Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!
Início » Curiosidades » Sodoma e Gomorra

Sodoma e Gomorra

Sodoma e Gomorra, e as cidades em volta delas, tendo cometido fornicação de modo excessivo e tendo ido após a carne para uso desnatural, são postas diante de nós como exemplo de aviso. (Judas 1:7)

sodoma-e-gomorra

O que eram Sodoma e Gomorra?

Os nomes Sodoma e Gomorra são usados para dar nome a extensão de terras de cinco cidades-estados do Vale de Sidim, no mar Morto, que são: Sodoma, Gomorra, Admá, Zebolim e Bela (ou Zoar). Segundo a Bíblia, elas foram destruídas por Deus com fogo e enxofre, pois seus habitantes deveriam pagar por seus grandes pecados.

Quais foram os pecados?

Na bíblia é dito que quando Abraão voltou do Egito, as duas cidades já eram grandes pecadoras, mas por algum tempo conseguiram viver em paz com a presença dele e de seu sobrinho , por isso, Abraão interviu muitas vezes por aquele povo pedindo misericórdia para Deus.

Alguns dos pecados ditos são: crueldade, falta de hospitalidade com os forasteiros, ganância, apego às propriedades, falta de compaixão, blasfêmia, sadismo e, principalmente, perversão sexual.

Um fato curioso é que existe dentro da mitologia grega o mito da “cama de Sodoma”, os visitantes eram obrigados a dormir nessa cama, quando eram altos deveria ser amputados e quando baixos esticados até atingirem o comprimento da cama.

É importante lembrar que nesse momento Deus ainda não tinha enviado nenhuma lei moral, mas os habitantes tinham consciência dos seus pecados e excessos, sabiam que suas práticas eram erradas e um desrespeito e permaneceram no pecado, mesmo após diversas interferências de Abraão.

Como foi a destruição?

Quando Ló chegou a Zoar, o sol já havia nascido sobre a terra. Então o Senhor, o próprio Senhor, fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra. Assim ele destruiu aquelas cidades e toda a planície, com todos os habitantes das cidades e a vegetação. 

Mas a mulher de Ló olhou para trás e se transformou numa coluna de sal. Na manhã seguinte, Abraão se levantou e voltou ao lugar onde tinha estado diante do Senhor. E olhou para Sodoma e Gomorra, para toda a planície, e viu uma densa fumaça subindo da terra, como fumaça de uma fornalha. (Gênesis 19:23-28)

Apesar das várias interferências de Abraão, quando a situação ficou muito difícil Deus enviou dois anjos para avisá-lo de que o pecado das duas cidades havia se multiplicado rapidamente, o que estava cada vez mais grave.

Neste dia os dois anjos desceram para a cidade e ficaram na casa de Ló, que foi cercada por alguns homens que viviam na cidade para terem relações sexuais com os dois hóspedes.

Ló, para defender os anjos, ofereceu as suas duas filhas virgens para saciar os desejos dos outros. Os anjos causaram cegueira nesses homens e retiraram o dono da casa e sua família da cidade, pedindo para que seguissem em frente, sem olhar pra trás e sempre em direção das montanhas.

O que aconteceu com a mulher de Ló?

Ló e sua família viviam em Sodoma, junto com seu tio Abraão, mas ficava perturbado com o povo de lá, já que era um homem bom, diferente das outras pessoas que viviam lá.

Antes de destruir as duas cidades Deus enviou dois anjos para alertarem Ló do que iria acontecer, como não se movimentaram rapidamente eles pegaram Ló, suas filhas e sua mulher pelas mãos e os conduziram para fora da cidade pedindo para que não olhassem para trás.

Ló e suas filhas obedeceram, saíram correndo e sem olhar para trás, mas sua mulher em um ato de desobediência olhou, o que a transformou em uma coluna de sal.

Então podemos tirar várias lições dessa história. Em relação as cidades podemos fazer um paralelo para pensarmos que mesmo quando alguém intervém por nós, temos a capacidade de continuar pecando ao ponto de desrespeitarmos

Deus e todas as suas leis morais, pois sabemos que elas existem e devemos segui-las, com ou sem avisos. E também, pensando na mulher do Ló, podemos ver que Deus está sempre nos salvando, mas precisamos entender e seguir o que ele nos diz, se nos disse para não olharmos para trás, não devemos olhar, ele já está nos salvando e a maneira de agradecermos é obedecendo.

Mais Vistos Nos Últimos Dias

Aprender a Bíblia? Veja Isso

Copyright© 2014-2018 | Projeto Gospel. Todos os direitos reservados

Quer Memorizar centenas de Versículos Bíblicos Com Facilidade?

Clique no Botão Laranja Abaixo e Cadastre Seu Email
para conhecer os detalhes desse Incrível método.