Início » Estudo Bíblico » Estudo Sobre o Espinho na Carne de Paulo

Estudo Sobre o Espinho na Carne de Paulo

Segue abaixo um estudo sobre o espinho na carne de paulo, qual era o espinho? o que Deus quis dizer com “a minha graça te basta”.

O apostolo Paulo declara: “E, para impedir que eu me tornasse arrogante por causa da grandeza dessas revelações, foi-me colocado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás para me atormentar. Por três vez, roguei ao Senhor que o removesse de mim. Entretanto, Ele me declarou: ‘A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Sendo assim, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que o poder de Cristo repouse sobre mim” (2ª Coríntios 12.7-9).

estudo-sobre-o-espinho-na-carne-de-paulo

O Espinho na Carne

O espinho na carne, incógnita que no tempo tem gerado inúmeros questionamentos e especulações para tentar definir sobre o que exatamente o apóstolo Paulo se referia, a causa que constantemente lhe afligia e lhe fazia sentir-se fraco e humilhado.

Qual era o Espinho na Carne de Paulo

Há linhas de pensamentos que acreditam que o apóstolo estava se referindo a uma enfermidade física. Durante a sua vida o apóstolo sofreu desgastes na sua saúde, isso é verdade. Por exemplo, o apóstolo experimentou a malária, uma doença que prejudicou sobremaneira a sua visão (Gálatas 4.13-15). Pode ser que o apóstolo estava se referindo ainda ao desgaste, além de físico, emocional e espiritual decorrente ao seu ministério.

Contudo, no passado uma linha defendida por Lutero e que encontra uma aceitação plausível por muitos estudiosos da Palavra é que esse espinho na carne tinha “nome e sobrenome”, ou seja, era uma pessoa (ou mais) que lhe perseguida de todas as sortes, porém não era qualquer pessoa, mas provavelmente alguém que foi alvo do amor de Paulo e que havia sido tomado de ingratidão e se rebelado contra o apostolo e sua forma de funcionar.

Nos textos hebraicos do Antigo Testamento, o termo “espinhos” poderia significar “inimigos”, o que daria sustentação de alguma forma para entender que o apóstolo se referia a uma pessoa, mesmo sua carta aos coríntios ter sido originária do grego.

A minha Graça te Basta

No texto bíblico, o Paulo também faz menção a expressão “mensageiro de Satanás”, que para muitos significa ser uma pessoa (ou mais), totalmente influenciada pelas trevas para trazer tormento em todos os aspectos à vida e ministério paulino.

O fato é que independente do “espinho”, o Senhor estava conduzindo Paulo a descer mais um degrau do quebrantamento e dependência, ao conduzi-lo ao descanso em meio ao sofrimento ao invés de arrancar dele suas dores – a graça lhe bastava! Devemos aprender com isso, muitas vezes é assim que Ele faz, Ele não mudou.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.