Início » Significados Bíblicos » O que é a Bíblia? Qual significado da Bíblia

O que é a Bíblia? Qual significado da Bíblia

O que é a Bíblia? conhecida também como “As Escrituras Sagradas”, é o livro sagrado de todos nós cristãos. É estimado que foram necessários aproximadamente 1500 anos para ser escrita por cerca de 40 pessoas diferentes, atualmente considerada a obra mais vendida do mundo, disponível em 2600 línguas, o que corresponde a possibilidade de acesso para 90% da população, é vista como um presente de Deus, por trazer revelações que não chegaríamos sem ela.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (Timóteo 3:16-17).

Através dessa passagem foi possível pensar que a Bíblia é uma inspiração divina, feita para ajudar o homem a encontrar o seu caminho e dar continuidade a sua obra.

Dizer que ela é inspiração de Deus é o mesmo que dizer que Ele guiou os escritores, mesmo cada um apresentando um estilo diferente de escrita e relatarem diferentes momentos da história, todos foram guiados por Deus.

o-que-e-a-biblia-significado

Como a Bíblia é dividia?

As Escrituras Sagradas são divididas em Antigo Testamento (com sua maior parte escrita em hebraico e o restante em aramaico) e o Novo Testamento (escrito todo em grego). Fazem parte dessa primeira divisão o Pentateuco (Gênesis até Deuteronômio), Livros históricos (Josué até Ester), Livros Poéticos ( até Cântico dos Cânticos) e Livros Proféticos (Isaías até Malaquias). Já da segunda parte Evangelhos, Atos de Apóstolos, Cartas (Romanos até Judas) e o Apocalipse.

O grande protagonista da Bíblia é Jesus. O Antigo Testamento anuncia a sua vinda e o Novo Testamento descreve a sua vinda e toda o seu trabalho para nos salvar.

Por isso, a leitura da Bíblia também é considerada um meio de nos aproximarmos de Jesus, conhecermos suas obras e como podemos seguir os seus passos.

É pelas histórias sobre Ele, sobre os feitos de Deus, sobre a relação de diversos povos com Deus que conseguimos começar a entender a sua obra e suas vontades.

Jesus é mais do que uma figura histórica; na verdade, Ele é mais do que um homem. Ele é Deus em carne, e Sua vinda foi o evento mais importante da história do mundo. Deus Se tornou homem para nos dar um retrato claro e compreensível de quem Ele é. Como é Deus? Ele é como Jesus; Jesus é Deus na forma humana (João 1:14; 14:9).

O que é a Bíblia para os Cristãos?

Este livro é a forma de nós, cristãos, nos encontramos com Deus e nas suas palavras. Não importa pelo o que estamos passando no momento, se nos permitirmos parar por alguns minutos e ler a Palavra, iremos, certamente, ao encontro do que irá nos aliviar e, muitas vezes, nos dar força para seguirmos em frente.

As informações contidas na Palavra de Deus são práticas para a vida diária. (Isaías 48:17)

Seguir a Bíblia, através de qualquer um de seus livros, é seguir a Deus. A Bíblia é o instrumento que Ele nos deu para conhecermos a sua verdade e relatos históricos que envolvem a experiência com Deus. Como dito por Isaías, devemos praticar todos os dias as informações contidas na Palavra de Deus, assim estaremos honrando seu nome, suas vontades e seguindo o seu caminho.

Objetivo que nos leva a salvação eterna!

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.