Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada

Início » Significados Bíblicos » O que é Submissão? Significado de Submissão

O que é Submissão? Significado de Submissão

Conversar sobre “submissão” para muitas pessoas pode parecer um tanto quanto inadequado já que vivemos num mundo “pós-moderno”. As justificativas contrárias a essas conversas são sempre as mesmas:

Como podemos pontuar um assunto como esse numa época marcada pelas verdades individuais e defesa do poder pessoal absoluto na sociedade?

Contudo, falar sobre “submissão” é simplesmente negar a si mesmo ou é colocar-se no lugar correto para conquistar uma vida feliz? Submissão é um dos segredos da felicidade humana. As Sagradas Escrituras pontuam a submissão como um dos aspectos centrais do evangelho.

Aos que consideram inadequado falar sobre isso num mundo “pós-moderno”, faço uso de uma frase de um dos meus professores na época da faculdade teológica quando perguntado o que viria em seguida ao “pós-modernismo” e ele respondeu: A volta de Jesus Cristo!

significado-de-submissão

Significado de Submissão

A submissão está ligada a condição e disposição de obedecer, se sujeitar e aceitar o que nos é proposto e/ou imposto.

Quando se diz condição falamos de posição/status e quando falamos de disposição podemos uni-la a consideração, respeito e amor. Ninguém pode se submeter a algo sem considera-lo, respeitá-lo e amá-lo. Essas são as características da essência da submissão.

O que a bíblia diz?

1 – SUBMISSÃO a DEUS

“Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e acompanha-me”

Disse Jesus em Mateus 16.24, bem como nos registros de Lucas 9.23.

Seguir a Jesus é submeter-se a sua forma de funcionar e existir. Não existe a possibilidade de estar perto Dele vivendo e permanecendo de forma inconsequente e desobediente a sua Palavra.

“Sujeitai-vos a Deus e resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”, disse Tiago em 4.7. Única maneira eficaz de resistirmos e vencermos as tentações infernais: rendendo-se incondicionalmente ao Senhor em plena devoção.

2 – SUBMISSÃO aos PAIS

“Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porquanto essa atitude é agradável ao Senhor”, disse Paulo aos Colossenses 3.20. A lei já dizia: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que venha a ter vida longa na terra que o teu Deus te dá” – Êxodo 20.12.

Na submissão há paz. Nos princípios aqui impostos, evitaria que tantas tragédias ao logo da história acontecessem e dissipassem as famílias.

Em Colossenses 3.21, há uma orientação aos pais também. A conversão de corações nas famílias curariam as nações. A família é e sempre será o projeto perfeito de Deus.

3 – SUBMISSÃO aos PASTORES E LÍDERES

“Sede obedientes aos vossos lideres espirituais e submissos à autoridade que exercem; Pois eles zelam por vós como quem deve prestar contas de seus atos; para que ministrem com alegria e não murmurando, porquanto desta maneira tal ministério não seria proveitoso para vós outros”, disse Paulo em Hebreus 13.17.

Certa vez eu ouvi uma frase da pastora e líder Ministério de Louvor Diante do Trono, Ana Paula Valadão, que me chamou muito a atenção: “O meu teto é o piso deles”.

O bom pastor ou líder tem o desejo que os seus liderados continuem a sua obra e que vão além de onde ele foi e faça muito mais do que ele fez. O pastor e líder discípula e em tudo instrui e favorece os liderados.

O liderado, numa atitude de submissão, nos termos bíblicos mencionados aqui, deve acolher as orientações na Palavra e no testemunho cristão para que seja forjado e cresça, assim no tempo dará seu devido fruto.

4 – SUBMISSÃO no CASAMENTO

Esposas, cada uma de vós respeite ao vosso marido, porquanto sois submissas ao Senhor; porque o marido é o cabeça da esposa, assim como Cristo é o cabeça da Igreja, que é o seu Corpo, do qual Ele é o Salvador.

Assim como a Igreja está sujeita a Cristo, de igual modo as esposas estejam em tudo sujeitas a seus próprios maridos. Maridos, cada um de vós amai vossa esposa, assim como Cristo amou a sua Igreja e sacrificou-se por ela, a fim de santifica-la, tendo-a purificado com o lavar da água por meio da Palavra e para apresenta-la a si mesmo como Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou qualquer outra imperfeição, mas santa e inculpável.

Sendo assim, o marido deve amar sua esposa como ama  seu próprio corpo. Quem ama sua esposa, ama a si mesmo! Pois ninguém jamais odiou o próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, assim como Cristo zela pela Igreja., pois somos membros do seu Corpo.

‘Por esse motivo, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne.’ Este é um mistério grandioso, refiro-me, contudo, à união entre Cristo e sua Igreja. Portanto, cada um de vós amai a sua esposa como a si mesmo, e a esposa trate o marido com todo o respeito, disse Paulo em Efésios 5.22-33.

Ai está o conjunto perfeito da submissão: A consideração pelo que cada um representa nessa união, além do respeito e amor mútuo. Não é uma questão de disputa. É uma questão dos dois serem um.

5 – SUBMISSÃO UNS AOS OUTROS

“Amai-vos dedicadamente uns aos outros com amor fraternal. Preferindo dar honra as outras pessoas, mais do que a si próprio”, disse Paulo aos Romanos 12.10. “Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo”, disse Paulo em Efésios 5.21.

De onde vem as batalhas e os desentendimentos que há entre vós? (Tiago 4.1a). Assim ele perguntou na sua carta e pois é, de onde vem?

As guerras entre pessoas, pequenas ou grandes, acontecem pelas paixões que estão dentro delas mesmas. Quando valorizamos e consideramos o bem do outro antes do nosso, ambiente diferente e abençoador prevalece e permanece. Todos ganham!

6 – SUBMISSÃO a AUTORIDADES

“Todos devem sujeitar-se às autoridades superiores, porquanto, não há autoridade que não venha de Deus, e as que foram ordenadas por Ele; Portanto, quem se recusa a submeter-se à autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos”, disse Paulo aos Romanos 13.1-2.

Ou, ainda, acaso não se lembram: “Portanto, dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”, disse Jesus, conforme registra Mateus 22.21b. Respeito e oração por aqueles que estão designados a liderar uma nação, estado ou cidade, bem como demais autoridades, são peças chaves para uma ação de Deus sobre o povo.

Também no que diz respeito ao cumprimento das normas e leis estabelecidas, desde que as mesmas estejam de acordo com a Palavra.

Consideração final: SUBMISSÃO

Nenhuma autoridade é maior do que Deus. Toda a submissão deve estar pautada na Palavra e se assim for, dela você deve se valer e nela permanecer até o fim. Amém.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana