pois, que ele tem sido humilde em seu proceder diário (a partir de então), não mais trarei desgraça que prometi sobre ele, agora, durante a sua vida e reinado, mas a trarei durante o império do seu filho” (1º Reis 21.29).

As lições da “vinha de Nabote”

Essa história nos mostra claramente alguns pontos do que o ser humano é capaz de fazer e experimentar com Deus e sem Deus. Só em Deus é possível ter uma vida em santidade e sem Ele o pecado domina e as atitudes são condenáveis.

O engano, a malicia, a malandragem, a hipocrisia, a deslealdade, a covardia e a omissão eram nitidamente presentes ali. O Acabe era mau com uma personalidade fraca e muitas vezes omissa. A Jezabel usava de toda a sua sedução para ludibriar a todos e conseguir tudo o que queria conforme os seus maus desejos. Os anciãos eram malignos.

Em contrapartida, o Nabote considerou à Deus, pois segundo as leis mosaicas na época, eram proibida a venda de direitos herdados, independente de quem estava solicitando-o e o Elias tinha uma mensagem para ser entregue e dela ele não abriu mão.

Só existem dois caminhos, segundo as palavras do Eterno ao seu povo:

Eis que hoje estou colocando diante de ti a vida e a felicidade perenes, ou a morte, destruição e infelicidade! Portanto, hoje te ordeno que ames a Deus, o Senhor teu Deus, andando em seus santos caminhos e guardando todos os seus mandamentos, decretos e ordenanças; assim tereis vida plena e muito cresceras em número, e o Eterno, teu Deus, te abençoará na terra em que estas entrando a fim de tomares posse dela.

Contudo, se o teu coração se desviar e não ouvires, e te deixares seduzir e te prostrares em culto diante de outros deuses, e os servires, Eu vos declaro neste momento solene: é certo que serão destruído e perecerás! Não prolongarás teus dias sobre a face da terra em que, ao atravessar o Jordão, estas entrando para dela tomar posse.

Hoje invoco o céu e a terra como testemunhas contra ti, de que apresentei claramente diante de ti os caminhos de vida e de morte, a benção e a maldição. Escolhe, pois, o caminho da vida, para que viva plenamente, tu e a tu descendência – Deuteronômio 30.15-19.

E assim é nos nossos dias, para isso devemos escolher a quem queremos seguir e quem queremos deixar-nos moldar.

Escolha a Deus, o caminho é estreito, mas a recompensa é grande. Se optar pelo caminho mais fácil, o desfecho será sofrível (Mateus 7.13-14). Dê lugar no seu coração para a Palavra de Deus e não aos desejos pecaminosos, ao contrário, vença-os na força d’Ele.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.