Início » Significados Bíblicos » O que é Devocional?

O que é Devocional?

Uma vez uma criança perguntou a um adulto o porquê precisavam ir ao culto todas as semanas se durante todos os anos em que as pessoas passam ouvindo as pregações certamente elas não lembravam nem de um quarto das palavras ditas?

O adulto olhou para a criança e com todo amor respondeu: “Meu filho, durante todos os anos da sua vida, você se lembra de tudo o que você comeu no almoço ou no jantar?”. A criança respondeu que não.

O adulto então disse: “Então, mesmo não lembrando tudo o que você já comeu, aqueles alimentos foram essenciais para a sua vida naquele momento e permitiram que você chegasse até aqui bem. Da mesma forma são as pregações, você pode não se lembrar delas, mas foram essenciais para aquele momento da sua vida e essenciais para você chegar até aqui”.

Assim como sem alimento diário uma pessoa chega a óbito, sem “se alimentar de Deus” uma pessoa pode chegar a óbito também. Primeiramente por sua morte espiritual e a falta de conexão com Deus faz que a vida de alguém se destrua gradualmente no pecado.

o-que-é-devocional

Significado de Devocional

Devocional vem de devoção que traz como significado “um apego sincero e fervoroso a Deus ou aos santos, momentos de práticas privadas exercidas regularmente”.

Para que serve os Devocionais Diários

O evangelho de Jesus segundo escreveu João declara: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (17.3). E como conhecer ao Pai sem ter tempo com Ele? É a mesma coisa de querer ser intimo de alguém sem dedicar tempo.

Obviamente que Ele, pelo Espírito Santo, está com a gente a cada segundo da nossa vida, contudo é necessário parar e ter um tempo diário com Ele a sós.

Dedicar um tempo a sós com Deus de oração e leitura da Palavra é o devocional. Devocional diário é uma resposta dizendo que Ele é a nossa prioridade.

Contudo, quem ganha ao parar para estar com Ele a sós? Somos nós. É neste tempo devocional que somos alimentados e recebemos o que precisamos para nos tornar íntimos d’Ele e viver até que nos encontremos com Ele definitivamente. É neste tempo devocional que somos refeitos e recarregados, pois ali podemos ser quem nós somos e receber d’Ele pela sua Palavra a orientação necessária. É neste tempo devocional, no secreto, que paramos tudo e falamos com quem pode nos ajudar e nos ama incondicionalmente.

Alguns preferem dedicar um tempo a sós de devocional logo no inicio da manhã e outros “funcionam” melhor à noite e por isso dedicam esse tempo no período noturno. Não importa quando, o importante é dedicar um tempo como esse na agenda diária, assim como é importante almoçar e jantar para o físico, o devocional é importante para a vida toda.

Devocionais em Grupo

Há devocionais em grupo também (tempo em grupo com Ele) onde um reparte a Palavra de Deus, outro conduz a oração, está tudo certo com isso e sempre ajudará.

A comunhão dos filhos com o Pai é sempre preciosa. O bom seria fazer devocionais em grupo com frequência, além dos cultos na igreja, e claro os devocionais individuais (tempo a sós com ele) diariamente.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana