Início » Estudo Bíblico » Estudo Sobre Batismo nas Águas

Estudo Sobre Batismo nas Águas

A salvação é um presente de Deus para toda a humanidade. As Sagradas Escrituras garantem: “Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2.8). Não há nada que o ser humano possa fazer por esforço pessoal que garanta a sua salvação. A salvação está garantida pela obra consumada por Jesus na cruz do calvário e ela vem da fé sincera n’Ele.

Sendo assim é possível afirmar categoricamente que não precisamos ser batizados nas águas para sermos salvos, porém por sermos salvos e termos fé n’Ele é que somos batizados nas águas.

estudo-sobre-batismo-nas-águas

Batismo nas águas Bíblia

Vejamos, o evangelho segundo escreveu Lucas nos conta:

“Um dos criminosos que ali estavam crucificados com Jesus esbravejava insultos contra Ele: ‘Não és tu o Messias? Salva-te a ti mesmo e a nós também! Mas o outro criminoso o repreendeu, afirmando: ‘Nem ao menos temes a Deus, estando sob a mesma sentença? Nós, na verdade, estamos sendo executados com justiça, pois que recebemos a pena que nossos atos merecem. Porém, este homem não cometeu mal algum!’ Então, dirigiu-se a Jesus, rogou-lhe: ‘Jesus, lembra-te de mim quando entrardes em teu Reino’. E Jesus lhe assegurou: ‘Com toda a certeza te garanto: Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” (Lucas 23.39-43).

O que esse homem fez para ser salvo? Apenas clamou por misericórdia e confiou no Filho de Deus. Isso prova que a salvação é graça e não mérito. Ele estava à beira da morte e não podia ser batizado, mesmo assim alcançou a salvação mediante a fé.

É exatamente o que acontece com alguém que confessa os seus pecados, se arrepende e recebe Jesus como Senhor e Salvador da sua vida já no leito de morte. Ela não tem tempo de ser batizada muitas vezes, mas mesmo assim alcança de Deus a salvação.

O Batismo nas Águas

Porém, é o batismo nas águas é uma ordem de Jesus e todo aquele que O recebe por fé e não está nas condições acima expostas, pode e deve batizar-se:

“Enquanto estiverdes indo pelo mundo inteiro proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo. Todavia, quem não crer será condenado!” (Marcos 16.15-16).

A condenação, como diz o versículo, virá para aquele que não crê. E para aquele que crê, a orientação é para que seja batizado.

Além de ser uma orientação clara de Jesus, o batismo é um sacramento da igreja cristã que, por exemplo, ao lado da celebração da Santa Ceia do Senhor, é um dos mais importantes. → Veja também Vaso de Alabastro

O Batismo

O batismo é uma confissão publica de fé e de aceitação dos benefícios da expiação de Jesus Cristo, é uma declaração plena de fé em Jesus como salvador e do seu pleno propósito de andar obedientemente em santidade e retidão, obedecendo a sua Palavra a custo de qualquer sacrifício pessoal.

O batismo é simbolicamente tido como um novo nascimento:

“Em verdade, em verdade te asseguro que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus; Em verdade, em verdade te asseguro: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3.3,5).

É como se a velha vida fosse deixada na água e a pessoa crente em Jesus vivesse uma nova vida guiada e moldada pelo Espírito Santo. O batismo de uma pessoa pode acontecer por aspersão, afusão ou imersão.

A maioria das igrejas cristãs evangélica não carrega o caminho de batizar crianças, exatamente porque entendem que elas não possuem o poder de decisão para declarar propriamente sua fé em um redentor e que chegará o tempo, e esse tempo chega, que cada um deve decidir por si. É a fé que leva ao batismo.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.